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Yngridi Lobato Liberato
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Yngridi Lobato Liberato

Achei tudo muito bom

Albertina Malebo Caginga
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Albertina Malebo Caginga

Amei o curso, matéria super compreensiva e clara, adorei

Adriano Aquino dos Santos
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Adriano Aquino dos Santos

Curso muito bom

Beatriz Higino da Silva Nunes
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Beatriz Higino da Silva Nunes

Ótimo

Laine Machado Monteiro
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Laine Machado Monteiro

Gostaria de me aprimorar para atender minha clientela cada vez melhor

Josimar Laureano dos santos Laureano
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Josimar Laureano dos santos Laureano

Gostei muito desse curso

Andressa
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Andressa

Ótimo curso

Antônia Cavalcante Batista
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Antônia Cavalcante Batista

Gostei muito do curso

Evely de oliveira fidencio
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Evely de oliveira fidencio

Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .

JACILEIDE BATISTA DA SILVA
★★★★★
JACILEIDE BATISTA DA SILVA

Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.

TRATAR BEM OU ATENDER BEM O CLIENTE?


O cliente, cada vez mais, assume um papel do centro estratégico na empresa, por isso, o investimento em sua experiência é uma tendência sempre crescente. Por isso, oferecer um atendimento completo que, inclusive, exceda às suas expectativas é um diferencial competitivo para que a empresa possa agregar valor ao seu produto.


No entanto, a experiência do cliente na empresa vai além de ser bem tratado, ou seja, ser recebido com cortesia e educação. O consumidor deve ter sua demanda atendida, já que o nível do atendimento prestado é diretamente proporcional ao nível de satisfação. Daí, a necessidade de identificar quem é o cliente e diferenciar tratar bem de atendê-lo bem.


  • Quem é o cliente?


A definição de cliente é a de um atual ou potencial comprador ou usuário dos produtos de um indivíduo ou organização, chamado o fornecedor ou vendedor. Isto acontece normalmente através da compra ou aluguel de bens ou serviços. Do latim cliens, o termo  faz alusão à pessoa que tem acesso a um produto ou serviço mediante pagamento.


A noção tende a ser associada a quem recorrer ao produto ou serviço em questão com assiduidade, ainda que também existam os clientes ocasionais (ou pontuais). Especialistas em marketing e vendas fazem a distinção entre diferentes tipos de cliente. Veja:


  • cliente ativo: aqueles que realizam compras ou buscam serviços com frequência

  • cliente inativo: aquele que não busca pela empresa há algum tempo (aspira cuidados, pois pode buscar a concorrência)

  • cliente satisfeito: quando tem sua demanda devidamente atendida pela empresa

  • cliente insatisfeito: quando sua demanda não é atendida de forma satisfatória e pode se afastar, por completo, da empresa

  • cliente externo: público externo à empresa, ou seja, quem compra os produtos ou serviços

  • cliente interno: colaboradores e fornecedores


O cliente é quem precisa da ajuda de um prestador de serviços e qualquer pessoa é considerada como cliente em potencial. Aquela que em contato para comprar, pesquisar ou mesmo reclamar deve ser tratada como cliente. Assim, suas reais necessidades devem ser atendidas, considerando o cliente como o patrimônio maior da empresa.


Quando lidamos com seres humanos, qualquer generalização é perigosa. O público alvo é distinto quanto ao gênero, credo, raça, idade ou classe social. Logo, suas demandas também são diferenciadas, o que requer tratamento personalizado e sensibilidade por parte do profissional do atendimento.


Uma abordagem dos anos 70 defendia a maximização dos lucros , colocando a riqueza das empresas no centro do negócio, em vez das necessidades e desejos dos seus clientes. Ou seja, a teoria defende que as empresas devem ser geridas apenas e tão somente para aumentar o lucro.


No entanto, empresas que maximizam o lucro não garantem sua lucratividade, portanto, é necessário analisar a importância de entender o mercado e a gestão centrada no cliente. Negócios geridos dessa maneira tendem a garantir maior sucesso e evidenciar lucratividade mais considerável.  


O professor de negócios na Harvard University, Ranjay Gulati, diz que “focar no seu cliente tem a ver com uma profunda percepção de como o cliente usa o seu produto”. Os sistemas centrados no cliente o colocam no centro dos negócios, o que pode ser entendido pela teoria do diagrama GRC – Gestão de Relacionamento com o cliente.


O diagrama GRC centraliza a figura do cliente como razão para o negócio existir e atribui quatro atividades fundamentais para relacionamento:


  • Suporte: Independente do tamanho da sua empresa e do negócio em que você atua, o cliente precisa de um setor ou de alguém que esteja disponível para esclarecer dúvidas, passar recomendações, repassar as informações da compra realizada;

  • Avaliar satisfação: Monitorar periodicamente a opinião do seu cliente em relação ao seu produto/serviço. Implantar e gerenciar caixas de sugestões e reclamações. Monitorar e corrigir as reclamações recorrentes para garantir a satisfação do seu cliente;

  • Gestão do Cliente: Conhecer o seu negócio, gerindo de maneira a proporcionar experiências positivas constantes com objetivo de garantir a sua fidelidade;

  • Resolução: Garantir ao cliente que a sua compra não seja descontinuada, ou seja, as promessas feitas no momento da venda devem ser cumpridas enquanto esse cliente permanecer na sua carteira.


Para responder à pergunta quem é o seu cliente é fundamental colocá-lo no centro do seu negócio.

Este artigo pertence ao Curso Atendimento ao Cliente

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Yngridi Lobato Liberato
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Albertina Malebo Caginga
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Josimar Laureano dos santos Laureano
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Gostei muito desse curso

Andressa
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Andressa

Ótimo curso

Antônia Cavalcante Batista
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Gostei muito do curso

Evely de oliveira fidencio
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Evely de oliveira fidencio

Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .

JACILEIDE BATISTA DA SILVA
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JACILEIDE BATISTA DA SILVA

Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.

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