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TEORIA DAS INFLUÊNCIAS SELETIVAS

A Teoria da Influência seletiva diz que a comunicação pode ser estabelecida com diferentes sociedades ou pessoas. A mensagem é entendida de acordo com cada sociedade/indivíduo, pois diferentes pessoas decodificam mensagens de diferentes maneiras, assim a mídia direciona distintos códigos para cada tipo de sociedade. Essa teoria se subdivide em três pequenas teorias que nos ajudam a entender como a comunicação de massa tende a influenciar as pessoas, sendo elas:


  • Teoria das Diferenças Individuais: de acordo com essa teoria, cada pessoa possui suas individualidades, mas dentro da sociedade ela se torna uma, agindo de acordo com as leis, culturas e religiões desta.

  • Teoria da Diferenciação Social: a individualidade de cada pessoa acaba gerando diferenças dentro de uma sociedade, assim ela se subdivide em grupos sociais. Um bom exemplo de divisão social em grupos são as religiões, que agregam pessoas diferentes, mas com a mesma linha de pensamento. É de acordo com esses grupos que a sociedade começa a se organizar em relação a classe social, local de moradia, escolaridade, etnia, entre outras subdivisões. 

  • Teoria dos Relacionamentos Sociais: o modo como as pessoas se relacionam é responsável pela divulgação e aceitação de uma mensagem. Entretanto, essa mensagem chega à população por meio de um líder de opinião, é aquela pessoa que passa credibilidade, que sabe como e o que falar para um determinado público. Eles são formadores de opiniões e deixam registrados na população a difusão de suas ideias, dando início a discussões e trocas de informação das pessoas dentro da sociedade. Um bom exemplo disso é o Papa, que de acordo com seus ideais leva a população Cristã - Católica a segui-lo.

  • Abordagem empírico-experimental: respaldada na psicologia, intervenção de fatores individuais e subjetivos no processo comunicativo.

  • Abordagem empírica de campo: fatores de mediação social que interferem na recepção e decodificação.


Comunicações persuasivas podem alterar atitudes (crenças, sentimentos e impulsos a ação), e a correlação entre atitudes e comportamentos. Assim, se pudessem modificar atitudes dos membros da audiência pela utilização de mensagens persuasivas, por certo ocorreriam modificações correlatas de seu comportamento ostensivo. Como considerações na formação do sistema social, temos: 


  • Modernização

  • Urbanização

  • Migração

  • Divisão do trabalho

  • Estratificação

  • Mobilidade social



Este artigo pertence ao Curso de Teorias da Comunicação

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