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PEQUENO MANUAL DE MANEIRAS E ETIQUETAS
Uma das principais dificuldades no atendimento telefônico é a falta do contato físico, ou seja, quem está do outro lado não o vê. A opinião que o cliente formula a seu respeito tem como base itens como sua articulação, tom de voz e a velocidade com que fala. Logo, todo cuidado é pouco no momento de falar com o consumidor pelo telefone.
Através da voz, o cliente consegue detectar emoções positivas ou negativas, como (des)interesse, (in)segurança, alerta ou cansaço, agressividade ou calma, tristeza ou alegria, embaraço ou descontração, entusiasmo ou tédio. Assim, o ideal é manter a voz nítida, calma, modular e clara, sem falar depressa ou “engolir” parte das palavras.
Uma dica para conseguir um bom tom de voz é sorrir, ato que relaxa as cordas vocais, contribuindo para entonação vocal amigável e serena. Outro ponto positivo é controlar a respiração, o que ajuda a manter a calma, falar de forma mais pausada, além de mostrar autocontrole.
Apesar da falta de contato físico, a postura interfere no seu tom de voz, sabia? Por isso, mantenha ombros e ventre descontraídos, fazendo fluir o ar que sai e entra nos seus pulmões. Inspire pelo nariz e expire pela boca, além de poupar seu fôlego para evitar respirar com muita frequência.
Você não está em frente ao seu cliente, por isso, a comunicação acaba sendo influenciada por ruídos, elementos que podem atrapalhar na compreensão da mensagem. Preocupe-se com o ritmo de seu discurso, evitando falar muito rápido para não comprometer a percepção da informação.
Por outro lado, falar muito devagar pode ser tedioso e passar a imagem da falta de entusiasmo. As informações mais relevantes podem ser destacadas com leve alteração no ritmo ou tom de voz, limitando a distração do interlocutor. Cuide para manter a linguagem profissional, adotando vocabulário mais cuidado e formal (porém, sempre compreensível).
Algumas regrinhas básicas de etiqueta podem ser adotadas no atendimento telefônico, a saber:
tratar o cliente pelo nome, de preferência, usando as designações “senhor, senhora, doutor, doutora”, entre outras;
não “esqueça” o seu cliente na linha, mesmo quando for necessário que ele espere para obter alguma informação;
se, durante um contato telefônico, outro cliente ligar, seja educado na nova chamada, informando estar em atendimento, mas que irá retornar o mais rápido possível. Jamais converse com dois clientes ao mesmo tempo;
mesmo que o cliente seja conhecido, evite expressões íntimas;
não coma, tome alguma coisa ou mastigue chicletes, balas ou pastilhas enquanto estiver na linha
tente atender o telefone antes do terceiro toque;
sempre identifique-se ao fazer ou receber uma chamada;
termine uma chamada de forma cortês, agradecendo o cliente pela ligação, mesmo diante de uma reclamação;
não desligue o telefone antes do cliente e sempre o faça de forma delicada.
Este artigo pertence ao Curso Atendimento ao Cliente
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesAchei tudo muito bom
Ótimo
Ótimo curso
Gostei muito do curso
Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .
Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.
Achei tudo muito bom
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Ótimo
Excelente curso
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Amei o curso, matéria super compreensiva e clara, adorei
Gostei muito do curso
Será um prazer fazer parte da plataforma
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