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TRATAR BEM OU ATENDER BEM O CLIENTE?
O cliente, cada vez mais, assume um papel do centro estratégico na empresa, por isso, o investimento em sua experiência é uma tendência sempre crescente. Por isso, oferecer um atendimento completo que, inclusive, exceda às suas expectativas é um diferencial competitivo para que a empresa possa agregar valor ao seu produto.
No entanto, a experiência do cliente na empresa vai além de ser bem tratado, ou seja, ser recebido com cortesia e educação. O consumidor deve ter sua demanda atendida, já que o nível do atendimento prestado é diretamente proporcional ao nível de satisfação. Daí, a necessidade de identificar quem é o cliente e diferenciar tratar bem de atendê-lo bem.
Quem é o cliente?
A definição de cliente é a de um atual ou potencial comprador ou usuário dos produtos de um indivíduo ou organização, chamado o fornecedor ou vendedor. Isto acontece normalmente através da compra ou aluguel de bens ou serviços. Do latim cliens, o termo faz alusão à pessoa que tem acesso a um produto ou serviço mediante pagamento.
A noção tende a ser associada a quem recorrer ao produto ou serviço em questão com assiduidade, ainda que também existam os clientes ocasionais (ou pontuais). Especialistas em marketing e vendas fazem a distinção entre diferentes tipos de cliente. Veja:
cliente ativo: aqueles que realizam compras ou buscam serviços com frequência
cliente inativo: aquele que não busca pela empresa há algum tempo (aspira cuidados, pois pode buscar a concorrência)
cliente satisfeito: quando tem sua demanda devidamente atendida pela empresa
cliente insatisfeito: quando sua demanda não é atendida de forma satisfatória e pode se afastar, por completo, da empresa
cliente externo: público externo à empresa, ou seja, quem compra os produtos ou serviços
cliente interno: colaboradores e fornecedores
O cliente é quem precisa da ajuda de um prestador de serviços e qualquer pessoa é considerada como cliente em potencial. Aquela que em contato para comprar, pesquisar ou mesmo reclamar deve ser tratada como cliente. Assim, suas reais necessidades devem ser atendidas, considerando o cliente como o patrimônio maior da empresa.
Quando lidamos com seres humanos, qualquer generalização é perigosa. O público alvo é distinto quanto ao gênero, credo, raça, idade ou classe social. Logo, suas demandas também são diferenciadas, o que requer tratamento personalizado e sensibilidade por parte do profissional do atendimento.
Uma abordagem dos anos 70 defendia a maximização dos lucros , colocando a riqueza das empresas no centro do negócio, em vez das necessidades e desejos dos seus clientes. Ou seja, a teoria defende que as empresas devem ser geridas apenas e tão somente para aumentar o lucro.
No entanto, empresas que maximizam o lucro não garantem sua lucratividade, portanto, é necessário analisar a importância de entender o mercado e a gestão centrada no cliente. Negócios geridos dessa maneira tendem a garantir maior sucesso e evidenciar lucratividade mais considerável.
O professor de negócios na Harvard University, Ranjay Gulati, diz que “focar no seu cliente tem a ver com uma profunda percepção de como o cliente usa o seu produto”. Os sistemas centrados no cliente o colocam no centro dos negócios, o que pode ser entendido pela teoria do diagrama GRC – Gestão de Relacionamento com o cliente.
O diagrama GRC centraliza a figura do cliente como razão para o negócio existir e atribui quatro atividades fundamentais para relacionamento:
Suporte: Independente do tamanho da sua empresa e do negócio em que você atua, o cliente precisa de um setor ou de alguém que esteja disponível para esclarecer dúvidas, passar recomendações, repassar as informações da compra realizada;
Avaliar satisfação: Monitorar periodicamente a opinião do seu cliente em relação ao seu produto/serviço. Implantar e gerenciar caixas de sugestões e reclamações. Monitorar e corrigir as reclamações recorrentes para garantir a satisfação do seu cliente;
Gestão do Cliente: Conhecer o seu negócio, gerindo de maneira a proporcionar experiências positivas constantes com objetivo de garantir a sua fidelidade;
Resolução: Garantir ao cliente que a sua compra não seja descontinuada, ou seja, as promessas feitas no momento da venda devem ser cumpridas enquanto esse cliente permanecer na sua carteira.
Para responder à pergunta quem é o seu cliente é fundamental colocá-lo no centro do seu negócio.
Este artigo pertence ao Curso Atendimento ao Cliente
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5.0
12.743 AvaliaçõesAmei o curso, matéria super compreensiva e clara, adorei
Ótimo
Gostei muito desse curso
Gostei muito do curso
Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.
Achei tudo muito bom
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Curso muito bom
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Gostaria de me aprimorar para atender minha clientela cada vez melhor
Gostei muito desse curso
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Gostei muito do curso
Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .
Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.