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Recrutamento Externo

O recrutamento externo busca candidatos para preencher a vaga que está fora da organização. Esses candidatos podem ser pessoas que estão em busca de recolocação no mercado ou funcionários que estão interessados em mudar de empresa.

A priori, quatro informações devem estar bastante claras ao anunciar a vaga para o público: a função, benefícios, inconvenientes e remuneração.

Esse primeiro contato com as pessoas precisa ser claro, a fim de restringir o recrutamento ao público-alvo que está disposto a disputar uma vaga sob aquelas condições.

O recrutamento externo pode contar com subclassificações de modalidades, de acordo com a necessidade da empresa. Nesse sentido, o recrutamento poderá ser feito de maneira direta, indireta ou a partir de serviços especializados.

Esses serviços especializados têm expertise em pessoas, e os headhunters e consultores permitem que o processo de recrutamento seja mais assertivo, para que o candidato selecionado se encaixe o mais próximo possível as expectativas do empregador.

Informações da empresa

Ao realizar um recrutamento externo, a empresa precisa se apresentar através de anúncios, para atrair pessoas ao seu processo seletivo.

Assim como as empresas buscam informações completas desses candidatos, os candidatos também buscam conhecer melhor sobre os valores e cultura desses empregadores.

Na verdade, essa é uma forma de identificação, que pode gerar uma maior compatibilidade entre a empresa e o candidato.

Imagine o quão frustrante deve ser passar por um processo longo de seleção, e ao final, perceber que a cultura da empresa é incompatível com o seu modo de enxergar o mundo? Esse pode ser um problema que gerará demissão em poucos meses e, consequentemente, mais custos para empresa realizar um novo recrutamento.

Entretanto, existem empresas que trabalham com estratégias mais sigilosas, resguardando as suas informações para não abrir espaço para a concorrência. Geralmente, esse comportamento está associado a momentos de expansão da empresa, para evitar repercussões indesejáveis.

Acompanhe agora sobre os tipos de recrutamento externo:

  • Recrutamento Direto

No recrutamento direto, a própria empresa faz a busca dos candidatos utilizando a mídia, em especial a televisão e a internet. O anúncio sobre a oportunidade deve ser feito de acordo com o tipo de público que a empresa deseja recrutar.

Dessa forma, quadros específicos requerem mídias específicas. Por exemplo, para encontrar estagiários, é comum que empresas recorram a faculdades e universidades. Outra forma bastante tradicional é o anúncio no jornal local. Essa situação é especial para aquelas empresas que buscam trabalhadores locais.

  • Recrutamento Indireto

O recrutamento direto geralmente é feito por empresas que contam com uma equipe própria para recrutamento e seleção.

Entretanto, existem casos em que a empresa não possui recursos próprios para a realização dessa atividade ou os gestores buscam se distanciar desse processo para não interferir diretamente na escolha. Então, nesse momento as empresas especializadas entram em ação.

O recrutamento indireto tem as suas vantagens, em especial pela oportunidade de conhecer novos talentos, que complementam as competências já existentes na organização.

Além disso, mesmo que nem todos os candidatos sejam selecionados, a base de dados da empresa é enriquecida. Dessa forma, em uma futura oportunidade, será possível o preenchimento por essas pessoas. Outro ponto de benefício é sobre a imagem da empresa diante a sociedade.

Ao abrir vagas para o público externo, a empresa cria uma imagem de empregadora, um símbolo de importância para a cidade, estado ou país em que ela está instalada.

Os mais famosos experts de recrutamento indireto são:

  • Headhunting

Os cargos da alta gerência requerem uma especialização bastante específica, por lidar com atividades de alto valor. Nesse sentido, ao realizar um recrutamento externo, os Head Hunters, ou caçadores de talentos, realizam uma abordagem profunda do perfil e atribuições dos candidatos.

Essa ação é necessária para que haja uma maior aderência à vaga que será preenchida. O consultor tem uma dedicação exclusiva para explorar melhor os perfis profissionais desses candidatos, reunindo todas as condições necessárias para a melhor integração.

  • Consultoria de Pesquisa Direta

A consultoria de Pesquisa Direta trabalha com um público diferente dos Headhunters, mas as metodologias são bastante semelhantes. Nesse cenário, esses consultores costumam buscar gestores seniores, que ainda não chegaram ao topo da carreira.

Geralmente, essas são pessoas mais acessíveis e receptíveis a propostas. A dinâmica dessa consultoria é baseada em uma pequena lista de candidatos fornecida pela empresa que deseja o candidato, e o consultor fará o processo de recrutamento.

  • Consultoria de Recrutamento

A consultoria de recrutamento tem uma abordagem mais ampla, podendo abordar os mais diversos níveis de candidatos. Essa terceirização é solicitada quando a empresa não conta com recursos próprios para realizar recrutamento ou seleção.

Possíveis problemas do recrutamento externo

  • O recrutamento interno pode necessitar de mais tempo para a conclusão do processo, quando comparado com o recrutamento interno;
  • Por não conhecer os candidatos, o recrutamento externo pode ser mais inadequado ou com um nível de segurança menor;
  • O risco de incompatibilidade cultural pode ser grande;
  • As perspectivas do novo colaborador podem ser frustradas devido a rejeição por parte dos veteranos da empresa;
  • O tempo de integração do novo colaborador é maior do que no recrutamento interno;
  • A desmotivação entre os colaboradores da organização frustra expectativas do plano de carreira.

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Este artigo pertence ao Curso de Recrutamento e Seleção

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