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O PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO
Nenhum negócio sobrevive sem clientes, não é verdade? São os consumidores do seu produto ou serviço que sustentarão a organização, portanto, sua prospecção é de fundamental importância para a sobrevivência da empresa. Porém, mais importante que apenas angariar clientes é mantê-los.
Afinal, do que adianta chamar tanto a atenção de um mercado consumidor se, depois, ele vai embora e nunca mais retorna? Por isso, é fundamental prestar atenção no ponto chave relacionado ao cliente: a qualidade de atendimento. Neste módulo, analisaremos o conceito de atendimento ao cliente e as habilidades necessárias para essa tarefa.
O que é atendimento ao cliente?
O significado literal de atendimento, esse que encontramos no dicionário, conceitua a palavra como “o ato ou efeito de atender”. Destrinchando essa denominação, temos que atender é dar ou prestar atenção, cuidar, tomar em consideração, escutar, responder e sentenciar.
Para associar ao assunto em questão, o atendimento ao cliente, precisamos também analisar o conceito da palavra “cliente”. Esse é o indivíduo que confia os seus interesses a alguém, ou seja, o consumidor dos produtos e serviços prestados por uma organização. Então, o que seria o atendimento ao cliente?
Mesmo que, à primeira vista, pareça uma resposta simples, conceituar o atendimento ao cliente é um pouco mais complexo. De cara, podemos dizer o atendimento ao cliente é o ato de estar atento, cuidar, escutar aquilo que o seu consumidor deseja ou precisa. É trabalhar para que ele(a) esteja satisfeito com o produto ou serviço disponibilizado.
Prestar atenção aos conceitos atribuídos à palavra atender é de suma importância, a partir do momento em que todos estão diretamente ligados ao relacionamento que o cliente vai ter com sua empresa. Trataremos com maior detalhes ao longo deste curso, mas já damos algumas orientações, um pequeno guia, para um bom atendimento ao cliente:
preste atenção ao cliente, fazendo com que ele sinta que a empresa e o atendente se importam com ele
conheça o seu cliente, angariando o maior número de informações possíveis sobre ele
atente-se à premissa de que “o cliente tem sempre razão”, passando a impressão de que ele sinta que está certo, independente da situação
saiba o momento certo de agir, evitando constrangimento e ansiedade no cliente
Este artigo pertence ao Curso Atendimento ao Cliente
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesAmei o curso, matéria super compreensiva e clara, adorei
Ótimo
Gostei muito desse curso
Gostei muito do curso
Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.
Achei tudo muito bom
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Curso muito bom
Ótimo
Gostaria de me aprimorar para atender minha clientela cada vez melhor
Gostei muito desse curso
Ótimo curso
Gostei muito do curso
Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .
Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.