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Uso de plataformas online e redes sociais profissionais

Além do seu documento pessoal de currículo é importante que você também construa outras fontes de compartilhamento de suas habilidades e interesses. Isso acontece, pois, atualmente, grande parte das oportunidades de trabalho existentes são divulgadas em plataformas e redes sociais voltadas ao recrutamento de profissionais. Nesse sentido, tanto as empresas quanto os candidatos precisam estar com seu banco de dados atualizado para o recebimento de propostas.

De maneira geral, existem inúmeras plataformas famosas disponíveis no mercado, portanto o sistema escolhido para o desenvolvimento da sua recolocação profissional dependerá diretamente da área de atuação escolhida. Dentre as mais utilizadas, podemos citar o LinkedIn, a Gupy, o Instagram e o Currículo Lattes, que é um sistema de referência para o ramo acadêmico, sendo mantido e administrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma agência do governo federal brasileiro.

Nesta seção, abordaremos brevemente acerca dessas plataformas e a melhor forma de compartilhar suas informações para potencializar a relevância do seu currículo nessas bases de dados. 

LinkedIn

Além de ser uma das bases de recrutamento mais famosas do mundo, o LinkedIn também é uma plataforma social online que permite o compartilhamento de experiências de forma fluída. Isso acontece, pois, a rede social foi fundada em 2003 com a finalidade de permitir que os usuários construam perfis profissionais, conectem-se com colegas de trabalho, colegas de estudo, clientes, parceiros de negócios e outros profissionais. 

Por esse motivo, quando nos referimos a estratégias profissionais para recrutamento e potencialização de carreira, o LinkedIn pode ser considerado como uma das principais ferramentas digitais disponíveis com influência global.  


Portanto, a sua primeira tarefa do curso básico de recolocação profissional é a criação de um perfil profissional no LinkedIn. Lembre-se: esse é o espaço que você utilizará para compartilhar com os recrutadores informações sobre sua experiência profissional, educação, competências, conquistas e interesses. 

Dessa forma, cada perfil profissional deve ser construído de forma singular, de acordo com os principais interesses do candidato. Entretanto, lembre-se que o objetivo de uma rede social é formar conexões, por isso, crie um perfil profissional através de conteúdos de relevância para a sua área e não uma página de ofertas de habilidades. O seu recrutador, antes de mais nada, estará avaliando o seu comportamento e a forma como se posiciona no mundo ao redor. 

Algumas dicas para impulsionar o seu perfil profissional do LinkedIn é:
  • Tenha presença na rede. Não utilize a plataforma só como uma forma de busca por vagas. Invista na criação de conteúdos sobre a sua atuação profissional, compartilhe experiências como: cursos, premiações e trabalhos publicados; para que assim possa  alcançar uma maior rede de networking em seu campo de atuação.
  • Invista em conteúdos audiovisuais. Através de pequenos vídeos e animações, você pode chamar a atenção de mais pessoas acerca de um tema de alto impacto para a sua área de atuação. Entretanto, tais conteúdos devem ser utilizados com cautela para não cansar a sua rede de conexões ao promover apenas um tipo de recurso de informação. 
  • Compartilhe conteúdos de outros perfis profissionais. Seguindo essa diretriz, você não apenas compartilha seu próprio conteúdo, mas também disponibiliza informações valiosas e pertinentes ao seu público, que podem incluir: conteúdo, notícias e tendências de destaque no seu setor. Além disso, é fundamental expressar a sua perspectiva pessoal sobre o assunto. Isso acontece, pois, ainda existem muitas pessoas que interagem no LinkedIn apenas curtindo ou compartilhando postagens sem uma leitura completa, ou até mesmo sem ler. Entretanto, isso pode acabar levando a más interpretações ou até mesmo no compartilhamento de informações contrárias à sua ideologia profissional. Por isso, mesmo no processo de divulgação de conteúdos terceiros, você pode se destacar ao contribuir com suas próprias opiniões, perguntas ou outros comentários nos comentários, enriquecendo assim a discussão.
  • Participe dos grupos de discussão e newsletter. Grande parte dos grupos de discussão disponíveis no LinkedIn são criados por pessoas que possuem grande influência em seu campo de atuação e interesses parecidos com os seus. Essa é uma das formas de se manter sempre atualizado sobre as notícias que circulam em seu ambiente profissional, bem como o acesso de oportunidades exclusivas. 

