Área do Aluno


ou



Rendimento na Gestão de Estoque

Para ter certeza absoluta da eficiência e qualidade do produto em estoque, é necessário cumprir metas, seguir alguns padrões de trabalho e ter a excelência do trabalho refletida nas métricas de produtividade e saída.

Exigência

O estabelecimento de padrões é o mais importante, pois só assim é possível definir alguns parâmetros e determinar se a gestão de estoques está funcionando bem em geral ou se são necessários alguns ajustes.

Esses requisitos podem ser estabelecidos de várias maneiras, expectativas de custo e nível de serviço, padrões de empresas concorrentes e estatísticas iniciais são alguns dos elementos que podem ser considerados como parâmetros analíticos, pois esses métodos foram estabelecidos anteriormente.

No que diz respeito às metas, é preciso ficar atento a esses resultados, pois, à medida que as metas forem alcançadas, haverá tantas possibilidades de cumprimento do padrão quanto de metas não cumpridas, assim será possível justificar algumas mudanças no processo.

Nesse sentido, as melhorias contínuas são direcionadas e quaisquer dificuldades podem ser identificadas para que possam ser corrigidas antes mesmo que a empresa comece a perder dinheiro.

Avaliação

Para realmente acreditar que os padrões e metas estão realmente sendo seguidos e alcançados, é preciso mensurar o que está sendo feito para ter informações específicas, antes mesmo de tomar qualquer ação.

Para obter esta informação, existem algumas formas de visualizar estes dados de forma eficiente, nomeadamente relatórios e auditorias.

Como os relatórios são a ferramenta mais comum para medir o desempenho, eles são informações escritas e podem ser de diferentes tipos, dependendo das atividades realizadas.

Com o avanço da tecnologia da informação, esses relatórios podem ser impressos a qualquer momento a partir do software instalado pela empresa.

No caso de atividades de reabastecimento, os relatórios analíticos mais comuns são status de estoque, consumo e média de compras, classificação de fornecedores, utilização de armazenamento e atividade de processamento de pedidos.

Esses relatórios devem ser impressos e revisados ​​regularmente para mostrar tendências e comparar o desempenho ao longo do tempo.

Em alguns casos, um relatório pode fornecer informações totalmente satisfatórias no nível exigido, mas essas informações podem estar incorretas.

Devido à possibilidade de erros nos parâmetros reportados e muitos outros erros como erros de digitação, informações incorretas de retiradas, devoluções de estoque e até mesmo furtos, uma auditoria se faz necessária, pois o relatório não possui um sistema de análise preciso para todo o relatório.

Portanto, é necessário que todo o sistema seja revisto e as auditorias podem ser realizadas em várias atividades.

Nesse viés, as auditorias de estoque são realizadas pelo menos anualmente em toda a empresa para manter os estoques de matérias-primas, trabalho em andamento e produtos acabados.

Portanto, uma contagem de estoque geralmente é necessária para calcular impostos, mas os profissionais de logística usam auditorias para corrigir quaisquer discrepâncias nos registros contábeis de estoque.

Há também a assinatura dos documentos de embarque, pois algumas empresas possuem grande volume de transporte, o transportador pode detectar alguns erros de cálculo, o que pode causar muitos prejuízos e aumentar o erro de escala.

Existem também diferentes formas de auditorias e estas são realizadas para garantir que as informações fornecidas no relatório sejam verdadeiras.

Caso a auditoria descubra erros, torna-se necessário reestruturar o processo para que não ocorra novamente.

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Estoque

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados