Quais são os deveres de um gerente de salão?

A gestão de salão é um termo amplo que engloba diversos deveres e responsabilidades a serem desempenhadas por um gerente de salão de beleza. Desde supervisionar funcionários e agendar turnos até recrutar profissionais experientes, existem muitos deveres e responsabilidades que um gerente de salão tem que desempenhar para gerenciar as operações do dia a dia.

Como gerente, espera-se que você lide com várias funções efetivamente. Aqui estão alguns deles:

Como gerente, você é responsável pela gestão diária do salão e pela gestão da equipe. Você vai delegar trabalho para quem for responsável e garantir que eles façam do jeito certo. O gestor também é responsável por manter uma condição de trabalho positiva e harmoniosa para que todos garantam sua segurança. Você também definirá as metas de cada funcionário e monitorará seu desempenho.

Contratar e recrutar funcionários é outra função para os gerentes de salão. Você treinará os novos membros e identificará suas áreas de força e fraqueza antes de atribuir responsabilidades a eles. Sempre que há problemas entre os funcionários, é seu papel resolvê-los de forma justa.

Como gerente, você não é responsável apenas pela equipe. Aumentar as vendas também é seu trabalho. Se você não é o dono do salão, você terá que seguir suas políticas financeiras e garantir que todos os outros façam isso.  Algumas das funções de vendas incluem:

• Manter registros financeiros
  • Depositar dinheiro
  • Emissão de pagamentos aos fornecedores
  • Gerenciamento de estoque
  • Pensar e trabalhar para melhorar a experiência do client

Se os clientes não receberem serviços satisfatórios, eles definitivamente procurarão serviços em outro lugar. Como gerente, você não quer que isso aconteça. Seu objetivo é fidelizar clientes existentes e atrair novos. Isso só acontecerá se eles tiverem excelente satisfação do cliente. Para isso:

• Certifique-se de que suas reclamações sejam tratadas de forma profissional e amigável.
  • Certifique-se de que o salão está limpo e arrumado. Ninguém quer fazer seu cabelo ou unhas em um espaço bagunçado.
  • Estabeleça políticas para sua equipe, como o tipo de uniforme que eles devem ter ao trabalhar.
  • Obtenha serviços de produtos de limpeza profissionais para o salão com frequência para que ele esteja sempre brilhante e limpo.

Se um cliente foi atendido e não se satisfaz com os resultados, dirija-o de forma amigável enquanto tenta resolver os problemas. Mostre interesse a eles quando perguntarem mais sobre seus serviços e faça sua equipe fazê-lo.

Lembre-se, é seu trabalho cultivar uma boa experiência com o cliente e passá-la para seus calouros.

Um dos papéis-chave para um gerente de salão de beleza é a promoção de salão através do marketing. É dever de um gestor chegar a ideias de marketing e implementá-las. Dessa forma, eles atrairão mais clientes e aumentarão os lucros. Crie um orçamento de marketing e adere a ele para evitar problemas financeiros.

Antes de embarcar em um determinado método, o gestor deve pesquisar mais sobre ele para medir sua eficácia. Seria uma perda de tempo e receita para comercializar seu negócio usando métodos que não trazem resultados positivos.

Uma parte integrante da gestão de salões é cuidar das operações. Garantir que os funcionários cheguem a tempo, verificar seus trajes e higiene, limpeza dentro do salão, rastrear o estoque de produtos, encomendar suprimentos, organizar a manutenção regular de todos os equipamentos, manter os registros atualizados e gerenciar softwares de salão são poucas responsabilidades que um gerente de salão tem que desempenhar diariamente.

Despesas e renda são uma parte importante da gestão do salão. Para garantir que o salão esteja funcionando de forma lucrativa, um orçamento deve ser definido e todas as transações devem ser contabilizadas separadamente. É dever de um gerente de salão verificar se os funcionários e fornecedores são pagos em dia. Outras contas diversas de eletricidade, água e serviços públicos também devem ser liberadas a tempo.

Um negócio de beleza prospera em suas atividades de marketing e promoções. Gerenciar um salão também envolve a implantação de ofertas emocionantes para seus clientes. Não é apenas uma maneira infalível de atrair mais clientes, mas também garante que a receita do seu negócio seja estável. A melhor maneira de chegar à promoção é verificando as realidades econômicas do seu negócio.

Embora essas sejam as funções básicas de gestão de salão, também é importante que um gerente de salão tenha habilidades de comunicação, treinamento e matemática de primeira linha.

Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Salão de Beleza