Organização da Farmácia
A farmácia é um estabelecimento que exige um grande esforço para manter todos os produtos em ordem, tendo em vista que esses locais trabalham com diversos medicamentos das mais diversas empresas farmacêuticas.
Além disso, a organização, condições ambientais e de armazenamento são regulamentados pela Anvisa, por meio da RDC nº 44 de 2009.
Sabendo que existe um órgão que fiscaliza constantemente esses locais, é de suma importância que balconistas e farmacêuticos mantenham as farmácias no padrão, a fim de evitar multas e a depender da situação, interdição do local.
Vamos entender os pontos básicos que devem ser cumpridos por todo estabelecimento do tipo farmácia?
Infraestrutura física
- De acordo com a RDC nº 44/09 Anvisa:
- As farmácias devem ser adaptadas para atender os serviços oferecidos por ela;
- Além da dispensação, deve haver ambientes para recebimento e armazenamento dos medicamentos;
- É necessário ter um depósito de material de limpeza;
- Presença de um setor especial para atividades administrativas;
- As superfícies internas do piso, paredes e teto devem ser lisas, impermeáveis e laváveis, resistindo aos agentes sanitizantes comumente empregados;
- Os espaços devem estar livres da presença de insetos e roedores;
- Os sanitários precisam ter pia com água corrente e toalha de uso individual e descartável, sabonete líquido, lixeira com pedal e tampa;
- Deve haver local para armazenar objetos pessoais dos funcionários na unidade administrativa.
Recebimento dos produtos
De acordo com a RDC nº 44/09 Anvisa:
- O recebimento dos produtos deve ser realizado em área específica e por pessoa treinada e em conformidade com Procedimento Operacional Padrão (POP);
- O nome, o número do lote e o fabricante dos produtos adquiridos devem estar discriminados na nota fiscal de compra e serem conferidos no momento do recebimento;
- Somente produtos que atendam aos critérios definidos para a aquisição e que tenham sido transportados de acordo com as especificações do fabricante podem ser recebidos;
- No recebimento deve ser observado a conservação do produto, a legibilidade do número de lote e do prazo de validade e a presença de mecanismo de conferência da autenticidade e origem do produto.
Condições de armazenamento
De acordo com a RDC nº 44/09 Anvisa:
- O armazenamento deve considerar as especificações do fabricante e deve garantir a manutenção da identidade, integridade, qualidade, segurança, eficácia e rastreabilidade dos produtos.
- O ambiente destinado ao armazenamento deve ser mantido limpo, protegido da ação direta da luz solar, umidade e calor, de modo a preservar a identidade e integridade química, física e microbiológica dos produtos farmacêuticos, garantindo a qualidade e segurança dos mesmos.
- Para aqueles produtos que exigem refrigeração, devem ser obedecidas as especificações contidas na embalagem.
- Os produtos podem ser armazenados em armários ou prateleiras, desde que afastados do piso, parede e teto.
- Os medicamentos controlados precisam estar trancados em um armário com chave que deve ficar sob responsabilidade do farmacêutico.
Recursos Humanos
De acordo com a RDC nº 44/09 Anvisa:
- Todos os funcionários devem estar identificados com crachá;
- Deve haver um uniforme identificação visual para distinguir os funcionários da farmácia do público em geral;
- O uniforme ou a identificação usada pelo farmacêutico deve distingui-lo dos demais funcionários de modo a facilitar sua identificação pelo público;
- Como cada colaborador precisa se apresentar com uniformes limpos e em boas condições de uso, a empresa deve fornecer um número suficiente de uniformes, uma vez que eles devem ser usados por no máximo um dia. A cada seis meses, a empresa deve fornecer novos uniformes.
Este artigo pertence ao Curso de Atendente de Farmácia
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