Entrar/Criar Conta
REVISANDO: NOVE PRINCÍPIOS PARA O TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES
Nós já tratamos desse assunto na unidade sobre o tratamento de reclamações, mas é impossível falar de pós-venda sem considerar reclamações. Afinal, pode ser que aquele produto não tenha atendido as expectativas do cliente, um carro tenha apresentado defeitos ou uma viagem não tenha saído conforme o esperado.
Por isso, é fundamental saber lidar com as reclamações do cliente, além de ter em mente quais são os nove princípios básicos para o seu tratamento. Lembra quais são?
Visibilidade: todas as informações necessárias sobre como e onde reclamar devem estar visíveis para os clientes, colaboradores e demais partes interessadas;
Acessibilidade: os processos relacionados a reclamações devem ser de fácil acesso aos interessados. Além disso, todos os meios devem ser colocados para que nenhum tipo de reclamante fique sem o direito de ser ouvido;
Prontidão nas respostas: o retorno sobre a reclamação recebida deve ser de imediato ao cliente, assim como o seu encaminhamento aos responsáveis pela sua resolução. O reclamante deve ser informado sobre todos os passos de sua reclamação durante o seu tratamento;
Objetividade: prevê que cada reclamação seja tratada de forma igual, objetiva e imparcial;
Ônus: o acesso ao processo de tratamento de reclamação deve ser sem ônus ao reclamante;
Confidencialidade: deve ser preservada no processo de tratamento de reclamações, a identidade do reclamante de modo que a mesma somente esteja disponível onde extremamente necessário;
Abordagem com foco no cliente: a organização que tem foco no cliente é aberta ao retorno do mesmo, seja por meio de reclamações ou sugestões, demonstrando comprometimento, por meio de suas ações, na resolução das reclamações;
Responsabilidade: a organização define e estabelece as atribuições e responsabilidades pelas ações e decisões relacionadas ao tratamento das reclamações;
Melhoria contínua: a organização deve ter como objetivo melhorar continuamente o seu processo de tratamento de reclamações e a qualidade de seus produtos.
Este artigo pertence ao Curso Atendimento ao Cliente
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesAchei tudo muito bom
Ótimo
Ótimo curso
Gostei muito do curso
Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .
Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.
Achei tudo muito bom
Curso muito bom
Ótimo
Excelente curso
Ótimo curso
Amei o curso, matéria super compreensiva e clara, adorei
Gostei muito do curso
Será um prazer fazer parte da plataforma
Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .