Triagem de Candidaturas

Depois do recrutamento, onde foram recolhidas informações como as características, habilidades e perfil profissional, o próximo passo é realizar a triagem de candidaturas. Essa fase é caracterizada pela filtragem dos dados de acordo com o que foi requisitado pela empresa como critério para o preenchimento da vaga.

Nesse momento, o setor de recursos humanos realiza uma análise minuciosa nas fichas de candidaturas e resultados do assessment, seguindo critérios bem definidos para evitar subjetividades. Vamos a um exemplo para ficar mais clara a situação: Imagine que uma vaga é destinada para pessoas que apresentem ensino superior em administração.

No momento do recrutamento, 30% dos candidatos não continham essa formação. Nesse sentido, a filtragem retira esses candidatos, tendo em vista que estão fora do perfil buscado pelo recrutador. Dessa forma, só seguirá para a etapa de seleção aqueles que cumprem ao menos os requisitos básicos descritos no anúncio da vaga.

Imagem Interna

Este artigo pertence ao Curso de Recrutamento e Seleção