Seleção de Tecnologia
A tecnologia selecionada deve ser a tecnologia apropriada. Uma seleção inadequada de tecnologia pode ser inútil para um projeto. Existem muitos casos em que a seleção de uma tecnologia errada levou um projeto a ficar doente nos primeiros anos.
A tecnologia apropriada pode ser definida como a tecnologia mais adequada às condições de suas operações (tempo e local). Uma tecnologia que é apropriada hoje pode se tornar inadequada no futuro. Assim, o tempo é um grande fator que pode tornar uma tecnologia inadequada. Projetos de energia térmica eram apropriados no passado, mas agora, com o perigo crescente do aquecimento global, eles se tornaram inadequados.
Outro fator importante que torna uma tecnologia inadequada é o espaço ou localização. A tecnologia apropriada na América pode não ser apropriada na Índia por causa de suas diferentes condições climáticas, cultura diferente e nível diferente de habilidades ou ambiente econômico diferente.
Os fatores a serem considerados ao selecionar uma tecnologia são:
- Ambiental: O ambiente físico deve ser considerado antes de selecionar uma tecnologia. Uma tecnologia que funciona em países frios da Europa pode não funcionar no clima tropical quente da Índia.
- Ético e cultural: A tecnologia selecionada não deve violar as práticas éticas ou culturais da região. A tecnologia usando pele de gado ou gordura de porco não será aceitável na Índia.
- Social: A tecnologia que precisa de trabalhadores altamente qualificados pode não ter sucesso em estados com muito baixo nível de alfabetização.
- Econômico: Este é um dos parâmetros mais importantes para a seleção de tecnologia. Países como a Índia têm menor custo de mão de obra e alto desemprego, mas muito alto custo de capital. Assim, a tecnologia selecionada deve ser mais laboratorial em vez de energia ou capital intensivo.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Projetos
Faça o Curso completo grátis!!