Área do Aluno


ou



Tabela de controle financeiro

A tabela de controle financeiro é um método milenar utilizado para organizar e gerir as nossas contas e recursos. Trata-se de uma ferramenta simples que pode ser aprimorada de acordo com as suas necessidades pessoais.

Para construir uma tabela de controle financeiro, você pode utilizar tanto ferramentas mais arcaicas como o simples lápis e papel, como também pode utilizar de ferramentas mais sofisticadas como o Excel.

Além disso, existem vários modelos de tabelas financeiras disponíveis na própria internet, que também podem ser utilizados baseando-se nos parâmetros já aprendidos ao decorrer do curso. A exemplo, trouxemos o modelo disponibilizado pela plataforma da Serasa para a manutenção de gastos através do computador.

Disponível em: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1iPH9fKMseC8mayuRMMoq2IUNUBjnutwV_caIhRRjMoA/edit#gid=0

Neste link você conseguirá acesso a uma tabela totalmente editável, elaborada por especialistas em planejamento financeiro. Perceba que não somente os custos fixos estão apontados para registro, como também os custos variáveis e definição de metas a longo prazo.

O objetivo desta ferramenta é tornar a definição de custos mais visual a fim de possibilitar uma maior análise diagnóstica da sua relação com o dinheiro. Todos nós possuímos gastos. Entretanto é a forma como lidamos com os nossos gastos que vão definir a nossa saúde financeira.

Dessa forma, é possível realizar uma planilha generalizada para os custos básicos do mês e do planejamento mensal, bem como a construção de planilhas detalhadas segregadas com o objetivo de entender de forma estratificada como entrar e como sai o nosso dinheiro.

Logo, a primeira tabela financeira a ser aprendida de forma segregada é a tabela de gastos. Aqui você precisará apontar todos os custos obtidos de forma fixa, ou variável no período de 30 dias analisados.

Para isso, você irá realizar a separação dos custos como aprendidos anteriormente, de acordo com seu padrão de vida. Portanto, se foram utilizados 1000 reais com gastos em lazer, você deverá apontar quais foram as atividades ou produtos adquiridos que resultaram neste custo final.

É importante salientar que ferramentas como Excel e Google planilhas possuem os próprios sistemas de cálculo. Dessa forma, através da utilização de fórmulas simples, você será capaz de obter o resultado final dos valores somados, para que assim possa analisá-los de maneira eficaz.

Seria interessante ainda que você realizasse o seu controle de gastos individuais e o controle doméstico. A partir disso você conseguirá enxergar melhores oportunidades de aproveitamento de recursos e redução de gastos desnecessários.

O segredo para qualquer planilha de monitoramento está na organização do responsável por ela. Logo, mesmo com a mais sofisticada das planilhas do Excel, você deve entender a necessidade de constância na alimentação dos dados de sua planilha. Portanto, ao realizar o planejamento financeiro da sua família, estabeleça períodos destinados a alimentação dos seus dados financeiros.

Além disso, oriente os demais membros da sua família a realizarem o seu próprio controle financeiro de gastos. Pois lembre-se que um dos pontos mais importantes para o pleno funcionamento do gerenciamento de finanças está na capacidade de fazer com que os objetivos da sua família estejam alinhados junto com os seus. Dessa forma, todos caminharão rumo ao mesmo objetivo.

Você está chegando na reta final deste curso. Esperamos que as nossas dicas tenham te auxiliado a entender um pouco mais sobre finanças e como elas afetam de forma tanto positiva quanto negativa a nossa vida pessoal. Entretanto, como você mesmo pôde perceber, o gerenciamento financeiro não esconde muitos segredos para o seu funcionamento pleno. Aliás, o maior segredo por trás dos grandes investidores e gerenciadores está no senso de disciplina.

Ah, e não esqueça! Antes de finalizar o curso você precisa responder os exercícios para a obtenção de conhecimento fixo e do certificado do curso.

Ferramentas úteis

Assim como você já pôde perceber ao longo deste módulo, as tecnologias estão sempre sendo desenvolvidas a fim de nos auxiliar a conquistar nossos objetivos e facilitar as nossas vidas. Dessa forma, existem diversas ferramentas de gerenciamento financeiro já disponíveis no mercado que poderão nos auxiliar de forma dinâmica, sem a necessidade de realizar algumas atividades de forma manual.

Logo, trouxemos algumas delas que podem ser utilizadas de forma gratuita para o seu gerenciamento financeiro. É importante salientar que a escolha da melhor plataforma deve ser feita por você, a partir da definição das suas necessidades.

Talvez, ao adquirir uma ferramenta desta, você esteja buscando a melhor opção automatizada, evitando a perda de tempo relacionada a adição de dados em planilhas. Ou ainda, o seu objetivo pode ser entender a melhor forma de realizar suas metas e objetivos sem precisar quebrar a cabeça calculando percentuais de rendimento.

O fato é que cada indivíduo possui uma particular necessidade financeira que deve ser amenizada através do gerenciamento tecnológico de finanças.

Meu Dinheiro

Trata-se de um aplicativo disponível para web e smartphones, que permite uma análise completa das finanças, incluindo gestão de cartão de crédito, controle de saldos e registro de gastos com itens específicos.

Além disso, este sistema é capaz de te auxiliar na gestão de planos e metas futuras. Mas o mais importante acerca desta ferramenta é que você pode optar tanto pela versão paga, como pela versão gratuita.

GuiaBolso

Esse é um dos aplicativos mais completos disponíveis para utilização no mercado. Isto acontece, pois além de permitir a organização das despesas por categorias, o app é integrado com os bancos brasileiros.

Para realizar esta vinculação, é necessário apenas cadastrar as suas contas e cartões, e o sistema identifica o seu extrato. Dessa forma, ele interpreta os gastos, categorizando-os de forma automática. O aplicativo está disponível de forma gratuita.

Mobills

Plataforma disponível para web e smartphones. Através deste aplicativo é possível categorizar as despesas e receitas, bem como ter acesso a gráficos e relatórios personalizados e definir metas e objetivos a curto, médio e longo prazo. Na versão premium, também é possível gerenciar o cartão de crédito, registrando seus gastos manualmente, sendo este o maior empecilho entre esta opção anteriormente descrita.

Entretanto, é importante salientar que quando comparada às demais opções, a plataforma possui duas principais vantagens: primeiramente, uma fácil navegação e por último o armazenamento de dados em nuvem.

Minhas Economias

Aplicativo que consegue realizar a organização e planejamento das suas finanças, bem como a realização de previsões dos dados da sua conta bancária. E para aqueles que possuem maiores dificuldades em lembrar as datas de pagamento, o app envia lembretes sobre pagamentos e transações que devem ser feitos nos próximos dias, além de notícias sobre o universo financeiro. É importante salientar ainda que ele é gratuito, mas oferece opções pagas dentro do próprio aplicativo.



Este artigo pertence ao Curso de Finanças Pessoais

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados