PROFISSÃO BARTENDER

A ocupação do Barman

A palavra bartender vem do inglês, tendo como significado garçom de bar. No entanto, diferencia-se do garçom por ser alguém especializado em bebidas. Atualmente, os principais assuntos da atividade são centralizados pela International Bartenders Association (IBA), uma  espécie de classe internacional dos profissionais do ramo.

O barman é o profissional responsável por todas as atividades do bar e atendimento direto ao cliente. Seu trabalho se dá mediante a utilização de técnicas aplicadas, respeitando as normas de higiene e manipulação de alimentos. O barman ocupa-se, principalmente, da elaboração dos coquetéis, serviço de bebidas, apresentação da conta e recebimento.

De acordo com as Normas Brasileiras de Ocupações e Competências para o Setor de Turismo, a ocupação de barman seria, assim, definida:

O barman ou bartender ocupa-se, principalmente, do atendimento aos pedidos do cliente ou do garçom em balcão de bar, hotel, restaurante e piscina; e do preparo e serviço de bebida, coquetel, drinque, suco, frapê, café, lanche, petisco e canapé. No bar, ele é o elemento fundamental para satisfazer as expectativas e necessidades do cliente e proporcionar lucros à empresa que representa.

Diante disso, vemos que, entre as responsabilidades do barman, estão servir bebidas, explicar aos clientes detalhes do cardápio orientando-os quanto às bebidas, servir os clientes, preparar drinques, servir aperitivos, servir os clientes e estar sempre atento a todas as necessidades.

O bartender está presente em eventos e festas, preparando os coquetéis utilizando-se de técnicas para chamar sua atenção, como malabarismo, mágicas e pequenos truques. Tem como principais objetivos animar os convidados e aumentar a venda de bebidas nos estabelecimentos onde trabalham, como bares, restaurantes, hotéis, festas e baladas.

Quanto à formação, é esperado que o bartender tenha ensino médio completo, além de cursos específicos de atendimento ao público. O fato é que a profissão é aberta para qualquer pessoa que esteja interessada e comprometida a aprender. O que vai diferenciá-la é o preparo dos coquetéis, o uso dos acompanhamentos e a arte do serviço.

É importante que o futuro bartender saiba servir o cliente com rapidez, mantendo seu ambiente de trabalho limpo e organizado. Conhecer as bebidas, sua origem, tradições, principais marcas e características é de fundamental importância. É fundamental ser pontual, bem disposto e humorado.

O respeito aos colegas de trabalho jamais deve ser deixado de lado, além da facilidade na comunicação. Jamais trapacear na escolha das marcas, prezando pela boa procedência e melhor serviço. Ademais, como é de se esperar, o bom bartender sabe sugerir bons drinks e seus melhores acompanhamentos.

Este artigo pertence ao Curso de Bartender Básico