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Ética e profissionalismo no ambiente de trabalho - Auxiliar Administrativo

Passadas as funções que um auxiliar administrativo tem dentro de uma organização, é chegada a hora de abordar muitas das características e valores que esse profissional deve ter para atuar.

Nesse sentido, não há como deixar de fora aspectos como ética e profissionalismo dentro de um ambiente laboral. Entenda mais a fundo ambos os conceitos e garanta que ao exercer suas funções enquanto auxiliar administrativo, eles jamais serão negociáveis.

O que é ética?

A ética está diretamente ligada à moralidade. Ela consiste no conjunto de valores sociais e morais de um grupo ou sociedade. Basicamente, sobre o que é certo e errado para um nicho de pessoas de determinado lugar ou cultura.

A ética no trabalho tem um grande peso, pois garante que haja a boa convivência através da adoção de princípios universais, como, por exemplo, respeitar o próximo, não roubar, não agir de má-fé em prol de si mesmo, entre outros.

Assim sendo, todas as ações adotadas dentro do ambiente de trabalho, antes de mais nada, precisam considerar a ética com o intuito de preservar o bem-estar com os companheiros de trabalho e a moral de si mesmo.

Alguns dos valores e princípios éticos:

  • Agir com honestidade;
  • Prezar pelo respeito;
  • Ser responsável consigo e com os outros;
  • Manter a confidencialidade de informações (tanto de questões laborais quanto íntimas dos colegas de trabalho)
  • Atender os valores da empresa em que se está prestando serviço;
  • Agir de acordo com a moral da sociedade em que se está inserido (a);
  • Sanar impasses sem perder a razão;
  • Cumprir todas as ordens da organização (em todos os aspectos, como valores da empresa, proteção ambiental, saúde e segurança no trabalho, propriedade intelectual, entre outros).

Promover uma cultura ética no trabalho não apenas contribui para um ambiente saudável e produtivo, mas também ajuda a construir a confiança entre os colegas, clientes e a sociedade em geral. Cabe aos indivíduos e às organizações cultivar e promover uma cultura ética, incentivando o comportamento ético e estabelecendo padrões claros de conduta.

O que é profissionalismo?

Segundo o dicionário Michaelis, profissionalismo está definido como: 1. Atributo de profissional; 2. Conjunto de atitudes características de bons profissionais e; 3. Caráter profissional de certa atividade.

Esse conceito envolve todas as competências e atitudes que tornam excelente o ofício de um profissional. Normalmente, todas estão atreladas ao comprometimento com a realização de um bom trabalho. Essas atitudes estão pautadas na ética, nas normas e nos valores da organização.

Agir com profissionalismo está longe de tirar a liberdade de interagir ou de tornar o ambiente mais leve. Pelo contrário, o profissionalismo garante que independentemente de percalços, impasses e problemas de trabalho, o bem-estar coletivo siga vigente.

Basicamente, esse termo ressalta que há responsabilidades a serem seguidas de acordo com competências éticas, como tratar bem os colegas de trabalho, clientes e demais envolvidos na empresa; vestir-se adequadamente diante dos eventos ou do código de vestimenta da organização; distinguir um amigo de colega de trabalho (independentemente da hierarquia) enquanto se está prestando serviço para a organização e muito mais.

Ser profissional dentro deste conceito também requer que o funcionário atue com conhecimento sobre suas funções e sobre a organização como um todo, além de se manter atualizado para realizar seu ofício e sempre disposto a agregar o trabalho em geral.

Alguém que age com profissionalismo é extremamente íntegro e carrega também alguns dos princípios básicos da administração entre suas próprias características. É um profissional que age com transparência e respeito, que se apresenta de maneira adequada em relação à postura e comunicação verbal e não verbal. Ademais, agir com profissionalismo também envolve características como pontualidade e cumprimento de compromissos e obrigações para com o time de trabalho e a própria empresa como um todo.

A prática da escuta ativa, colaboração e trabalho em equipe, além do respeito à diversidade de ideias, pessoas e perspectivas também são traços do profissionalismo. Por fim, pessoas profissionais visam atender às necessidades e expectativas dos clientes ou das partes interessadas, sempre comprometidos em entregar resultados de qualidade e superar as expectativas.

Também são pessoas que sabem reconhecer os próprios erros ou ideias e atitudes mais louváveis e melhores que as deles. Profissionais abrem mão de tarefas que não têm condições de cumprir de maneira eficaz e mantêm uma comunicação aberta diante de equívocos ou eventuais situações em que precisam demonstrar determinada irregularidade.

São traços de pessoas que agem com profissionalismo: honestidade, postura, pontualidade, respeito e ética.

O profissionalismo é altamente valorizado em diversos setores e organizações, pois contribui para a promoção de um ambiente de trabalho saudável, relacionamentos positivos e excelência nas atividades profissionais. Ao praticar o profissionalismo, os indivíduos aumentam suas chances de sucesso e crescimento em suas carreiras.



Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar Administrativo

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