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Tipos de Empregos de Operações de Vendas

Uma estrutura de equipe de operações de vendas bem-sucedida inclui um punhado de posições diferentes, todas elas desempenhando um papel muito importante.

Representante de Operações de Vendas

A posição de representante de operações de vendas é uma função de operações de vendas de nível básico. Um representante deve ter de 0 a 2 anos de experiência, excelente atenção aos detalhes, aptidão técnica, fortes habilidades de comunicação e familiaridade com (ou vontade de aprender) automação de marketing e vendas.

Analista de Operações de Vendas

O cargo de analista de operações de vendas requer mais experiência — normalmente, pelo menos três anos em uma função de operações de vendas. Um analista de operações de vendas deve ser capaz de trabalhar em todas as funções, incluindo produto, marketing, analytics, engenharia etc.

Habilidades de resolução de problemas e uma ética de trabalho proativa são importantes, bem como modelagem de dados, mineração de dados e experiência em gerenciamento da qualidade de dados. O conhecimento avançado do Excel e das ferramentas de business intelligence também é extremamente valioso.

Analista sênior de operações de vendas

O cargo de analista sênior de operações de vendas exige mais de 4 anos de experiência. Um analista sênior deve ser bem versado em CRMs, plataformas de business intelligence, modelagem de dados e Excel. Além disso, eles devem ter fantásticas habilidades interpessoais e de liderança e a capacidade de trabalhar com executivos de vendas.

Gerente de Operações de Vendas

Alguém em um cargo de gerente de operações de vendas normalmente supervisiona uma equipe de especialistas em operações de vendas. Por isso, a experiência de liderança e o conhecimento em operações de vendas são importantes. Um candidato ideal tem mais de 5 anos de experiência. Eles devem entender as metodologias de vendas, o que impulsiona o comportamento das vendas e como os processos de vendas funcionam. Eles também devem ser qualificados em modelagem de dados e análises.

VP de Operações de Vendas (ou Diretor Sênior de Operações de Vendas)

O VP de posição de operações de vendas gerencia uma equipe e trabalha em estreita colaboração com a liderança sênior. Eles devem ter pelo menos 10 anos de experiência em habilitação de vendas e vários papéis de liderança bem-sucedidos. Geralmente é necessário um MBA ou mestrado em uma área técnica.

Essa pessoa deve entender como usar um CRM e ferramentas de automação de vendas e ter a capacidade de desenvolver modelos financeiros e operacionais complexos usando planilhas e softwares de banco de dados. As habilidades de apresentação e comunicação também são críticas.

À medida que você constrói, expande e fortalece sua equipe de operações de vendas, siga essas melhores práticas para garantir valor e impacto a longo prazo.

  • Melhores Práticas de Operações de Vendas
  • Defina uma declaração de missão de operações de vendas.
  • Colaborar ativamente com outras equipes.
  • Estabeleça uma liderança forte.
  • Sombra a equipe de vendas.
  • Introduza a tecnologia sabiamente.
  • Não hesite em inovar.

Defina uma declaração de missão de operações de vendas

Alinhar todos em sua equipe de operações de vendas e equipe de vendas mais ampla é crucial. Escreva uma declaração de missão definindo os objetivos e propósitos e compartilhe-a em toda a empresa.

Às vezes, as declarações da missão podem ser um pouco vagas. Uma maneira de combater isso é delinear algumas maneiras que sua equipe pretende cumprir sua missão. 

Alguns exemplos desta lista incluem:

  • Automatize tarefas operacionais e desafie a fila de casos com uma nova carga de trabalho
  • Produzir produção de alta qualidade e ver projetos até a conclusão e habilitação
  • Priorize nosso tempo para atividades de alto impacto nos negócios (longo e curto prazo)

Uma equipe de operações de vendas bem-sucedida define sua missão e se apega a ela, especialmente quando contrata e colabora com outras equipes, como a habilitação de vendas.

Verifique consistentemente com habilitação de vendas, marketing e vendas para ver se você está lidando com o trabalho certo, abordando as questões importantes e não fazendo tudo o que já foi feito. Você também deve realizar reuniões periódicas. Afinal, as operações de vendas são a defensora da equipe de vendas.

Certifique-se de que as operações de vendas são lideradas por um vice-presidente, diretor ou gerente. Esse profissional deve se reportar ao presidente, CEO — ou, alternativamente, a um líder de vendas de alto nível. É importante que as operações de vendas tenham uma linha relativamente direta com os executivos.

Embora as operações de vendas e marketing trabalhem em conjunto, é fundamental que as operações de vendas realmente entendam a estratégia global de vendas.

Introduzir a tecnologia sabiamente

Use a tecnologia para automatizar o máximo possível para vendedores. Não só processos manuais tediosos tiram tempo da venda, como também são ruins para a moral e levam a erros caros. Essa tecnologia pode incluir software (CRM), software de automação de e-mail, mecanismos de priorização de chumbo ou software de vendas.

As operações de vendas devem continuar inovando. Um processo de vendas deve estar sempre em fluxo à medida que você aprende coisas novas sobre os clientes e clientes, as mudanças de mercado e os produtos evoluem.

Claro, você não quer mudá-lo com tanta frequência, mas você deve estar fazendo ajustes e atualizações constantes para ajudá-los a obter os melhores resultados possíveis.



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