Área do Aluno


ou



O que é o Layout da Planta na Gestão da Produção?

Gestão de produção de layout da planta. Definição? O layout da planta refere-se ao arranjo de instalações físicas como máquinas, equipamentos, móveis etc. dentro do edifício da fábrica, de modo a alcançar a quantidade e a qualidade de produção corretas ao menor custo possível de fabricação.

Em uma configuração industrial, em algum momento, as máquinas e equipamentos são dispostos em uma linha, dependendo da sequência de operações necessárias para o produto. As matérias-primas e materiais semi acabados passam de uma estação de trabalho para outra sequencialmente sem qualquer retrocesso ou desvio.

Sob isso, as máquinas são agrupadas em uma sequência. Portanto, os materiais são alimentados na primeira máquina e os bens acabados viajam automaticamente de máquina em máquina, a saída de uma máquina se tornando entrada da próxima, por exemplo, em uma fábrica de papel, bambus são alimentados na máquina em uma extremidade e o papel sai na outra extremidade.

A matéria-prima se move muito rapidamente de uma estação de trabalho para outras estações com um trabalho mínimo em andamento de armazenamento e manuseio de materiais. O agrupamento de máquinas é feito seguindo princípios gerais.

    • Todas as máquinas-ferramentas ou outros itens de equipamentos devem ser colocados no ponto exigido pela sequência das operações
    • Não deve haver pontos onde uma linha cruzou outra linha.
    • Os materiais podem ser alimentados onde são necessários para a montagem, mas não necessariamente em um ponto.
    • Todas as operações, incluindo montagem, embalagem de teste deve ser incluídas na linha
    Geralmente, uma combinação do layout do produto e do processo ou outra combinação são encontradas, na prática, por exemplo, para indústrias que envolvem a fabricação de peças e montagem, a fabricação tende a empregar o layout do processo, enquanto as áreas de montagem geralmente empregam o layout do produto.

    No sabão, fábrica de fabricação, o sabão de fabricação de máquinas é disposto no princípio da linha do produto, mas serviços auxiliares como aquecimento, fabricação de glicerina, usina, estação de tratamento de água etc. são organizados de forma funcional.

    Da mesma forma, pergunta-se, o que significa o layout da planta?

    O layout da planta é o arranjo físico mais eficaz, existente ou em planos de instalações industriais, ou seja, arranjo de máquinas, equipamentos de processamento e departamentos de serviços para alcançar maior coordenação e eficiência de 4 M's (Homens, Materiais, Máquinas e Métodos) em uma planta.

    Considerando isso, quais são os 4 tipos básicos de layout?

    Existem quatro tipos básicos de layout: processo, produto, híbrido e posição fixa. Nesta seção, analisamos as características básicas de cada um desses tipos. Em seguida, examinamos os detalhes de projetar alguns dos principais tipos. Layouts que agrupam recursos com base em processos ou funções semelhantes.

    Alguns dos principais fatores que afetam o layout da planta são: 

    • Políticas de gestão 
    • Localização da planta 
    • Natureza do produto 
    • Volume de produção 
    • Disponibilidade do espaço do piso 
    • Natureza do processo de fabricação e 
    • Reparos e manutenção de equipamentos e máquinas.


    Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Produção

    Faça o Curso completo grátis!!
    Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados