Revistas e Sites do Mundo da Moda

Além de conhecer os principais nomes do mercado, um bom consultor de moda está ligado nos portais de notícias mais relevantes, que trazem atualidades e novidades. São nesses locais que você encontrará os ensaios relevantes, trazendo as melhores tendências do mercado.

Um consultor deve buscar estar antenado nas novidades, e como foi dito em nosso capítulo sobre a influência da tecnologia nesse, é preciso filtrar o que é relevante e aplicável a realidade de cada cliente.

Os melhores locais de confiança e conteúdo de qualidade para se atualizar são:

• Vogue

A Vogue foi uma das primeiras revistas de moda a ser comercializada no mundo todo. Muitas vezes chamada de “a bíblia da moda”, ela foi lançada primeiramente em 1892 lá nos EUA.

A popularidade foi tanta, que anos depois passou a serem feitas edições mensais, que rapidamente se espalharam por todo o mundo!

No momento, outros países como a Alemanha, Austrália, China, Portugal, México, Itália, França, Inglaterra, Brasil, e muitos outros possuem sua própria tiragem da revista.

A Vogue ainda conta com sua versão digital e portal online, onde é alimentado constantemente, sendo referência para todos os cantos.

• Harper´s Bazaar

Outra revista bem antiga e com grande impacto é a Harper’s. Publicada inicialmente em na década de 60, foi responsável por não apenas espalhar as peças da moda, mas de fazer uma ligação com as referências artísticas, expandindo ainda mais o conceito de moda.

O Brasil é um dos países que conta com sua própria edição, estando sempre trazendo as tendências do momento e novidades mundo afora.

• Elle

A Elle Magazine é uma revista francesa de renome. Criada em 1945 ela conquistou o mundo e é publicada em mais de 60 países, se tornando uma das revistas mais conhecidas quando o assunto é moda nacional e internacional para mulheres.

Além disso, essa revista teve importante papel durante o período pós guerra, quando reinventou a moda da França, e elevou a autoestima de muitas mulheres que ainda se encontram abaladas e desmotivadas com o resultado da guerra.

• Marie Claire

Provavelmente você já deve ter visto a Marie Claire na banca de revista de seu bairro. Ela é uma revista internacional criada em 1937 na França, mas que conta com sua versão brasileira publicada pela Editora Globo que faz um incrível sucesso.

Além de matérias sobre moda, a Marie Claire também traz novidades e pautas sobre cultura e tendências da sociedade.

• W Magazine

A W é a revista que se distancia do padrão. A letra W dessa revista não é à toa, ela significa when, why, what, who e where, que é traduzido para quando, por que, o que, quem e quando. Ou seja, não há um padrão na revista, trazendo questões de moda, música e design que fogem do óbvio. Infelizmente a W Magazine não possui uma versão brasileira.

• L’Officiel

Uma revista francesa tradicional, que dita a moda da França há alguns anos. Devido a sua grande influência a L’Officiel é considerada uma revista de elite, possuindo sua versão brasileira que é produzida e distribuída pela Editora Escala.

Além disso, a revista possui um site que é referência e presença constante nas redes sociais!

• Glamour

A Glamour é uma revista criada nos Estados Unidos, mas que sua versão brasileira é a que possui maior sucesso. É distribuída pela Editora Globo, e possui muito conteúdo para as mulheres, não só sobre moda, mas também sobre beleza e estilo de vida.

• Manequim

Revista brasileira totalmente focada em moda. Ela foi criada em 1959 e desde sua primeira edição atual como uma espécie de manual para a moda brasileira, assim como a Vogue.

A revista atualmente não conta com grande impacto no mercado, mas seu papel na história da moda, principalmente por ter acompanhado a evolução da moda feminina, é inegável.

• WGSN

Por fim, o site da WGSN é responsável por prever as tendências da moda. Contando com mais de 250 pesquisadores, o site realiza uma cobertura total do mercado consumidor e varejo, sendo uma espécie de biblioteca online para o mundo da moda.

Por tanto conteúdo exclusivo, para acessar seu site é necessário fazer uma assinatura.

Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda ll