O Layout Logístico
No centro de distribuição o layout é um fator bastante importante, pois é ele quem define a organização física e estrutural do local.
No layout devem ser integrados os equipamentos, mão de obra, materiais, áreas de movimentação, áreas de estocagem, administração e demais itens que façam parte desse universo.
Nesse cenário, uma empresa que deseja ter um resultado logístico realmente bom, é necessário ter um layout harmônico e que respeite alguns princípios gerais.
Vejamos aqui quais são eles:
- Integração: Tudo deve estar interligado com a produção, sejam fatores diretos ou indiretos.
- Mínima distância: É necessário analisar todas as maneiras a melhor forma de conseguir reduzir ao mínimo as distâncias entre as operações. Assim, pode-se evitar esforços inúteis, confusões e mais custos.
- Obediência ao fluxo de operações: Toda a estrutura deve funcionar em fluxo contínuo e organizado. Ou seja, homens, equipamentos e materiais devem obedecer o fluxo.
- Satisfação e segurança: Trabalhar em um local saudável e seguro é requisito mínimo em um ambiente logístico.
- Flexibilidade: O layout pode sofrer mudanças de projetos a depender da necessidade dos produtos.
- Racionalização de espaço: É fundamental que todos os espaços sejam utilizados de maneira inteligente, preferencialmente de forma total.
Tipos principais de layout
1. Layout baseado no fluxo de produtos
Nesse modelo de layout, as prateleiras, paletes e demais materiais de apoio devem ser organizados em linha reta. Esse cuidado é necessário para que não haja congestionamento nos corredores.
Além disso, os produtos devem ser recebidos em uma ponta do Centro de Distribuição, armazenados no meio e despachados na outra ponta.
2. Layout baseado no giro de produtos
Nesse modelo, a estrutura é organizada de forma a manter os produtos que mais vendem perto de áreas estratégicas como a de separação.
Em contrapartida, os produtos de menor giro podem ser armazenados em um local mais distantes.
Para isso, os centros de distribuição contam com ferramentas como estruturas de armazenagem.
Com eles, é possível promover o uso racional do espaço e atender os mais diversos tipos de demandas.
Vejamos a seguir quais são essas estruturas de armazenagem mais utilizadas.
Este artigo pertence ao Curso de Noções de Logística
Faça o Curso completo grátis!!