Princípios da alimentação e nutrição

Existem alguns ensinamentos para nos alimentarmos bem, como é o caso das Leis de Pedro Escudero, o Guia Alimentar para a População Brasileira e a pirâmide alimentar, que possuem a finalidade de alcançar uma alimentação saudável.

Leis de Pedro Escudero

As quatro Leis de Pedro Escudero que norteiam uma alimentação saudável são:

1- Lei da quantidade: consumo da quantidade necessária de alimentos para que atenda ao bom funcionamento do organismo;

2- Lei da quantidade: consumo da quantidade necessária de alimentos para que atenda ao bom funcionamento do organismo;

3- Lei da harmonia: equilíbrio dos nutrientes das refeições sendo semelhante ao que é exigido pelo organismo, ofertando tudo que é preciso. Quanto mais variada é a alimentação, maior é a ingestão de diversos nutrientes;

4- Lei da adequação: a alimentação deve ser adequada aos indivíduos, a idade, ao sexo, atividade física, ao estado fisiológico ou presença de doenças e hábitos alimentares e culturais.

Guia alimentar para a população brasileira

Já o Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento feito pelo Ministério da Saúde e foi elaborado para atender a todos os públicos, desde os profissionais de saúde até a população em geral.

Este documento traz as principais diretrizes brasileiras para o alcance de uma alimentação adequada e saudável:

1. Fazer a base da alimentação de produtos in natura (naturais, sem passar por processamento, como frutas e legumes) ou minimamente processados (passa pelo mínimo de processamento possível, como feijão e arroz);

2. Utilizar pequenas quantidades de óleos, gorduras e sal;

3. Controlar o consumo de alimentos processados (são alimentos que possuem adição de algum ingrediente para conserva, como sal e açúcar);

4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados (alimentos que têm muitos ingredientes na sua composição, como salgadinhos, refrigerantes e biscoitos recheados);

5. Se alimentar de forma regular, com atenção, companhia e em locais adequados;

6. Comprar alimentos nos locais que possuam grande oferta de alimentos in natura ou minimamente processados;

7. Desenvolver e compartilhar habilidades culinárias;

8.  Fornecer à alimentação o espaço que ela merece;

9. Quando estiver fora de casa, optar por locais que oferecem refeições feitas na hora;

10. Saber ser crítico(a) quando receber informações referentes a alimentação, principalmente em propagandas comerciais.

Pirâmide alimentar

A pirâmide alimentar também é muito utilizada, dividindo todos os alimentos por grupos e a quantidade de porções que é necessário ingerir por dia para uma alimentação equilibrada. Os grupos dos alimentos são:

1. Cereais, pães, raízes e tubérculos;
2. Legumes e verduras;
3. Frutas;
4. Leite e derivados;
5. Carnes e ovos;
6. Leguminosas;
7. Óleos e gorduras;
8. Açúcares e doces.

Figura 02: Pirâmide dos alimentos.

Cada pessoa possui um perfil diferente, sejam crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos, gestantes, mas é baseado em todos esses princípios que cada um consegue atingir as suas necessidades nutricionais específicas, conforme veremos os outros aspectos ao longo deste curso.

Este artigo pertence ao Curso de Introdução a Nutrição