Recompensando Pessoas
Para finalizar esse conjunto de processos a respeito de gestão de pessoas, resta analisar os processos que envolvem as recompensas para os funcionários.
Num conceito rápido, os processos de recompensa são aqueles que incentivam as pessoas a realizar melhor as suas atividades ao satisfazer necessidades individuais. Como já foi demonstrado anteriormente, principalmente utilizando a pirâmide de Maslow, essas necessidades vão além das necessidades básicas, supridas com o aumento da remuneração.
Tendo isso em mente, é possível reconhecer que existem não financeiras e financeiras. Estas ainda se dividem em recompensas financeiras diretas e recompensas financeiras indiretas.
As recompensas financeiras diretas são aquelas que dependem de atuação efetiva do empregado. Um bom exemplo deste tipo de recompensa é o pagamento de comissões aos vendedores de determinada empresa.
Já as recompensas financeiras indiretas são resultado de acordo coletivo entre os sindicatos e os empregadores. Um exemplo claro são as férias coletivas.
Por fim, as recompensas não financeiras podem ser dos mais variados tipos. Pode ser uma viagem fornecida aos funcionários, uma promoção, um remanejamento de cargo que era desejado pelo funcionário. Várias são as formas possíveis.
Lembrando que as recompensas não se excluem. É o caso, por exemplo, da promoção. Trata-se de uma recompensa não financeira (a modificação do cargo, com novas responsabilidades), que costuma vir acompanhada de um acréscimo financeiro (recompensa financeira direta).
O professor Chiavenato compreende que a remuneração total é composta de três elementos. O primeiro deles é a remuneração básica, também conhecida como “salário”. A segunda são os incentivos que a empresa oferece aos funcionários, os “bônus”. Por fim, os benefícios que os trabalhadores têm direito, os “seguros”.
O importante de se ter em mente neste momento do processo é que ele é intimamente ligado aos processos de manter e de monitorar pessoas. A avaliação de desempenho será essencial para justificar a concessão de prêmios e bônus aos funcionários. E a concessão desses prêmios facilita a permanência dos funcionários na empresa.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Pessoas
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