A pesquisa de mercado é o processo de coleta de informações sobre o seu mercado-alvo para determinar a chave para o sucesso do seu negócio entre esse público. Envolve entender o comportamento dos consumidores, como saber onde e como estão comprando, quais fatores influenciam suas escolhas e por que eles compram ou não seus produtos e serviços. Esses dados permitirão que você melhor sirva ao seu público específico.
Através de pesquisas de mercado, você também poderá aprender sobre o seu setor, como detectar as principais tendências, examinar o tamanho do mercado e conhecer sua concorrência.
Ao final deste processo de pesquisa, você poderá tirar conclusões sobre o seu mercado e ficar super claro sobre o valor do seu negócio.
Pesquisa de mercado primária vs. secundária
Existem dois tipos principais de pesquisa em que todos os diferentes métodos se enquadram. Entender um pouco sobre eles permitirá que você decida qual, senão partes de ambos, melhor se adequa às suas necessidades de pesquisa de mercado.
Pesquisa primária
Em termos simples, a pesquisa primária é o estudo direto dos clientes. É a informação em primeira mão no seu mercado. Os métodos de pesquisa incluem coisas como grupos focais, entrevistas e pesquisas.
Essa estratégia é útil principalmente para estabelecer suas personas e definir seu mercado-alvo.
Ao realizar esse tipo de pesquisa de mercado, você pode fazer conversas exploratórias abertas ou vir preparado com perguntas específicas que deseja discutir. Você pode decidir qual abordagem melhor lhe convém com base em suas necessidades.
Pesquisa secundária
A pesquisa secundária é composta principalmente por informações que fontes externas reuniram, mas não se limita apenas a isso. Ele inclui todos os dados e registros disponíveis, como relatórios de tendências, estatísticas de mercado e conteúdo relacionado ao setor.
Como fazer pesquisa de mercado
Seguir esses cinco passos sobre como fazer pesquisa de mercado permitirá que seu negócio cresça a novos patamares, podendo alcançar seus clientes de forma mais estratégica:
Defina suas personas e o mercado-alvo
A primeira coisa que você deve se perguntar é "quem são meus clientes?" Se você não puder responder a esta pergunta, você não pode nem começar a interpretar seus comportamentos.
É aqui que as personalidades dos compradores entram em jogo. Definir o seu próprio começa com a criação de uma representação fictícia de seus clientes ideais. Respondam a perguntas como: "Quantos anos eles têm? 'Onde eles estão localizados?' "Que tipos de empregos e hobbies eles têm?"
Quanto mais específico, melhores serão os resultados. Da mesma forma, não há problema em ter várias personas de compradores também - apenas certifique-se de definir especificamente cada uma delas.
Através de suas personas de comprador, você será capaz de descobrir seu público-alvo. Seu público-alvo é o mercado real que você está alcançando. Há um tamanho de público específico e dados disponíveis que você pode encontrar através de pesquisas primárias e secundárias sobre essas pessoas.
Envolva-se com seu público
Agora que definiu seu mercado-alvo, é hora de puxar uma amostra. Através de métodos de pesquisa primárias, como grupos focais, pesquisas online, entrevistas de usuários e entrevistas pessoais, você poderá obter opiniões comuns sobre seus produtos e serviços. Se você ainda está no processo de iniciar seu negócio, entre em contato com pessoas que se encaixam nas personas de comprador comum que você deseja ter como futuros clientes.
Para encontrar sua amostra, existem muitos caminhos diferentes que você pode tomar. Idealmente você vai querer escolher clientes que compraram de você recentemente, pois eles terão uma boa memória de sua experiência. Além disso, pessoas que quase compraram de você, mas não no final, como compradores de carrinhos abandonados. Outros métodos incluem recorrer às suas contas de mídia social e pedir aos colegas de trabalho e seus amigos. No geral, você quer ter uma grande variedade de pessoas. Quanto mais, melhor.
Ao conduzir sua pesquisa, tenha seus objetivos em mente. Chegar a esse objetivo envolve ter perguntas planejadas ou tópicos de conversa. Por exemplo, você pode perguntar aos seus participantes "quanto você está disposto a pagar por nossos produtos/serviços?" "Você prefere comprar online ou pessoalmente?" e "como você vai responder ao novo produto ou serviço que estamos lançando?" No final de sua pesquisa, certifique-se de recompensar seus participantes por dividir com você seu valioso tempo com algum cupom ou vantagem.
Determine os melhores métodos para atender às suas necessidades
Este passo é bem simples. Agora que você tem uma compreensão do seu público e pediu suas opiniões sobre suas ofertas, determine os melhores métodos para atender às suas necessidades. A prática de moldar seus esforços de marketing para atender às necessidades do seu público é poderosa para atrair clientes para sua marca, e está no centro de uma prática importante chamada inbound marketing.
Uma coisa importante a considerar é a sua marca de produto, pois o visual e a personalidade em torno de sua marca certamente determinarão o seu sucesso. Da mesma forma, os esforços promocionais, incluindo marketing de mídia social e campanhas de e-mail, têm grandes impactos na sua taxa de venda. Embora existam toneladas de espaços de anúncios online e offline, você aprenderá com base em seu público, bem como tentativa e erro, que funcionam melhor para o seu negócio.
Pesquise seus principais concorrentes
Isso começa a partir da classificação do seu negócio em uma ou várias indústrias identificáveis. Ter sua indústria em mente permitirá que você determine quem são seus concorrentes. Isso porque você pode baixar relatórios de marketing para indústrias específicas que listam essas informações-chave. Além dos relatórios de mercado, você também pode recorrer a mecanismos de busca como o Google e canais de mídia social como o LinkedIn para procurar indústrias e empresas relacionadas. Note que quanto mais específico você for sobre o seu nicho de mercado na indústria (passo número um acima), mais fluido será para você detectar sua concorrência.
Uma vez que você tenha seus concorrentes em mente, o próximo passo é realizar uma análise SWOT sobre eles. Certifique-se de abordar os preços de suas ofertas, a exibição de seus produtos e serviços e outras informações específicas sobre seus esforços de marketing.
Depois de revisar seus clientes em profundidade, você poderá abordar como seu negócio pode competir com outras empresas no campo, quais as vantagens que você tem no setor e quais tendências você deve subir a bordo.
Tire conclusões de suas descobertas
Então você tem toneladas de dados neste momento sobre o seu mercado-alvo, seus processos de compra e tomada de decisão, como você planeja alcançá-los e quem são seus principais concorrentes em sua indústria relevante. A última coisa que você precisa fazer é reunir todas essas descobertas em um relatório formal. Por fim, finalize seu relatório detalhando itens de ação estratégica para cumprir seus objetivos.