O funcionamento da Logística nas Empresas
Se antes o sistema logístico era visto como um gerador de custos, hoje as empresas encontram na logística o suporte necessário para o planejamento estratégico organizacional.
A logística tem um papel primordial nas empresas, tendo como função garantir que os insumos e produtos estejam disponíveis com o menor custo possível.
Consequentemente, é possível ter processos mais eficientes e otimizados, economizando tempo e recursos.
Nessa realidade, investir em melhorias na logística de uma empresa deixa de ser uma opção para se tornar uma prioridade, afinal, é cada vez mais necessário investir no aprimoramento dos processos, visando melhorar os serviços e, consequentemente aumentar a satisfação dos clientes.
A logística evoluiu tanto que pode ser comparada com a importância do marketing quando o assunto é suprir as necessidades dos consumidores.
Todo esse movimento é capaz de gerar um grande diferencial competitivo, que permite às empresas se tornarem mais produtivas e se destacarem cada vez mais de seus concorrentes.
Para que isso ocorra, o setor de logística precisa eliminar do processo todos os fatores que tornam o produto mais caro e desinteressante para o consumidor.
Sem dúvidas, essa concepção nova tem criado uma nova mentalidade nas empresas, que adotam novas estratégias.
Então, por exemplo, podemos evidenciar a construção de depósitos filiais em locais estratégicos para facilitar a distribuição dos produtos e evitar a demora na entrega dos produtos.
Outra estratégia logística em alta que tem mantido as empresas competitivas no mercado é o cross-docking.
O cross-docking tem o foco na mercadoria, ao invés do armazenamento dela.
Este artigo pertence ao Curso de Noções de Logística
Faça o Curso completo grátis!!