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JACILEIDE BATISTA DA SILVA
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JACILEIDE BATISTA DA SILVA

Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.

Yngridi Lobato Liberato
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Yngridi Lobato Liberato

Achei tudo muito bom

Adriano Aquino dos Santos
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Adriano Aquino dos Santos

Curso muito bom

Beatriz Higino da Silva Nunes
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Beatriz Higino da Silva Nunes

Ótimo

Erondina Maria silveira
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Erondina Maria silveira

Excelente curso

Andressa
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Andressa

Ótimo curso

Albertina Malebo Caginga
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Albertina Malebo Caginga

Amei o curso, matéria super compreensiva e clara, adorei

Antônia Cavalcante Batista
★★★★★
Antônia Cavalcante Batista

Gostei muito do curso

Rosilene da Silva Santana
★★★★★
Rosilene da Silva Santana

Será um prazer fazer parte da plataforma

Evely de oliveira fidencio
★★★★★
Evely de oliveira fidencio

Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .

REVISANDO: NOVE PRINCÍPIOS PARA O TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES


Nós já tratamos desse assunto na unidade sobre o tratamento de reclamações, mas é impossível falar de pós-venda sem considerar reclamações. Afinal, pode ser que aquele produto não tenha atendido as expectativas do cliente, um carro tenha apresentado defeitos ou uma viagem não tenha saído conforme o esperado.


Por isso, é fundamental saber lidar com as reclamações do cliente, além de ter em mente quais são os nove princípios básicos para o seu tratamento. Lembra quais são?


  1. Visibilidade: todas as informações necessárias sobre como e onde reclamar devem estar visíveis para os clientes, colaboradores e demais partes interessadas;

  2. Acessibilidade: os processos relacionados a reclamações devem ser de fácil acesso aos interessados. Além disso, todos os meios devem ser colocados para que nenhum tipo de reclamante fique sem o direito de ser ouvido;

  3. Prontidão nas respostas: o retorno sobre a reclamação recebida deve ser de imediato ao cliente, assim como o seu encaminhamento aos responsáveis pela sua resolução. O reclamante deve ser informado sobre todos os passos de sua reclamação durante o seu tratamento;

  4. Objetividade: prevê que cada reclamação seja tratada de forma igual, objetiva e imparcial;

  5. Ônus: o acesso ao processo de tratamento de reclamação deve ser sem ônus ao reclamante;

  6. Confidencialidade: deve ser preservada no processo de tratamento de reclamações, a identidade do reclamante de modo que a mesma somente esteja disponível onde extremamente necessário;

  7. Abordagem com foco no cliente: a organização que tem foco no cliente é aberta ao retorno do mesmo, seja por meio de reclamações ou sugestões, demonstrando comprometimento, por meio de suas ações, na resolução das reclamações;

  8. Responsabilidade: a organização define e estabelece as atribuições e responsabilidades pelas ações e decisões relacionadas ao tratamento das reclamações;

  9. Melhoria contínua: a organização deve ter como objetivo melhorar continuamente o seu processo de tratamento de reclamações e a qualidade de seus produtos.

Este artigo pertence ao Curso Atendimento ao Cliente

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
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JACILEIDE BATISTA DA SILVA
★★★★★
JACILEIDE BATISTA DA SILVA

Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.

Yngridi Lobato Liberato
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Adriano Aquino dos Santos
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Evely de oliveira fidencio
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Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .

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