TESTE SEU POTENCIAL COMUNICATIVO
Saber os pontos fortes e fracos do seu sistema de representação é o primeiro passo para aumentar o seu Potencial Comunicativo. Este teste dará uma chave valiosa para você aprender a observar-se na sua comunicação interpessoal e tornar-se um excelente comunicador em todos os momentos do seu dia-a-dia.
1. Escolha 20 palavras da lista abaixo que, por qualquer razão, mais o impressionam ou se destacam na sua percepção:
Trovejar 34. Mergulhar
Retrato 35. Discurso
Mordida 36. Queimadura
Desafinado 37. Murmurar
Auréola 38. Saboroso
Mexer 39. Gesticular
Emoção 40. Espinho
Trombeta 41. Estampa
Aparência 42. Sensação
Miragem 43. Sotaque
Grunhido 44. Visualização
Ventania 45. Aroma
Conforto 46. Ritmo
Audiência 47. Úmido
Desbotado 48. Retórica
Coceira 49. Gorjeio
Ruborizar 50. Áspero
Palpável 51. Pálido
Iluminação 52. Vozeiro
Doçura 53. Veludo
Eco 54. Claridade
Transparecer 55. Observar
Timbre 56. Silêncio
Focalizar 57. Arrancar
Perfume 58. Brilhante
Ofuscar 59. Orquestra
Barulho 60. Paisagem
Panorama 61. Textura
Eloquência 62. Acústico
Periscópio 63. Segurar
Assobio 64. Espelho
Colorir 65. Sinfonia
Campainha 66. Cenário
2. Agora, anote quantas palavras foram escolhidas dentro de cada grupo:
Grupo A: 2, 5, 9, 10, 15, 17, 19, 22, 24, 26, 28, 30, 32, 41, 44, 51, 54, 55, 58, 60, 64, 66
Grupo B: 1, 4, 8, 11, 14, 21, 23, 27, 29, 31, 33, 35, 37, 43, 46, 48, 49, 52, 56, 59, 62, 65
Grupo C: 3, 6, 7, 12, 13, 16, 18, 20, 25, 34, 36, 38, 39, 40, 42, 45, 47, 50, 53, 57, 61, 63
3.Depois, multiplique por cinco o total obtido em cada coluna.
4. Agora indique o seu placar no quadro:
%
Ligando os três pontos marcados em cada coluna, você tem um gráfico da sua habilidade comunicativa nos três diferentes canais (Visual, Auditivo ou Cinestésico). Veja em qual desses canais sua comunicação é predominante e em qual deles você está menos versátil. Seu maior placar indica sua predominância. Seu menor placar mostra em que aspectos você poderia melhorar na sua comunicação, aumentando consequentemente o seu Potencial Comunicativo.
Os visuais: talvez você goste de ouvir música enquanto dirige, mas é possível que, ao chegar à cidade e notar que o trânsito se torna mais intenso e complicado, o rádio ligado comece a incomodar, e mais se em vez de música forem palavras o que se ouve. Você não consegue se concentrar. Este seria um simples exemplo de pessoas que usam este sentido em maior grau. Essas pessoas têm um alto nível de energia, são inquietas e observadoras, captam os detalhes e muitos dos pequenos aspectos que, para outras pessoas, passam despercebidos. Costumam visualizar imagens na sua mente para poder se lembrar delas e é comum que para isso tenham que escrever pequenas anotações. Precisam de lugares tranquilos para se concentrar.
Os auditivos: você é daqueles que costumam expressar seus pensamentos em voz alta? Prefere sempre que as outras pessoas lhe expliquem as coisas a lê-las você mesmo? Você costuma seguir com facilidade as conversas das pessoas ainda que esteja olhando para outro lado? Se é assim, a sua modalidade de processar a informação é a auditiva. Segundo a PNL, são pessoas mais relaxadas, comunicativas e com grandes dons de expressão; gostam de conversar e lembram com alto grau de detalhe cada uma das palavras que ouviram.
Os cinestésicos: quais são as suas paixões? Você gosta de cozinhar, gosta de esporte, trabalhar ao ar livre? Prefere experimentar as coisas antes de se informar sobre elas? A PNL diz que as pessoas cinestésicas, apesar de tranquilas, sentem um gosto especial pelas emoções e por tudo aquilo que tenha a ver com as coisas manuais, com experimentar o tato, o gosto e o olfato. São muito expressivas socialmente, daquelas que procuram o contato pessoal, os abraços… o contato físico. Elas não têm um interesse especial pelos detalhes como podem ter as pessoas mais “visuais”, por isso são mais espontâneas e com tendência a procurar emoções em primeiro lugar.
Este artigo pertence ao Curso de Oratória e Apresentação em Público
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