Operador de Caixa: Recebendo os pagamentos

Após a finalização da venda, é a hora do cliente realizar o pagamento do serviço ou produto que ele adquiriu.

Esse tipo de transação é chamado de permuta, ou seja, é uma troca. O estabelecimento fornece itens de desejo para o cliente, seja ele um produto ou um serviço, e o cliente devolve um valor que pode ser oferecido em moeda de comum acordo ou título de crédito.

Vamos a algumas definições para esclarecer melhor as formas de pagamento:

Dinheiro

O dinheiro é um documento que se usa em transações financeiras, apresentado em formato de cédulas ou moedas. Como operador de caixa, é sempre importante saber informações sobre como identificar dinheiros falsos.

É para isso que servem os dispositivos de segurança que auxiliam na identificação. O dispositivo de verificação tem como objetivo evitar as tentativas de falsificação de dinheiro, a própria cédula possui vários dispositivos de segurança que auxiliem na verificação se a cédula é verdadeira ou falsa.

Como Operador de Caixa, você não deve ter vergonha de verificar se o dinheiro é verdadeiro, essa é a sua função.

Não se esqueça que se você receber dinheiro falsificado, você também deverá ressarcir o valor a empresa!

Bem, a moeda toda nós já conseguimos associar como o dinheiro físico, que podemos tocar. Já o título de crédito é qualquer documento que caracteriza um pagamento sem a utilização do dinheiro, mas que possui total valor comercial.

Imagem Interna

Vejamos os exemplos abaixo de títulos de crédito:

Cheque

O cheque é uma das formas de pagamento do tipo título de crédito mais utilizadas em transações financeiras.

Dessa forma, o cheque é caracterizado como título de crédito que permite a transação financeira sem a presença do dinheiro.

Os cheques são documentos produzidos pelos bancos, sendo a folha de cheque é considerada uma ordem de pagamento à vista.

Então como funciona essa forma de pagamento? Quando o dono do cheque entrega uma folha de cheque devidamente preenchida e assinada, ele está autorizando o banco no qual possui conta, fazer a troca daquele documento por dinheiro, finalizando, portanto, a transação comercial.

Cartão de débito e crédito

Os cartões de débito ou crédito são formas bastante seguras de pagamento. Por ser um procedimento online, permite a verificação da autenticidade e efetivação imediata da transação.

Quando utilizar a maquineta e formulários específicos, é muito importante verificar alguns itens presentes no cartão.

Em especial, verifique a data de vencimento do cartão e faça a consulta telefônica à Central de Atendimento em caso de irregularidade.

Se você desconfiar de problemas durante a operação, algo que fuja do comum, informe discretamente à Gerência ou ao Controle, ou até mesmo à Segurança. Saiba que clonagem de cartões e furtos desses títulos de pagamento são muito comuns.

Imagem Interna
Boletos bancários e carnês

Os boletos bancários se caracterizam como título de crédito e é importante conhecermos sobre sua utilização para melhor atender ao cliente. Os boletos são muito utilizados no recebimento de pagamentos diversos pelas instituições financeiras.

Boletos são documentos de cobrança, utilizados como instrumento (guia) de pagamento de um produto ou serviço prestado.

Com esta guia de pagamento, o emissor do boleto (cedente) pode receber do cliente (sacado) o valor referente ao produto ou serviço. Ao receber um boleto bancário, o operador de caixa deve verificar se o documento está dentro do limite de recebimento.

Além disso, no campo central do boleto bancário, geralmente encontram-se textos referentes a descontos ou acréscimos que modificam o valor originalmente expresso.

Este artigo pertence ao Curso de Operador de Caixa