Recrutamento
O recrutamento consiste em um processo de atração de candidatos para o preenchimento de uma ou mais vagas disponíveis na empresa. Dessa forma, sempre que houver a necessidade de um novo funcionário em um determinado cargo, os recrutadores convocam o público ou colaboradores da própria empresa para apurar os perfis. Entretanto, nem todas as pessoas são selecionadas.
O processo de recrutamento é a primeira interação entre o candidato e a empresa, e nesse momento, o recrutador está em busca de perfis que tenham as condições para ingressar na empresa. Vale salientar que, para ter uma seleção eficiente, é importante que, no momento do recrutamento, a empresa conte com um número suficiente de candidatos, para ter uma maior variedade de escolha.
Atualmente, com a informatização dos processos, recrutar se tornou uma tarefa mais fácil, tendo em vista que a veiculação das vagas na internet consegue um alcance geográfico significativamente maior. Sabendo de tamanha abrangência, é necessário se ater ao planejamento, para que o recrutamento não se torne uma “bola de neve” de candidatos totalmente fora do perfil esperado. Por isso, o recrutamento conta com algumas fases, para direcionar melhor a equipe responsável por esse processo.
Fases do recrutamento
- Pesquisa Interna
Antes de entrar em contato com os candidatos, os Recursos Humanos precisam realizar um levantamento interno sobre quais são as necessidades dos recursos humanos. Isso porque o recrutamento também tem os seus gastos, seja em dinheiro, pessoal ou disponibilidade de tempo.
Esse planejamento precisa ser feito em diversos níveis, seja a curto, médio ou a longo prazo. Imagine tentar realizar um recrutamento em um momento completamente conturbado no setor? Essa atividade poderia ser feita às pressas, sem planejamento.
Como consequência, a seleção pode não apresentar um resultado tão satisfatório. Por isso, a equipe interna dos Recursos Humanos precisa organizar a agenda interna, para se dedicar ao processo seletivo como um todo. Assim, o setor consegue fazer uma determinação prévia dos recursos necessários para realizar essa atividade.
- Pesquisa Externa
Após organizar os recursos necessários para iniciar um recrutamento, o próximo passo é realizar uma pesquisa externa. Como citamos anteriormente, atualmente, o mercado apresenta um vasto mar de candidatos, devido a divulgação na internet.
Diversos sites que são referência de recrutamento, como a Catho, InfoJobs, Vagas.com e Empregos.com, permitem que as empresas anunciem suas vagas e o país inteiro consegue ter acesso a essa informação. Diante dessa realidade, é necessário que o recrutador realize uma segmentação desses candidatos, para focar em alvos específicos, de acordo com as características que se encaixam no perfil da vaga.
- Técnicas de Recrutamento
Sem dúvidas, realizar um recrutamento exige o uso de técnicas. Essas metodologias permitem um maior norteamento para o recrutador. Vale salientar que a escolha das técnicas constitui a última fase do processo de recrutamento, e será baseado em dois fatores: os candidatos e perfil da vaga.
Este artigo pertence ao Curso de Recrutamento e Seleção
Faça o Curso completo grátis!!