Área do Aluno


ou



Provas ou Testes de Conhecimentos ou Capacidade

As provas de conhecimento e capacidade se configuram como uma segunda técnica de seleção e são bastante utilizadas pelo departamento pessoal das empresas. Essas provas podem ter dois vieses: medir o grau de conhecimento técnico do candidato ou o grau de capacidade para realizar uma determinada tarefa.

Geralmente, os processos seletivos contam com esses dois tipos de prova simultaneamente, para avaliar o candidato de forma mais global. Essas linhas de prova ainda podem ser classificadas de acordo com a sua classificação, podendo ser:

  • Prova oral

Muito semelhante às entrevistas, as provas orais consistem em obter do candidato respostas sobre um tema específico de forma discursiva, em um diálogo com o entrevistador.

  • Prova escrita

Com relação às provas escritas, estas podem ser discursivas, objetivas ou mistas. As avaliações escritas permitem uma análise mais cautelosa em um momento mais calmo. Geralmente, são atribuídos pontos de 0 a 10 ou de 0% a 100% de rendimento e esse parâmetro pode gerar o “corte” de candidatos abaixo da média.

  • Prova de Realização

As provas de realização têm um caráter mais prático. Nela, o candidato precisa executar algum trabalho ou tarefa dentro de um intervalo de tempo pré-estabelecido.

Tipos de teste

Além das provas, as empresas que disponibilizam a vaga podem optar por realizar testes para conhecer melhor sobre o comportamento e personalidade do candidato, veja a seguir os tipos de teste mais utilizados:

Testes Psicométricos

Os testes psicométricos são uma classe de testes psicológicos bastante aplicados pelas empresas que desejam identificar se um determinado candidato está apto a exercer as atividades do cargo. Os testes psicométricos são avaliados por psicólogos, profissionais que são aptos a conhecer aspectos dos indivíduos como QI, capacidade de compreensão de leitura, nível de atenção e memória.

Esses testes têm como base a psicometria, um ramo da psicologia que tem como objetivo analisar os pensamentos formados pela associação de impressões do passado e presente. Os resultados dos testes psicométricos se baseiam nas diferenças individuais a nível físico, intelectual ou de personalidade.

Depois, esses resultados devem ser comparados com as amostras representativas que servem de referência para uma possível aprovação.

Testes de Personalidade

Os testes de personalidade são de suma importância para o momento de seleção, devido a capacidade de previsão que os resultados podem gerar. Através desses testes, é possível conhecer os traços de personalidade individuais que estão presentes no candidato de forma inata ou adquirida.

O traço de personalidade é uma característica única de uma pessoa e é um dos fatores que distingue uma pessoa da outra, esse atributo é como uma impressão digital. Os testes de personalidade podem ser baseados nos inventários de temperamento, como o inventário de personalidade de GUILFORD-ZIMMERMAN.

Técnicas de Simulação

Para uma visualização mais ampla sobre o comportamento do candidato frente ao trabalho em equipe ou situações de pressão, as técnicas de simulação são excelentes ferramentas de análise. Nesse contexto, as simulações ocorrem com base na dramatização de uma situação a nível grupal.

A interação com os outros candidatos e a forma de lidar com o problema são analisados durante a simulação. Uma das técnicas de simulação mais utilizadas nas organizações no momento da seleção é o psicodrama, baseado na Teoria Geral dos Papéis de Moreno. Sem dúvidas, esse é um dos testes que apresentam resultados mais realistas sobre o comportamento individual.

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Recrutamento e Seleção

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados