Outras teorias

Em estudos realizados na década de 1890, cientistas britânicos constataram que determinados nervos se conectam à pele e órgãos internos. Ainda, foi descoberto que todo o sistema nervoso do corpo tende a se ajustar a fatores externos, o toque incluso.

Isso deu base científica para a crença oriental, ratificando que o toque de um reflexologista pode sim ajudar a acalmar o sistema nervoso central, promovendo relaxamento e outros benefícios.

Embora haja semelhanças nas teorias, elas diferem em alguns pontos. Alguns estudiosos acreditam que a reflexologia pode reduzir a dor através do toque calmante, o que pode ajudar a melhorar o humor de alguém e reduzir o estresse.

Já outros acreditam que o cérebro cria dor como uma experiência subjetiva e que às vezes reage à dor física, em outros casos, podendo sentir dor em resposta ao sofrimento emocional ou mental.

Qual é a principal teoria por trás da reflexologia hoje?

A teoria da reflexologia é que todos os sistemas e órgãos de todo o corpo são espelhados ou refletidos em áreas periféricas menores, como os pés, mãos, ouvidos e rosto.

Na década de 1920, estudos investigativos sobre esse conceito permitiram que o primeiro mapa de pé da reflexologia ocidental fosse produzido. Desde então, as outras áreas anatômicas foram mapeadas permitindo que este modelo seja aplicado nas mãos, orelhas e rosto.

O reflexologista simplesmente trabalha essas áreas refletidas com o objetivo de trazer essas áreas de volta ao equilíbrio e, portanto, ajudar o corpo a trabalhar o melhor que puder.

Aplicar pressão em certas áreas de reflexo pode aliviar os sintomas em outras partes do corpo.

Tocar um nervo no dedão do pé, por exemplo, pode reduzir a tensão na cabeça e aliviar a dor de cabeça.

Aplicar pressão no calcanhar pode ajudar na digestão.

A reflexologia tem sido usada até mesmo para ajudar no tratamento de doenças graves como câncer, diabetes e doenças cardíacas.

Pesquisas mostraram que a reflexologia tem quatro efeitos primários:

● Pode impactar órgãos específicos, como o aumento do fluxo sanguíneo para os rins.

● Pode trazer uma amenização de sintomas específicos ajudando os órgãos a funcionar corretamente.

● Pode criar um efeito de relaxamento e reduzir a ansiedade.

● Pode aliviar a dor em todo o corpo.

Embora existam poucos estudos científicos disponíveis especificamente sobre como a reflexologia funciona, existem estudos científicos que apoiam os potenciais efeitos positivos que podem ser alcançados pelo toque, os quais abordaremos adiante nesta apostila.

Este artigo pertence ao Curso de Reflexologia Podal