Além das dicas de como manter um perfil profissional relevante non LinkedIn, preparamos uma série de dicas sobre o desenvolvimento de estratégias e busca por oportunidades de emprego dispostas na próxima seção deste curso. A seguir, você poderá entender um pouco mais sobre outras plataformas para potencialização da recolocação profissional e como utilizá-las ao seu favor. Confira:

Plataforma Lattes

Assim como no LinkedIn, o objetivo de construção de um perfil na Plataforma Lattes tem como objetivo o compartilhamento de informações acerca da sua experiência profissional. Entretanto, por ser um sistema desenvolvido e controlado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Lattes é um tipo de banco de dados especializado para carreiras acadêmicas. Nesse sentido, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais em diversas áreas do conhecimento utilizam desse sistema para a construção e avaliação de currículos para a seleção de profissionais ou aprendizes no seu ramo de atuação. 


O Currículo Lattes também é o meio de avaliação utilizado pelo próprio governo para a seleção de bolsistas de iniciação científica, mestrado e doutorado, desempenhando assim um papel fundamental na gestão e na promoção da pesquisa e do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil.

Entretanto, o preenchimento de informações profissionais e acadêmicas na Plataforma Lattes ainda é motivo de muitas controvérsias. Isso acontece, pois, de maneira geral, o Currículo Lattes é um sistema online com recursos muito arcaicos, o que dificulta o seu manuseio. Além disso, existem muitas abas e segmentos dentro da plataforma que podem gerar confusão e prejudicar a organização do seu currículo. 

Além disso, por se tratar de um banco de dados, a Plataforma Lattes permite a busca dos currículos cadastrados, assim, empregadores e instituições de ensino podem encontrar profissionais com competências específicas em determinadas áreas do conhecimento. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa otimizar a construção do seu currículo acadêmico:

  • Preencha todos os campos cuidadosamente. A plataforma é composta por diversos passos, desde o preenchimento de informações pessoais, contato e endereço, até o compartilhamento de experiências. Entretanto, um erro cometido por muitos iniciantes é a adição de informações de baixa relevância para o meio acadêmico, como por exemplo: experiência como atendente de varejo. Ainda que essa experiência tenha sido importante para o seu crescimento profissional, ela apresentará baixo impacto no processo de avaliação do seu currículo, podendo ainda retirar o foco desejado das atividades relevantes para sua seleção.
  • Alimente o seu banco de dados. Caso você tenha interesse em ingressar no meio acadêmico, é essencial que esteja se mantendo atualizado sobre os desenvolvimentos lançados, novas fontes de estudo, artigos, eventos como seminários, congressos, simpósios e workshops, entre outros. Nesse sentido, essas atividades podem e devem ser inseridas no seu banco de dados, pois reflete diretamente no seu perfil profissional, transmitindo ao avaliador a sua busca por conhecimento e atualização em seu campo de atuação.
  • Mantenha uma versão atualizada do seu currículo baixada. Como dito anteriormente, apesar da grande importância do Lattes para o meio acadêmico, a plataforma ainda precisa passar por uma série de atualizações visando a melhoria e a correção de bugs no sistema. Por isso, ainda é comum que ocorram quedas na plataforma ou até mesmo problemas no envio de informações para o banco de dados. Pensando nisso, é extremamente importante que você salve o seu currículo após atualização. Outro ponto importante acerca da plataforma é que ela leva um tempo para modificar as informações inseridas (de 24 a 48h), diferentemente dos outros sistemas disponíveis para o cadastro de currículos.
  • Realize o preenchimento do Texto Inicial. Esse é um dos poucos campos da plataforma que pode ser customizado pelo autor, além disso, ele também faz parte da capa do seu currículo. Por isso, não deixe de realizar o preenchimento deste texto, incluindo um pouco de sua formação, atuação e interesses de pesquisa. Lembre-se: este é o local que você está “vendendo” suas habilidades e interesses, logo, é importante que o seu texto esteja coeso e bem estruturado. Confira o exemplo abaixo:

Após a construção do seu currículo Lattes, você pode solicitar uma revisão para profissionais mais experientes no meio acadêmico, como por exemplo: seu orientador de pesquisa, ou professores da sua universidade. 

Gupy

A Gupy é uma empresa brasileira de tecnologia fundada em 2015 com o objetivo de atuar na área de recrutamento e seleção de profissionais. Para isso, a plataforma oferece soluções de recrutamento baseadas em inteligência artificial e automação, permitindo processos seletivos mais ágeis e tanto para os candidatos quanto para as empresas responsáveis pelo fornecimento de vagas. 

Em quase 10 anos de atuação, a Gupy se tornou uma das principais referências do país no processo de recrutamento, com um banco de dados composto por mais de 200 empresas dos mais diversos setores. Isso acontece, pois a Gupy é uma plataforma que permite o gerenciamento de todo o ciclo de contratação, desde a criação de vagas, até a aplicação de testes de perfis comportamentais, envio de notificações para contatos pessoais (e-mail e telefone) até a própria seleção de candidatos e agendamento de entrevistas e acordos contratuais.

