Mercado e suas referencias profissionais

Quem se especializa na consultoria de moda deve estar atento ao que os grandes nomes do gênero estão sinalizando para o mercado. Esses profissionais possuem um legado de influência, e ditam os rumos que a moda deve seguir a cada ano.

Conhecer o que os designers mais famosos do mundo estão trabalhando pode expandir suas referências de moda, se profissionalizando e auxiliando cada vez mais os seus clientes.

• Stella McCartney

Provavelmente você já ouviu falar nesse sobrenome. Filha do beatle Paul McCartney, essa estilista possui grande influência não só na Inglaterra, mas também em todo mundo.

Grande ativista vegetariana, Stella possui como principal foco de suas criações a sustentabilidade, portanto é referência quando o assunto são peças que não utilizam penas, couro ou pele de animais.

Formada em moda pela Central Saint Martins, grande escola de arte em Londres, Stella fez sucesso desde sua formatura, quando convidou várias amigas super modelos para seu desfile de conclusão, tornando o evento acadêmico em algo gigante, com direito a cobertura de imprensa.

Desde lá, já passou por diversas empresas, tendo como primeiro cargo a direção criativa da marca Chloé, e recentemente criado as roupas activewear para a empresa Adidas, onde uniu moda e tecnologia, produzindo vestimentas tecnológicas e sustentáveis.

• Pharrell Williams

Pharrel Williams é um cantor norte americano que devido a seu grande estilo e influência, passou a assinar coleções e a fazer parte das mais renomadas grifes do mundo. Eleito como o homem mais bem vestido do mundo, já fez parte da Chanel e Adidas.

Recentemente se tornou sócio da G-Star Raw com peças ecologicamente sustentáveis, e é um dos fundadores da marca Billionaire Boys.

Pharrell é um embaixador da moda sem gênero, criando peças e acessórios que podem ser usados por qualquer pessoa. Para ele a moda é universal e não deve ser limitada pelo sexo biológico.

Durante sua trajetória na moda, ele foi o primeiro homem negro a desfilar pela Chanel, representando um grande impacto na indústria e abrindo portas para outras pessoas.

• Vivienne Westwood

Se você conhece o estilo punk, você deve isso a Vivienne Westwood! Ela foi a artista responsável por integrar o gênero de punk/rock para a moda, tendo inaugurado uma das primeiras lojas responsáveis por vender roupas de couro e látex, indo totalmente contra a moda do momento, onde se valorizava o estilo hippie.

Dessa forma, Vivienne foi moldando sua personalidade e estilo em meio a tantos outros artistas, recebendo fama de inovadora e rebelde. Ela é uma das estilistas mais importantes na Semana de Moda de Paris, com seus visuais fashion, modernos e sustentáveis.

• Virgil Abloh

Virgil é um dos designers mais famosos do mundo, e com uma história que não lhe favorecia. Nascido nos Estados Unidos, filho de imigrantes de Gana, se formou em Engenharia Civil, mas durante seu curso realizou algumas aulas de História da Moda.

Foi lá que Virgil se apaixonou pela área, e em 2013 lançou a grife Off-White, com grande expressão da moda urbana. A partir desse momento, Virgil ganhou fama no mercado, inclusive tendo sido conselheiro de moda do rapper Kanye West.

Ele se tornou o primeiro homem negro a assumir a direção criativa da Louis Vuitton masculina, sendo um importante passo para sua carreira.

• Donatella Versace

Desde os 11 anos, Donatella já servia de inspiração para seu irmão Gianni Versace, diretor da grife Versace. Desde o seu assassinato em 1997, Donatella assumiu a empresa, e criou um verdadeiro império da moda.

Mesmo durante o luto, Donatella realizou seu primeiro desfile que impactou o mercado na época, com diversas peças pretas, junto a acessórios dourados e cortes sensuais e geométricos.

Além de seu impacto na moda, Donatella possui uma rede de influência importante, sendo amiga íntima de diversos artistas, como Lady Gaga, Príncipe Charles, Madonna e muitos outros.

• Alessandro Michele

Italiano que se formou na Accademia Costume & Moda em Roma, já trabalhou para diversas grifes durante sua carreira. Iniciou como assistente de Frida Giannini, estilista da Gucci. Em 2015 se tornou diretor criativo da grife, também inserido o conceito de genderless na marca (sem delimitação de gênero para as peças).

Alessandro foi um dos principais responsáveis por tornar a Gucci a marca que é hoje, foco de admiração e desejo de muitos jovens, através de seu visual mais romântico e vintage, com tecidos refinados, cortes modernos e revolucionários.

Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda ll