O Café Expresso
Agora que você já sabe o que é café, sua classificação, tipos e harmonizações, chegou o momento de aprender sobre alguns aspectos técnicos da profissão de barista e um deles está na preparação do café de base: o expresso.
De acordo com a definição da Associação Brasileira das Indústrias de Café, o expresso é uma bebida exclusiva que deve ser apreciada no momento de sua extração. Além disso, ainda de acordo com a ABIC, o café expresso deve ser manuseado em condições controladas de pressão.
O expresso é uma bebida que tem como origem a Itália. O preparo dessa bebida exige apenas a água e os grãos torrados e moídos como ingredientes formando uma mistura com múltiplas fases. No final do processo de extração, uma camada de espuma deve ser formada na superfície na xícara.
Além disso, existem pontos específicos que devem ser destacados para a formulação de um bom café expresso, são eles: as notas aromáticas de chocolate, açúcar queimado e caramelo. A presença de um aroma floral e aspectos amadeirados também podem estar presentes no expresso. Esse café é o principal ponto que definirá se o profissional será um bom barista ou se ele terá habilidades medianas.
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Barista
Faça o Curso completo grátis!!