Área do Aluno


ou



Salário - Descrição de Cargos e Salários

A questão dos salários é bem ampla e varia de acordo com o cargo para o qual o colaborador foi contratado. Dentro de um mesmo setor podem haver diversos níveis salariais, conforme tempo de trabalho e níveis de cargos. Por exemplo, dentro do setor do Departamento Pessoal, existe um gerente, podem ter coordenadores, funcionários sêniors, analistas, assistentes, e auxiliares.

Aqui devemos ter conhecimento que há uma diferença entre salário mínimo e piso salarial. O salário mínimo é previsto na Constituição Federal, e é o mesmo para todos os trabalhadores, considerando o mínimo que o trabalhador precisa para sobreviver, independente se possui dependentes ou não, qual sua constituição familiar, ou local de residência.

O piso salarial por outro lado, é diferente para cada estado, pois considera o trabalhador de forma independente, ou seja, leva em consideração questões como agregados familiares, profissão, nível de experiência, e local de residência, por isso, cada estado pode ter um piso salarial diferente.

Atualmente o salário mínimo nacional é de 1.100,00 reais. Anualmente este valor é atualizado, e a empresa deve se encarregar de repassar este aumento à todos os colaboradores. Anualmente também há um aumento salarial proposto pelos sindicatos que regem as empresas, que devem executar este reajuste também a folha de pagamentos.

Como há uma variedade imensa no que diz respeito a valores de salários, e estes valores também vão variar conforme os sindicados e os cargos, vamos tratar aqui de algo que é muito importante para o sucesso da empresa: descrição de cargos e salários.

9.1 - Descrição de Cargos e Salários

Ter uma estruturação de cargos e salários é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa, uma vez que proporciona uma forma justa de remuneração à todos os colaboradores, além de uma visão de crescimento dentro da própria empresa.

A descrição de cargos e salários fica a cargo do departamento pessoal, e devem ser analisados e descritos todos os setores da empresa. Vamos pensar em um passo a passo para executar esta atividade.

O primeiro passo é identificar e separar todos os setores existentes da empresa, a partir daí, é preciso identificar quais cargos existem dentro de cada um dos setores. Fazer uma descrição detalhada de quais são as funções exercidas por cada um dos cargos e estabelecer metas salariais.

Quando a descrição de cargos e salários está bem delimitada, o número de absenteísmo e falta de motivação diminui significativamente. Isso porque os funcionários conseguem observar uma divisão justa de tarefas, uma delimitação setorial, e um nível de hierarquia.

É preciso ter atenção que um salário não deve ser estipulado apenas em um decisão sem critérios do gestor da área, é preciso levar em consideração a faixa salarial praticada pelo mercado, as atividades a serem desenvolvidas, o nível de experiência e nível acadêmico.

Quando se faz um plano de cargos e salários, deve-se também levar em consideração os benefícios que serão oferecidos ao colaborador. Esta também pode ser uma forma de estruturar crescimento.

Por exemplo, um colaborador que inicia na área operacional como auxiliar pode receber o salário mínimo da categoria. Após o período de experiência, a empresa pode oferecer um pequeno aumento salarial, além da inclusão de benefícios.

Com esta descrição bem definida é possível fazer recrutamento interno com mais frequência e facilidade, sendo uma forma de promover os colaboradores já existentes na empresa, e que vestem a camisa.

Quanto mais organizada e estruturada a empresa for, mais funcionários motivados ela terá. Uma empresa sempre acaba perdendo um bom funcionário para a concorrência quando não proporciona à ele salários atrativos, nem planos de crescimento a longo prazo.



Este artigo pertence ao Curso de Departamento Pessoal

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados