Sistemas Mais Comuns Utilizados no PCP - JIT (Just in Time)
A fabricação just-in-time é uma metodologia de negócios voltada para minimizar os tempos de produção, o estoque e os custos associados à produção e armazenamento de mercadorias. O JIT também ajuda as empresas a descobrir ineficiências que estão sendo mascaradas com o excesso de estoque.
Todas as organizações manufatureiras esperam conter os custos de produção e enviar os produtos o mais rápido possível. Existem várias metodologias que foram desenvolvidas para lidar com essas preocupações. Um deles é just-in-time.
A fabricação just-in-time é um sistema que visa reduzir o tempo que um produto passa passando pela produção e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo de resposta dos fornecedores. Controlar as variáveis é a chave para reduzir os custos de produção e aumentar a produtividade.
Semelhante à manufatura enxuta, a fabricação just-in-time foi projetada para atender à demanda em vez de criar um excedente na expectativa de uma necessidade futura, o objetivo principal é eliminar os resíduos provenientes da superprodução, espera e excesso de estoque.
Quando usar o Just-in-Time
A fabricação just-in-time é o estado quase natural dos negócios para fabricantes de pedidos, por exemplo, se você projeta para encomendar ou administrar uma pequena loja de empregos. No entanto, a ideia é que o JIT seja trazer as vantagens desses modos de fabricação para uma fabricação em maior escala.
As principais ideias do JIT na fabricação são que, a fim, os materiais para a produção devem chegar exatamente quando a produção está programada para começar, e não antes. E na outra ponta, os produtos fabricados devem ser terminados quase quando devem ser entregues aos clientes.
Isso significa que o JIT poderia ser melhor utilizado quando a demanda de mercado pelos produtos pode ser prevista com alta precisão, a demanda é sem flutuações bruscas e quando você tem fornecedores altamente confiáveis.
Vantagens da fabricação just-in-time
Quando as empresas colocam o tempo e o esforço adequados para implementar um sistema de fabricação just-in-time, elas podem esperar ver um impacto abrangente na produtividade, gerenciamento de riscos e custos operacionais. Aqui estão alguns dos benefícios que os fabricantes de JIT em todo o mundo estão experimentando:
- Níveis de estoque drasticamente reduzidos
- Tempos de chumbo mais curtos
- Menores custos de mão-de-obra
- Menos espaço necessário para operar
- Redução no inventário de trabalho em processo (WIP)
- Melhorias na qualidade (menos defeitos)
- Redução dos tempos de rendimento
- Menos horas padrão
- Aumento do número de embarques
A redução de estoque provocada pelo JIT também poderia revelar uma série de problemas e ineficiências que antes eram mascaradas com altos níveis de estoque. Estes podem incluir avarias frequentes, configurações longas, agendamento ineficaz, escassez de habilidades etc.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Produção
Faça o Curso completo grátis!!