Oito regras básicas para alavancar a excelência no tratamento ao cliente
O atendimento ao cliente envolve todas as atividades de uma empresa, não apenas lidar com reclamações, organizar devoluções ou trocas ou sorrir para os clientes.
Isso significa sair e encontrá-los, fazer todo o possível para agradá-los e tomar decisões que funcionem a seu favor.
No clima econômico atual, oferecer um atendimento excepcional ao cliente pode ser a chave para o sucesso de uma empresa.
Por esse motivo, separamos oito dicas básicas. Confira a seguir!
- O tratamento deve ser de cima para baixo: o envolvimento no topo da empresa com os clientes é fundamental.
- Todos precisam estar envolvidos: oferecer o melhor atendimento ao cliente não é responsabilidade de um departamento específico da empresa. As práticas de recrutamento, treinamento e reciclagem devem apoiar as metas centradas no cliente.
- Autorização.
- Rapidez de atendimento: A filtragem dos serviços deve antecipar a prioridade do problema. Quaisquer reclamações graves devem ser respondidas em até 24 horas.
- Ouvir sempre os clientes: pesquisas regulares ajudam a ajustar e orientar os ajustes necessários.
- Trabalho colaborativo: Um relacionamento com um cliente não termina com uma simples venda. Você deve estar pronto para ajudá-lo a usar seu produto ou serviço da melhor maneira possível.
- Mudar os critérios de avaliação: a satisfação do cliente deve ser tão importante na análise de desempenho e remuneração dos funcionários quanto ganhar participação de mercado ou aumentar a receita. Cada cliente deve ser tratado como único.
- Investimento em treinamento: A orientação para a satisfação do cliente exige uma profunda mudança cultural na empresa. Isso requer treinamento extensivo em conceitos de qualidade total e habilidades interpessoais.
Este artigo pertence ao Curso de Telefonista
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