Personal Stylist

A algum tempo atrás, um personal stylist era um profissional reservado apenas para as celebridades. Porém, com as redes sociais cada vez mais presentes na vida das pessoas, e o crescimento dos chamados “influenciadores”, se popularizou a necessidade desse profissional no mercado, assim como aumentou sua demanda.

Antes de mais nada, é importante apresentar a diferença de um personal stylist para um consultor de moda.

O consultor de moda é um profissional mais abrangente, que considera todos os aspectos relacionados à projeção da imagem de seu cliente para o mundo, indo além do visual. Como explicamos durante nosso curso, o consultor é responsável por auxiliar um cliente desde a definição de seu estilo pessoal, passando pela análise de cores, subtons de pele, formato do corpo e sua relação com as roupas e acessórios.

Já o personal stylist, cuida apenas do visual (o que não é pouca coisa), auxiliando na tomada de decisões de um cliente na hora de se vestir.

É de extrema importância trazer esse tópico para nosso curso, visto que muitas vezes o consultor de moda pode receber uma proposta de ser um personal stylist! Sendo assim, o consultor é um profissional totalmente capacitado a exercer esse papel.

Nesse sentido, vamos aprofundar um pouco mais nas funções exercidas por um personal stylist. Ele é responsável por descobrir e entender a imagem e a necessidade que seu cliente busca.

Com isso, através do conhecimento sobre peças, tecidos e cores, é possível avaliar os elementos do vestuário daquela pessoa, e propor combinações e looks direcionados para cada situação, além de também alertar sobre as possíveis combinações desastrosas que dali podem surgir.

Indo mais além, o personal também deve ter atenção aos elementos imprescindíveis que compõem um visual, como a maquiagem, o cabelo e os acessórios. Além de estar sempre se atualizando sobre as tendências da moda.

Os locais em que um personal stylist pode atuar não se limita a apenas um atendimento individual de um cliente, podendo fazer parte da equipe de lojas e indústrias de roupas, como uma espécie de assessor de estilo. Além disso, cada vez mais buscam um personal para trabalhar na equipe de séries, ensaios, novelas, filmes, auxiliando na produção e desenvolvimento de um figurino.

Portanto, o personal stylist é uma outra forma de atuar com a moda, obtendo bons frutos do mercado e oferecendo um serviço de qualidade.

Imagem Interna

Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda ll