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O papel do Pedagogo Hospitalar
Além de defender o direito fundamental de acesso à educação, o papel do Pedagogo Hospitalar é fundamental para garantir que a criança tenha uma experiência hospitalar positiva. Afinal, sabemos que esse pode ser um ambiente estressante para ela, cabendo ao profissional fazê-la sentir-se o mais confortável possível.
Essa estratégia é essencial para facilitar a transição da criança para o ambiente hospitalar, bem como sua interação com a equipe médica e o tratamento que está recebendo. Sendo assim, o objetivo é humanizar o processo por meio de jogos e atividades terapêuticas para melhorar a comunicação.
Para atribuir o sentido da aprendizagem, constroem-se laços afluentes e comprometidos entre aluno e professor. Isso leva à descoberta de soluções para problemas como o desencorajamento de continuar aprendendo.
Além disso, é importante ressaltar que a escola tradicional como conhecemos não é o único lugar onde a aprendizagem pode ocorrer. O hospital também pode ser um lugar onde muito conhecimento pode ser criado, incluindo a compreensão e o envolvimento com os mundos da leitura e da escrita.
Acompanhamento do desempenho acadêmico
Segundo estudiosos da área, como Fontes (2008), existem duas maneiras pelas quais as crianças hospitalizadas podem se beneficiar da pedagogia hospitalar. O primeiro utiliza a linguagem como meio de comunicação e distração, enquanto o segundo se concentra em conhecer esse ambiente muitas vezes tenso.
Isso ajuda a desmistificá-lo e introduzir outros termos e métodos de cuidado, possibilitando que a criança deixe de lado seus medos e resistências para construir uma confiança com a equipe multiprofissional e o cenário onde está ocorrendo seu tratamento.
Por isso, não importa o local de trabalho, seja escola ou hospital, o papel do educador é apoiar o aprendizado dos alunos. Devido à falta de um local típico que sirva como espaço instrucional em um ambiente hospitalar, o profissional acaba despendendo mais tempo para facilitar a transferência de conhecimento e o acompanhamento do desempenho do estudante.
Dessa forma, o pedagogo nessa área deve trabalhar para identificar as necessidades educacionais do paciente e desenvolver estratégias adequadas à situação em questão, adequando a instrução do paciente.
Desenvolvimento de vínculos emocionais
Quando falamos sobre o caso dos alunos que precisam ficar no hospital por algum período de tempo, principalmente durante o ensino fundamental, é possível dizer que o desenvolvimento físico e mental pode acabar ficando comprometido pelos sentimentos de aprisionamento.
Além deles ficarem reclusos a um ambiente só, a falta do mecanismo tradicional de convivência e desenvolvimento escolar pode ajudar a criarem padrões de dependência, assim como aumentar o sentimento de que sua privacidade está sendo invadida. Esse processo pode também gerar a sensação de perda de privacidade e da autoridade para decidir o que pertence ao seu corpo e aos seus desejos.
Nesse sentido, é importante ressaltar a necessidade de se gerenciar com cuidado o processo de hospitalização, pois, se mal feito, pode resultar em problemas físicos e emocionais que dificultam o tratamento e a recuperação. Outros fatores, como a distância de casa, amigos e familiares, bem como aqueles que afetam fisicamente a criança, contribuem para o sentimento de abandono.
Por isso, ser capaz de lidar com o lado emocional de qualquer paciente ao trabalhar em hospitais é crucial. E essa importância aumenta quando se trata de crianças. Para ajudá-los a lidar com todo o processo, que pode ser bastante traumático, é necessário estabelecer um relacionamento com eles mais aproximado.
Como tal, é papel do educador trabalhar os aspectos emocionais e cognitivos do desenvolvimento infantil, será possível criar um ambiente que estimule as crianças a aprender. Além disso, o vínculo criado pode ser fundamental para que o estudante não se sinta tão sozinho, o que pode facilitar a realização das atividades propostas pelo profissional, melhorando seu desempenho acadêmico e até mesmo sua autoestima.
Este artigo pertence ao Curso Pedagogia Hospitalar
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesCurso muito útil para os pedagogos, pois nos orienta como agir nessa situação, colaborando para um desenvolvimento pleno do aluno.
A importância da educação Básica para o aprendizado na unidade hospital.
Curso muito útil para os pedagogos, pois nos orienta como agir nessa situação, colaborando para um desenvolvimento pleno do aluno.