Tecido Adiposo

Como visto no tópico anterior, o tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo. Contudo, neste item, nós vamos aprofundar ainda mais sobre as suas características, uma vez que, esse tipo de tecido é responsável pelo acúmulo de gordura.

Diante disso, a massagem redutora trabalha diretamente a fim de combater a gordura localizada e reduzir o armazenamento de lipídios no interior dos adipócitos (não se preocupe, falaremos mais sobre gordura localizada no próximo tópico).

O tecido adiposo é caracterizado por possuir células adiposas, às quais são chamadas de adipócitos e são responsáveis pelo acúmulo de gordura. Ele tem as funções de isolante térmico, reserva energética e proteção dos órgãos contra os traumas mecânicos.]

A matriz extracelular do tecido adiposo é formada por fibras reticulares de colágeno bem finas (principalmente do tipo III), que formam redes entre si e envolvem os adipócitos.

Já os adipócitos são células que possuem uma grande quantidade de vasos sanguíneos, principalmente capilares, e acumulam gordura em seu interior no formato de triglicerídeos - que se tratam de 3 moléculas de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerol.

Com isso, o acúmulo de gordura no interior dos adipócitos se dá, especialmente, quando existe um alto consumo de alimentos energéticos, em conjunto com o baixo gasto calórico. Como consequência disso, o organismo acumula o excesso de energia em formato de gordura no interior das células adiposas.

De modo geral, existem dois tipos de tecido adiposo: o unilocular e o multilocular. Veja a seguir quais são as diferenças entre eles!

Tecido adiposo unilocular

Também conhecido como tecido adiposo amarelo ou comum, o tecido adiposo unilocular é caracterizado por possuir células grandes e por ser encontrado na maior parte do corpo dos adultos. Com isso, ele é o principal reservatório de gordura do organismo e está relacionado diretamente com a idade e dieta dos indivíduos.

As suas células são bem grandes - quando estão desenvolvidas - e, por isso, elas são formadas por apenas uma grande gota de gordura em seu interior (o que justifica o nome desse tipo de tecido de unilocular).

Desse modo, a gordura ocupa a maior parte do espaço da célula e, por isso, o núcleo fica em uma posição mais periférica e existe pouco citoplasma.

Contudo, os adipócitos do tecido adiposo amarelo conseguem aumentar ou diminuir o seu tamanho a depender da quantidade de gordura que vai se desenvolvendo em seu interior. É o caso de quando o indivíduo começa a ganhar peso, em detrimento do acúmulo de gordura; ou perder peso, em razão da diminuição de gordura corporal.

Além disso, esse tipo de gordura possui carotenóides dissolvidos em sua composição. O que justifica a sua coloração que pode variar do bege ao amarelo-escuro.

Ademais, o tecido adiposo unilocular é altamente vascularizado e forma o denominado panículo adiposo - que se trata de uma camada de tecido gorduroso situado abaixo da pele, o qual está conectado ao tecido muscular e à derme.

As suas funções são relacionadas a reserva energética, preenchimento, secreção de substâncias, sustentação dos órgãos internos e isolante térmico.

Tecido adiposo multilocular

Diferente do tecido adiposo unilocular, o tecido adiposo multilocular possui diversas gotículas de gordura no interior de suas células, o que justifica o seu nome. Além disso, as células adiposas desse tipo de tecido possuem várias mitocôndrias e uma maior quantidade de citoplasma.

Portanto, em razão disso e devido a sua grande vascularização, o tecido adiposo multilocular apresenta uma coloração que varia entre o pardo ao marrom, o que lhe dá o nome também de tecido adiposo marrom.

Além disso, enquanto no tecido adiposo amarelo encontram-se células grandes, no tecido adiposo marrom, os adipócitos são pequenos e possuem o formato poligonal. Contudo, nos adultos, ele está em menor quantidade no corpo em comparação com a unilocular. Estando mais presente nos recém-nascidos.

Em relação às suas funções, o tecido adiposo multilocular é responsável pela manutenção da temperatura corporal, especialmente em dias mais frios.

Funções

• Depósito de energia: o tecido adiposo é o principal responsável pela reserva energética do corpo. Desse modo, a energia acumulada pode ser utilizada em situações de privações de alimentos, quando o gasto calórico está maior do que a ingestão ou em outras carências;
    • Preenchimento: por ser um tipo de tecido conjuntivo, ele está presente em torno dos órgãos com a função de preencher espaços e manter as estruturas fixas;
    • Isolante térmico: ele protege contra o frio, pois atua na regulação da temperatura corporal;
    • Secreção de substâncias: leptina (hormônio responsável pela regulação da saciedade após a ingestão de alimentos);
    • Proteção contra traumas mecânicos: por estar ao redor dos órgãos internos, ele ajuda a protegê-los de impactos e traumatismos externos.

Este artigo pertence ao Curso de Massagem Redutora