Principais Estruturas de Armazenagem
Flow Rack
Nesse sistema de armazenamento, os produtos são dispostos em um plano inclinado. Eles são apoiados em trilhos que possuem pequenos rodízios para deslizar até a outra extremidade onde existe uma contenção.
Geralmente, essa modalidade é utilizada em produtos de pequenos volumes e grande rotatividade, permitindo, utilizando o princípio de First in – First Out (FIFO).
Cantilever
O cantilever é uma estrutura de armazenagem que contém colunas e braços em balanço.
Nesse sistema, as cargas são armazenadas nos braços da estante industrial e podem ser retiradas com o auxílio de uma empilhadeira.
Drive-in
O Drive-in permite um melhor aproveitamento de espaço, visto a preferência pela utilização de corredores frontais.
Esse modelo é indicado para cargas não variadas e que não tenham a necessidade de alta seletividade ou de velocidade.
Além disso, a distância dos trilhos é fixa e são mais resistentes porque são apoiadas apenas pelas bordas.
Drive-Through
O modelo de armazenamento Drive-Through é indicado para uma densidade de armazenagem de cargas iguais, gerando um maior ganho volumétrico para os Centros de distribuição.
A sua estrutura é semelhante a do tipo Drive-in com acessos pela frente e por trás, entretanto, os corredores de armazenagem são mais longos.
Porta Paletes
Nos centros de distribuição o porta paletes é a estrutura mais popular. Isso porque ele pode ser utilizado em diversas situações, facilitando a escolha de qualquer carga, independente da posição na estrutura.
Dessa forma os profissionais da logística podem transitar pelos corredores, sem causar nenhum transtorno de congestionamento.
Mesmo que o porta paletes ocupe muita área dos corredores, a sua seletividade e rapidez na operação pode compensar a desvantagem.
Empilhamento
O empilhamento é a forma mais simples de armazenagem. Nele, um palete é colocado sobre outro, a partir do chão.
Para ocorrer um perfeito empilhamento, é necessário que o piso esteja nivelado e seco para que não haja riscos aos profissionais.
Este artigo pertence ao Curso de Noções de Logística
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