O maior diferencial da Gupy entre os seus concorrentes está em seu alto desempenho tecnológico, exercendo um papel fundamental na transformação digital da área de recursos humanos e na modernização dos métodos tradicionais de recrutamento. Por isso, se você deseja destacar o seu perfil profissional para candidatura a vagas de emprego no Brasil, não esqueça de incluir a Gupy em sua estratégia de busca. 

Para tanto, o primeiro passo para se destacar profissionalmente na Gupy é através do cadastramento de currículo. Aqui, você pode enviar o seu documento de currículo pessoal, como no modelo que disponibilizamos anteriormente, ou ainda, preencher manualmente os campos de cadastro disponíveis na plataforma. 

De maneira geral, a Gupy é uma plataforma muito completa, por isso, o preenchimento manual do seu perfil pode ser mais proveitoso para ganho de destaque e melhor processamento de informações pelas tecnologias aplicadas no sistema.  Além disso, a depender da empresa ofertante, podem existir testes de perfil comportamental de outras fontes, testes de proficiência, raciocínio lógico e provas técnicas direcionadas. 

Diferente das outras plataformas, na Gupy o recrutador apenas possui o acesso ao seu perfil profissional quando você realiza a submissão do seu currículo nas vagas disponíveis. É importante salientar que, um mesmo candidato pode concorrer a mais de uma vaga por empresa, a depender da sua estratégia profissional.

Instagram 

O Instagram é uma plataforma online, lançada em 2010 com a proposta de ser uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos visando a conexão social. Entretanto, com as constantes mudanças provocadas pela transformação digital, a rede social também se tornou uma das principais ferramentas de marketing de influência ao redor do mundo. 


Ela pode e deve ser utilizada como fonte de promoção de perfis profissionais, bem como para a divulgação e maior conexão de empresas com seu público-alvo. Dessa forma, a rede social possui um alto impacto para os processos de recolocação profissional voltados para microempreendedores e novos negócios no geral. Além disso, a plataforma to Business também disponibiliza meios de vender produtos e serviços através do feed. 

Para melhor aproveitamento, a plataforma oferece oportunidades únicas para empresas aumentarem sua visibilidade, alcançarem seu público-alvo e construírem uma presença online forte através da possibilidade de construção de um perfil profissional com controle de métricas de entrega de conteúdos. Essas métricas são nada mais que um conjunto de dados e estatísticas que permitem a avaliação do impacto das suas ações na plataforma. É a partir dessas informações, por exemplo, que os influenciadores digitais realizam a gestão de conteúdos para publicidade de novos produtos, divulgação de marcas e engajamento. 

Algumas das métricas que podem ser utilizadas para a avaliação de conteúdo no Instagram são:

  • Alcance: O número de contas únicas que visualizaram suas postagens. Isso indica quantas pessoas diferentes foram impactadas pelo seu conteúdo.
  • Taxa de Cliques (CTR): A porcentagem de pessoas que clicaram em um link ou botão em sua postagem, como um link para o seu site.
  • Taxa de Conversão: Se você estiver promovendo produtos ou serviços, a taxa de conversão mede quantas pessoas executaram a ação desejada (por exemplo, fazer uma compra) com base em uma chamada à ação em sua postagem.
A métrica de maior impacto do Instagram é o número de seguidores. Isso acontece pois, esses dados podem ser visualizados por qualquer usuário e refletem diretamente no nível de maturidade de uma conta. Entretanto, diferentemente do que muitos pensam, a alta maturidade de um perfil do Instagram não está diretamente relacionado com seu tempo de plataforma, mas sim com a agilidade em promover conteúdos para o alcance do seu público-alvo. 

É por este motivo que, mesmo com grandes investimentos, muitas empresas acabam falhando no processo de marketing de influência, gerando processos de divulgação fadados ao fracasso. Além disso, muitos empreendedores realizam a  compra de seguidores. Entretanto, esse processo não pode ser considerado efetivo, visto que, de maneira geral, a análise de entrega está relacionada com diferentes tipos de métricas, bem como a associação de número de vendas e produção de receita. 

Assim, para uma recolocação profissional eficiente no mundo dos negócios, é importante criar uma estratégia de marketing sólida através de diferentes tipos de conteúdo de divulgação, como reels, fotos e posts de interação, com periodicidade e alta qualidade, possibilitando que a sua marca realize a interação com seus seguidores e mantenha a autenticidade e a sua proposta de valor. Nesse sentido, podemos qualificar o Instagram como uma ferramenta versátil que pode ser adaptada para atender às necessidades de diferentes tipos de negócios e setores.


Este artigo pertence ao Curso de Recolocação Profissional

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