Curso gratuito de Reflexologia Podal - com opção de certificado válido!

Conforme explicamos anteriormente, a reflexologia é uma forma de terapia que envolve a aplicação de pressão nas mãos e pés para produzir mudanças na dor e outros benefícios em outros lugares do corpo.

A arte da massagem reflexologia dos pés é uma prática antiga que remonta ao Egito e à China há mais de 5.000 anos.

Sim, isso mesmo, há séculos, as pessoas usam massagem nos pés e a teoria das conexões energéticas entre o corpo e os pés para tratar várias condições e ajudar a manter a saúde. Vários textos sugerem que as origens dos tratamentos do tipo reflexologia vieram do Egito, incas no Peru e nativos americanos.

Acredita-se que um pictograma na tumba egípcia de Ankhmahor seja uma das primeiras gravações dos pontos de reflexologia do pé.

Outros creditam a prática da Medicina Tradicional Chinesa de trabalhar com meridianos (linhas de energia) como origem para a reflexologia. Como praticado em países asiáticos, como Tailândia, Vietnã, Índia e China, a massagem nos pés integra linhas de energia, pontos de reflexo e a mensagem geral dos pés e pernas inferiores.

Embora a arte da reflexologia remonte ao Egito Antigo, Índia e China, nos países ocidentais, as origens da reflexologia moderna são geralmente creditadas ao Dr. William Fitzgerald, que trouxe o conceito de zonoterapia para os Estados Unidos no início dos anos 1900.

Ele acreditava que áreas de reflexo nos pés e mãos estavam ligadas a outras áreas e órgãos do corpo dentro da mesma zona.

Na década de 1930, Eunice Ingham desenvolveu ainda mais essa terapia em zonas no que é conhecido como reflexologia. A opinião dela era que o congestionamento ou a tensão em qualquer parte do pé é espelhado na parte correspondente do corpo.

Eunice Ingham é conhecida como a "avó da reflexologia". Ela desenvolveu uma teoria de zona expandida e criou um mapa detalhado de pontos de reflexo nos pés. A Técnica ingham é uma das mais comumente utilizadas no mundo ocidental e muitos outros métodos de ensino usam as publicações e teorias de Ingham como base para suas próprias técnicas de reflexologia.

Ela sugere que existem quatro teorias aplicáveis à forma como a reflexologia afeta o corpo:

• Meridianos – Os canais pelos canais pelos seus fluxos de energia vão para os pés e podem ser "desbloqueados" usando reflexologia.
  • Estrutural – O alinhamento esquelético dos pés afeta o resto do corpo, podendo ser corrigido por meio de massagem nos pés e reflexologia.
  • Zonas – O corpo pode ser mapeado nos pés usando zonas, e quebrar "cristais" nas zonas pode restaurar o fluxo de energia.
  • Proprioceptor – Terminações nervosas nos pés enviam sinais para o cérebro que, em seguida, envia um sinal para o órgão ou área afetada do corpo.

Algumas teorias nas quais a reflexologia moderna se sustenta:

• A reflexologia funciona no sistema nervoso central: Essa teoria é baseada em pesquisas que explicam a relação neurológica entre órgãos internos e a pele, e que todo o sistema nervoso se ajusta quando estimulado. Quando a pressão é feita para as orelhas, mãos e pés, uma mensagem calmante é enviada para o sistema nervoso central. Como resultado, o relaxamento geral ajuda os órgãos a funcionar em seu melhor momento.
  • A teoria neuromatrix da dor: Esta teoria sugere que a dor é simplesmente subjetiva. Em outras palavras, o cérebro responde à experiência sensorial da dor, mas também pode funcionar em resposta a fatores cognitivos ou emocionais. Como resultado, a reflexologia pode diminuir a dor melhorando o humor e reduzindo o estresse.
  • Teoria da energia vital: Quando o estresse não é abordado, há congestionamento de energia, e ineficiências no corpo levarão a doenças. A reflexologia permitirá que a energia flua livremente.

Este artigo pertence ao Curso de Reflexologia Podal