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Michele Cristina Santos Daniel
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Michele Cristina Santos Daniel

Otimo

Yngridi Lobato Liberato
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Yngridi Lobato Liberato

Achei tudo muito bom

Adriano Aquino dos Santos
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Adriano Aquino dos Santos

Curso muito bom

Antônia Cavalcante Batista
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Antônia Cavalcante Batista

Gostei muito do curso

josimar laureano dos santos
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josimar laureano dos santos

Gostei muito desse curso

Erondina Maria silveira
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Erondina Maria silveira

Excelente curso

Albertina Malebo Caginga
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Albertina Malebo Caginga

Amei o curso, matéria super compreensiva e clara, adorei

Laine Machado Monteiro
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Laine Machado Monteiro

Gostaria de me aprimorar para atender minha clientela cada vez melhor

JACILEIDE BATISTA DA SILVA
★★★★★
JACILEIDE BATISTA DA SILVA

Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.

Andressa
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Andressa

Ótimo curso

PÓS-VENDA: O QUE É E SUA IMPORTÂNCIA


O pós-venda é o conjunto de atividades de marketing realizadas após a venda do produto ou a prestação do serviço e que abrangem pesquisas de satisfação, serviços de manutenção, promoções especiais e outras formas de atendimento, tendo por objetivo a fidelização do cliente.


O pós-venda é tão ou mais importante que as outras etapas do processo comercial, pois através dela, a marca se faz lembrada. Por isso, você deve tratar seus clientes com a mesma paixão e entusiasmo de quando fez a venda. No entanto, boa parte das empresas  se preocupa mais em fechar negócio que em realizar a etapa do pós-venda.


Pós-venda é mostrar que você se importa com a satisfação do seu cliente, com a felicidade dele em ter seu produto ou serviço. O principal objetivo desta etapa é a fidelização do cliente, mantendo relacionamentos duradouros e de qualidade. A partir daí, aquele comprador dará sempre preferência a sua marca. E como fazer um pós-venda de sucesso?


É importante contextualizar que, dependendo do porte da empresa, o pós-venda pode ser executado pela equipe de vendas que fechou o negócio ou por uma equipe especializada em atender o novo cliente. No primeiro caso, um vendedor precisa ter os dados dos clientes organizados e atualizados, a fim de conseguir realizar as duas tarefas sem se complicar.


Portanto, não haverá como fazer um pós-venda eficiente sem contar com um sistema de dados estruturado e completo, uma ferramenta de gestão comercial que ajude a manter o follow-up (acompanhamento) em dia. No segundo, como são equipes separadas, é possível traçar ações diferentes.


Uma equipe pode ser focada em ações de pós-venda e a outra em vendas. No entanto, é fundamental que os dois times se comuniquem de forma ágil, trocando informações atualizadas e em tempo real. Sabe o que pode ajudar? A adoção de um bom sistema de CRM, como vimos em unidade anterior.


De posse dessas análises, é possível identificar uma lista com dicas de como fazer um pós-venda eficiente:

  1. Cumpra com o que prometeu, considerando todos as etapas da venda;

  2. Faça um bom follow-up ou acompanhamento dos clientes;

  3. Tenha em mente que o cliente merece o melhor;

  4. Surgindo um problema, não passe o caso adiante, acompanhe todo o processo e mostre-se interessado em resolver;

  5. Demonstre interesse constante pelo seu cliente, não apenas durante a venda imediata;

  6. Esteja sempre um passo à frente, ou seja, mantenha-se proativo diante das demandas do cliente;

  7. O cliente nem sempre tem razão, porém não discuta com ele. Use argumentos sólidos para resolver qualquer divergência;

  8. Nunca se mostre ocupado demais para seu cliente sob o risco de ele se sentir deixado de lado;

  9. Faça parcerias no intuito de agregar valor ao seu produto;

  10. Lembre-se de oferecer brindes ou presentes, especialmente para clientes antigos;

  11. Funcionários também são clientes, portanto cuide deles!

  12. Sempre faça o cross selling (ofereça produtos que agreguem) e up selling (ofereça produtos melhores);

  13. Treine a equipe de vendas e suporte;

  14. Procure lançar novos produtos ou serviços de qualidade;

Este artigo pertence ao Curso Atendimento ao Cliente

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COMENTÁRIOS

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12.743 Avaliações
Michele Cristina Santos Daniel
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Otimo

Yngridi Lobato Liberato
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Yngridi Lobato Liberato

Achei tudo muito bom

Adriano Aquino dos Santos
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Curso muito bom

Antônia Cavalcante Batista
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Gostei muito do curso

josimar laureano dos santos
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Gostei muito desse curso

Erondina Maria silveira
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Erondina Maria silveira

Excelente curso

Albertina Malebo Caginga
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Albertina Malebo Caginga

Amei o curso, matéria super compreensiva e clara, adorei

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Gostaria de me aprimorar para atender minha clientela cada vez melhor

JACILEIDE BATISTA DA SILVA
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JACILEIDE BATISTA DA SILVA

Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.

Andressa
★★★★★
Andressa

Ótimo curso

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