Área do Aluno


ou



REMOÇÃO DO ESMALTE ANTIGO E FORMATO DAS UNHAS

Os materiais necessários para essa etapa são algodão, removedor de esmalte (com ou sem acetona) ou lenços removedores e bastão de inox ou madeira. Caso o cliente em questão seja assíduo, verifique se ele autoriza a reutilização do bastão de madeira na próxima visita. Nesse caso, limpe o palito com álcool e guarde-o numa embalagem apropriada com o nome da pessoa. Assim, você economiza sem colocar em risco a saúde.


1) Passe em cada unha um chumaço de algodão umedecido com a acetona ou o removedor de esmalte no sentido da matriz para a ponta dos dedos. Não há problema em usar o lado oposto do algodão.


2) Molhe a ponta do bastão de inox ou madeira com um pouco de removedor de esmalte e enrole um tufo de algodão na parte úmida. Após mergulhá-lo no removedor, passe o bastão no canto das unhas fazendo o contorno das cutículas, com o cuidado de não machucar o cliente, para eliminar os restos de esmalte que ficam mais próximos da pele.


Definição e Acerto de Tamanho e Formato das Unhas

Os materiais necessários para essa etapa são alicate de corte de unhas, lixa de unha e lixa fina ou polidor.

Certifique seu cliente de que o alicate está esterilizado. Se você usa a autoclave, abra a embalagem e retire o material na frente dele. Também, não se esqueça de que as lixas devem ser novas.

Observe as mãos e o formato das unhas do cliente levando em consideração os seguintes aspectos:

▪ Mãos pequenas e cheias ficam harmoniosas com unhas arredondadas nas laterais e retas nas pontas.

▪ Mãos e dedos magros e alongados ficam harmoniosas com unhas quadradas.

▪ Mãos pequenas e delicadas ficam harmoniosas com unhas arredondadas.

▪ As unhas também podem ser ovaladas ou pontiagudas. Da mesma forma que as unhas arredondadas, o formato ovalado alonga as mãos e os dedos, além de reduzir a possibilidade de as unhas se quebrarem, o que pode ser uma ótima alternativa para clientes que possuem unhas fracas ou quebradiças.


Apesar de ter essas noções ao observar as mãos e unhas do cliente, também leve em consideração o que ele prefere para não passar a impressão de que você está impondo seu gosto.

Além desses procedimentos, pergunte ao cliente se ele prefere diminuir as unhas com lixa ou que as corte com alicate ou tesoura.


Siga o passo a passo:

1) Apoie o alicate ou a tesoura na palma de sua mão com o corte para cima.


2) Segure a mão do cliente, posicione o alicate ou a tesoura com o fio voltado para o local em que a unha será aparada e realize o corte.


Treinar o uso do alicate e da tesoura com as próprias unhas é uma forma de aprender a segurar esses instrumentos com firmeza.

Tenha o cuidado de tirar um pouco menos do que o comprimento imaginado para não correr o risco de encurtar muito as unhas. Daí, acerte o tamanho com a lixa.


3) Escolha a face da lixa de acordo com a necessidade. A parte mais grossa será usada caso queira trabalhar o comprimento da unha ou se precisar fazer uma grande mudança no seu formato. Já a parte menos abrasiva (mais fina) serve para fazer o acerto final. Se seu cliente tiver a unha frágil, use apenas a lixa mais fina.


Inicie o lixamento pelo canto das unhas e faça a curvatura em direção ao meio. Faça movimentos suaves.

Para o caso de unhas quadradas, deixe a lixa mais reta. Para as redondas ou ovaladas, incline a lixa.

Antes de encerrar, verifique se todas as unhas estão em harmonia quanto ao tamanho e formato. Se o cliente ainda não estiver satisfeito, use a lixa para acertar o formato.


4) Passe óleo secante nas unhas (pingue uma gota no centro de cada uma) e use o polidor para dar um retoque final no formato e retirar as imperfeições da face superior. Ele permitirá um efeito mais uniforme do esmalte.

O polimento deve ser feito de uma a duas vezes por mês, e não toda semana.



Este artigo pertence ao Curso de Manicure e Pedicure

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados