Área do Aluno


ou



Projeto de desinvestimento

  • Obsolescência do produto/serviço: Se um produto ou serviço atual se tornar obsoleto ou sem fins lucrativos, uma empresa pode decidir se desfazer do produto ou serviço. Um produto que tende a atingir prematuramente a fase de declínio do ciclo de vida precisa ser alienado.
  • Aumento do nível de competição: Após tirar vantagem de situações de monopólio ou quase monopólio, se a competição aumentar a tal ponto que empresa se sente difícil de sustentar, o produto ou serviço pode ser decidido a ser alienado.
  • Falha estratégica: A falha estratégica é outra grande causa para a estratégia de desinvestimento. Muitas empresas optam por diversificações e às vezes sentem que a estratégia escolhida não foi a correta. Nesse caso, pode decidir desinvestir antes que seja tarde demais.
  • Aumentar a concentração em menos linhas de produtos: Muitas vezes, as empresas buscam níveis muito altos de diversificação e têm dificuldade em lidar com linhas tão variadas. Eles podem querer se concentrar em menos linhas para um melhor desempenho. Eles podem preferir ser mestres de poucos ao invés de valer de todos.
  • Melhor oportunidade de investimento: Às vezes, negócios rentáveis ​​ou linhas de produtos são descontinuados para aproveitar a oportunidade de negócio melhor e mais lucrativo. Este é outro grande impulsionador da estratégia de desinvestimento.


Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Projetos

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados