Área do Aluno


ou



Tipos de Distribuição de Produtos

Aprendemos até aqui os canais de distribuição predominantes no mercado, agora, vamos conhecer uma outra variável importante: os tipos de distribuição.

A distribuição pode ser classificada em intensiva, seletiva ou exclusiva.

Vejamos nos próximos tópicos as características de cada uma delas

Distribuição Intensiva

A distribuição intensiva é voltada para a ampla cobertura no mercado em que a fabricante atua.

Nesse modelo, a meta da empresa é realizar a distribuição da maior quantidade de produtos ao maior número de clientes.

A distribuição intensiva de produtos permite uma maior flexibilidade de critérios no momento de escolher quem serão os intermediários.

Então, praticamente qualquer intermediário que deseje participar do canal é bem-vindo, tendo em vista que o intuito máximo é expandir a distribuição, tornando o produto mais exposto e conhecido pelo mercado.

Geralmente, a distribuição intensiva é aplicada em produtos de conveniência.

Os produtos de conveniência são aqueles que o cliente não deseja gastar muito tempo para comprar, como lanches, cigarros, água mineral, refrigerantes.

Distribuição Seletiva

Ao contrário da distribuição intensiva, a distribuição seletiva conta com uma seleção dos intermediários mais adequados para participar do canal de distribuição.

Nesse modelo, existem critérios de aceitação que são baseados em estudos de mercado.

Assim,  são selecionados os intermediários mais interessantes para seus produtos.

Esse tipo de distribuição é especialmente recomendado  para os bens de compra de médio e/ou alto valor unitário.

Distribuição Exclusiva

A distribuição exclusiva é utilizada para produtos que são especialmente feitos para um grupo seleto de compradores, com produção limitada.

Nesse modelo, o fabricante tem o interesse em formar uma imagem de prestígio sobre o produto, vendendo através de poucos intermediários.

Dos tipos de distribuição esse é o mais específico, visto que os intermediários trabalham com exclusividade.

Então, nessa situação, os produtos são distribuídos para determinadas regiões ou com determinadas linhas.

Mesmo que esses produtos sejam direcionados a um número maior de consumidores, é comum que os fabricantes utilizem canais de distribuição menores.

Dessa forma, somente um grupo específico de pessoas poderá ter acesso a esses produtos.
Além disso, quanto menos intermediários trabalhando no ramo, menos concorrentes estarão de olho no produto.

Sem dúvidas, a distribuição exclusiva pode funcionar como um grande motivador para os distribuidores.

Afinal, os fabricantes passam a oferecer diversas vantagens a esses distribuidores, por trabalharem com exclusividade.


Este artigo pertence ao Curso de Noções de Logística

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados