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PÓS-VENDA: O QUE É E SUA IMPORTÂNCIA
O pós-venda é o conjunto de atividades de marketing realizadas após a venda do produto ou a prestação do serviço e que abrangem pesquisas de satisfação, serviços de manutenção, promoções especiais e outras formas de atendimento, tendo por objetivo a fidelização do cliente.
O pós-venda é tão ou mais importante que as outras etapas do processo comercial, pois através dela, a marca se faz lembrada. Por isso, você deve tratar seus clientes com a mesma paixão e entusiasmo de quando fez a venda. No entanto, boa parte das empresas se preocupa mais em fechar negócio que em realizar a etapa do pós-venda.
Pós-venda é mostrar que você se importa com a satisfação do seu cliente, com a felicidade dele em ter seu produto ou serviço. O principal objetivo desta etapa é a fidelização do cliente, mantendo relacionamentos duradouros e de qualidade. A partir daí, aquele comprador dará sempre preferência a sua marca. E como fazer um pós-venda de sucesso?
É importante contextualizar que, dependendo do porte da empresa, o pós-venda pode ser executado pela equipe de vendas que fechou o negócio ou por uma equipe especializada em atender o novo cliente. No primeiro caso, um vendedor precisa ter os dados dos clientes organizados e atualizados, a fim de conseguir realizar as duas tarefas sem se complicar.
Portanto, não haverá como fazer um pós-venda eficiente sem contar com um sistema de dados estruturado e completo, uma ferramenta de gestão comercial que ajude a manter o follow-up (acompanhamento) em dia. No segundo, como são equipes separadas, é possível traçar ações diferentes.
Uma equipe pode ser focada em ações de pós-venda e a outra em vendas. No entanto, é fundamental que os dois times se comuniquem de forma ágil, trocando informações atualizadas e em tempo real. Sabe o que pode ajudar? A adoção de um bom sistema de CRM, como vimos em unidade anterior.
De posse dessas análises, é possível identificar uma lista com dicas de como fazer um pós-venda eficiente:
Cumpra com o que prometeu, considerando todos as etapas da venda;
Faça um bom follow-up ou acompanhamento dos clientes;
Tenha em mente que o cliente merece o melhor;
Surgindo um problema, não passe o caso adiante, acompanhe todo o processo e mostre-se interessado em resolver;
Demonstre interesse constante pelo seu cliente, não apenas durante a venda imediata;
Esteja sempre um passo à frente, ou seja, mantenha-se proativo diante das demandas do cliente;
O cliente nem sempre tem razão, porém não discuta com ele. Use argumentos sólidos para resolver qualquer divergência;
Nunca se mostre ocupado demais para seu cliente sob o risco de ele se sentir deixado de lado;
Faça parcerias no intuito de agregar valor ao seu produto;
Lembre-se de oferecer brindes ou presentes, especialmente para clientes antigos;
Funcionários também são clientes, portanto cuide deles!
Sempre faça o cross selling (ofereça produtos que agreguem) e up selling (ofereça produtos melhores);
Treine a equipe de vendas e suporte;
Procure lançar novos produtos ou serviços de qualidade;
Este artigo pertence ao Curso Atendimento ao Cliente
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesAchei tudo muito bom
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Excelente curso
Gostaria de me aprimorar para atender minha clientela cada vez melhor
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Ótimo curso