Planejamento de Capacidade e Relacionamento de Capacidade de Custo
Outra decisão importante na viabilidade técnica é a determinação da capacidade ótima do projeto. O excesso de capacidade pode resultar em menor eficiência operacional e investimentos desnecessários e, por outro lado, a capacidade insuficiente pode estar perdendo oportunidades. Aqui, discutiremos vários fatores essenciais para o planejamento de capacidade.
Os principais fatores que são essenciais no planejamento de capacidade são os seguintes:
- Potencial de mercado: A capacidade não deve exceder o potencial de mercado do produto ou serviço.
- Recursos disponíveis: Recursos como mão de obra, energia e matéria-prima também impõem restrições à capacidade.
- Disponibilidade de fundos: Um investidor pode ter a oportunidade de vender ou ter outros recursos para maior capacidade, mas maior capacidade significa maior investimento.
- Eficiência do ponto de equilíbrio: a capacidade instalada não deve exceder apenas a quantidade de ponto de equilíbrio, mas deve ser pelo menos 2-2,5 vezes a capacidade de ponto de equilíbrio para que a eficiência do ponto de equilíbrio seja de 40% a 50%, deixando uma boa chance para a organização ganhar.
- Regras legais: Embora a maioria dos produtos e serviços sejam licenciados, ainda existem restrições à produção de alguns bens e serviços. Isso oferece outra restrição à capacitação.
- Análise do concorrente: Maior capacidade cria uma oportunidade de retorno à escala. Se os concorrentes estiverem com capacidade muito alta, eles podem dificultar a sobrevivência do projeto.
- Motivos técnicos: Alguns equipamentos estão disponíveis para uma capacidade específica. Temos que nos restringir de acordo com o tamanho do equipamento disponível facilmente.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Projetos
Faça o Curso completo grátis!!