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5.0

15 Avaliações
JACILEIDE BATISTA DA SILVA
★★★★★
JACILEIDE BATISTA DA SILVA

Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.

Yngridi Lobato Liberato
★★★★★
Yngridi Lobato Liberato

Achei tudo muito bom

Adriano Aquino dos Santos
★★★★★
Adriano Aquino dos Santos

Curso muito bom

Beatriz Higino da Silva Nunes
★★★★★
Beatriz Higino da Silva Nunes

Ótimo

Erondina Maria silveira
★★★★★
Erondina Maria silveira

Excelente curso

Andressa
★★★★★
Andressa

Ótimo curso

Albertina Malebo Caginga
★★★★★
Albertina Malebo Caginga

Amei o curso, matéria super compreensiva e clara, adorei

Antônia Cavalcante Batista
★★★★★
Antônia Cavalcante Batista

Gostei muito do curso

Rosilene da Silva Santana
★★★★★
Rosilene da Silva Santana

Será um prazer fazer parte da plataforma

Evely de oliveira fidencio
★★★★★
Evely de oliveira fidencio

Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .

PEQUENO MANUAL DE MANEIRAS E ETIQUETAS


Uma das principais dificuldades no atendimento telefônico é a falta do contato físico, ou seja, quem está do outro lado não o vê. A opinião que o cliente formula a seu respeito tem como base itens como sua articulação, tom de voz e a velocidade com que fala. Logo, todo cuidado é pouco no momento de falar com o consumidor pelo telefone.


Através da voz, o cliente consegue detectar emoções positivas ou negativas, como (des)interesse, (in)segurança, alerta ou cansaço, agressividade ou calma, tristeza ou alegria, embaraço ou descontração, entusiasmo ou tédio. Assim, o ideal é manter a voz nítida, calma, modular e clara, sem falar depressa ou “engolir” parte das palavras.


Uma dica para conseguir um bom tom de voz é sorrir, ato que relaxa as cordas vocais, contribuindo para entonação vocal amigável e serena. Outro ponto positivo é controlar a respiração, o que ajuda a manter a calma, falar de forma mais pausada, além de mostrar autocontrole.


Apesar da falta de contato físico, a postura interfere no seu tom de voz, sabia? Por isso, mantenha ombros e ventre descontraídos, fazendo fluir o ar que sai e entra nos seus pulmões. Inspire pelo nariz e expire pela boca, além de poupar seu fôlego para evitar respirar com muita frequência.


Você não está em frente ao seu cliente, por isso, a comunicação acaba sendo influenciada por ruídos, elementos que podem atrapalhar na compreensão da mensagem. Preocupe-se com o ritmo de seu discurso, evitando falar muito rápido para não comprometer a percepção da informação.


Por outro lado, falar muito devagar pode ser tedioso e passar a imagem da falta de entusiasmo. As informações mais relevantes podem ser destacadas com leve alteração no ritmo ou tom de voz, limitando a distração do interlocutor. Cuide para manter a linguagem profissional, adotando vocabulário mais cuidado e formal (porém, sempre compreensível).


Algumas regrinhas básicas de etiqueta podem ser adotadas no atendimento telefônico, a saber:


  • tratar o cliente pelo nome, de preferência, usando as designações “senhor, senhora, doutor, doutora”, entre outras;

  • não “esqueça” o seu cliente na linha, mesmo quando for necessário que ele espere para obter alguma informação;

  • se, durante um contato telefônico, outro cliente ligar, seja educado na nova chamada, informando estar em atendimento, mas que irá retornar o mais rápido possível. Jamais converse com dois clientes ao mesmo tempo;

  • mesmo que o cliente seja conhecido, evite expressões íntimas;

  • não coma, tome alguma coisa ou mastigue chicletes, balas ou pastilhas enquanto estiver na linha

  • tente atender o telefone antes do terceiro toque;

  • sempre identifique-se ao fazer ou receber uma chamada;

  • termine uma chamada de forma cortês, agradecendo o cliente pela ligação, mesmo diante de uma reclamação;

  • não desligue o telefone antes do cliente e sempre o faça de forma delicada.

Este artigo pertence ao Curso Atendimento ao Cliente

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
COMENTÁRIOS

5.0

12.743 Avaliações
JACILEIDE BATISTA DA SILVA
★★★★★
JACILEIDE BATISTA DA SILVA

Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.

Yngridi Lobato Liberato
★★★★★
Yngridi Lobato Liberato

Achei tudo muito bom

Adriano Aquino dos Santos
★★★★★
Adriano Aquino dos Santos

Curso muito bom

Beatriz Higino da Silva Nunes
★★★★★
Beatriz Higino da Silva Nunes

Ótimo

Erondina Maria silveira
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Erondina Maria silveira

Excelente curso

Andressa
★★★★★
Andressa

Ótimo curso

Albertina Malebo Caginga
★★★★★
Albertina Malebo Caginga

Amei o curso, matéria super compreensiva e clara, adorei

Antônia Cavalcante Batista
★★★★★
Antônia Cavalcante Batista

Gostei muito do curso

Rosilene da Silva Santana
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Rosilene da Silva Santana

Será um prazer fazer parte da plataforma

Evely de oliveira fidencio
★★★★★
Evely de oliveira fidencio

Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .

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