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Venda em varejo

O layout da loja de varejo, também conhecido como design de loja ou design de layout, é um termo usado para a forma como os varejistas configuram displays de produtos, acessórios e mercadorias na loja.

Não há maneira certa ou errada de definir sua loja, mas é importante focar no mercado-alvo, no espaço e nos tipos de produtos que você vende para chegar a um layout de loja de varejo que funcione para o do negócio.

Estudos mostraram que a maioria das pessoas naturalmente olha para a esquerda primeiro, depois para a direita quando entram em uma loja. Os compradores normalmente também preferem se mover para a direita e andar no sentido anti-horário ao redor do espaço.

Se você está pensando em uma nova loja de varejo, você tem uma loja que você quer redesenhar, você provavelmente está fazendo sua due diligence no design da loja que poderia funcionar para o  espaço. 

Antes de mergulharmos nos diferentes tipos de layouts de loja, é importante entender o que é o fluxo do cliente e como ele pode impactar nas vendas.

O fluxo de clientes é o número de pessoas e padrões de compradores entrando ou passando por uma loja de varejo.

Você pode monitorar o fluxo de clientes de uma loja de algumas maneiras, incluindo:

  • Observar o número de pessoas que entram na loja
  • Analisando dados de compra
  • Revisando um vídeo de lapso de tempo, se você tiver uma câmera na loja
  • É crucial entender o fluxo de clientes para informar padrões de fluxo, armazenar áreas visitadas com frequência ou não, o número de visitantes e o comportamento geral do cliente.

Entender o fluxo do cliente ajudará você a criar um plano visual de merchandising ou planograma que funcione. Analisando quais áreas da loja estão tendo um bom desempenho e quais precisam ser melhoradas, você pode identificar se o design da loja está ajudando você a lucrar ou resultando em vendas perdidas. Uma vez que você tenha sucesso na configuração do layout certo da loja, os clientes irão fluir da maneira que você pretendia e as vendas aumentarão.

Se, ao observar o fluxo do cliente, você descobrir que muitas áreas da sua loja não estão recebendo nenhum tráfego de compras e o inventário não está se movendo, você pode reavaliar todo o design da loja ou apenas o layout dessa área específica para melhorar o fluxo do cliente.

Modelos de layout da loja

Quais são os diferentes tipos de layouts e designs de lojas? O layout de loja deve ajudá-lo a alcançar os objetivos de merchandising de varejo, orientando os clientes através da loja e expondo os produtos, tudo isso enquanto gerencia estímulos importantes que incentivam comportamentos de compra. Como as pessoas experimentam sua loja é uma grande parte da sua marca e precisa ser tão cuidadosamente trabalhada quanto outros aspectos do negócio.

Os layouts das lojas são a base que guiará a experiência do espaço de varejo.

Vamos dar uma olhada mais de perto em cada um deles, mas vamos primeiro examinar as semelhanças que cada um desses layouts compartilha, olhando para uma loja genérica com um interior em branco.

Layout em branco

Sinalização exterior e displays de janelas são um apelo à beira do meio-fio para os imóveis da sua loja. Fazer um bom trabalho aqui pode ajudar a converter o tráfego de pés em tráfego de loja. 

Uma vez que uma pessoa entra, ela entra na zona de descompressão, que é a primeira de 5 a 15 pés da sua loja. Pense nisso como um espaço de transição — os clientes olham amplamente e abrangentemente para a loja, e qualquer coisa colocada diretamente nesta área provavelmente não será notada. Evite colocar itens-chave aqui, como recém-chegados ou produtos de alta demanda.

Estudos mostram que a maioria das pessoas tende a virar à direita depois de entrar em um espaço, iniciando uma trilha de circulação através de qualquer layout de loja que você projetou. Assim, colocar o produto de alta demanda ou promoção premium neste espaço garantirá que ele seja visto. Esta área é conhecida como sua parede de energia e pode ser um excelente espaço promocional e de construção de marca. Use-o para ter uma impressão.

Layout da loja de grades

Em um layout de grade, a mercadoria é exibida em displays em corredores longos onde os clientes tecem para cima e para baixo, navegando à medida que vão. A grade maximiza a exibição do produto e minimiza o espaço branco — quase todas as lojas de conveniência, farmácia e supermercado utilizam esse layout familiar.

A grade possui corredores longos com itens de compra por impulso perto da frente e itens básicos na parte de trás. As extremidades dos corredores são imobiliárias nobres e muitas lojas usam recursos adicionais, como prateleiras de asas para destacar ainda mais os produtos. Se você já se perguntou por que o leite está no final de uma mercearia, é porque este design força os clientes a passar por uma variedade de itens de compra por impulso, tanto no caminho para e do item básico que eles precisam.

Se você tem o quarto, corredores de quatro metros de largura ajudam a evitar que os clientes se esbarrem. Embora longe do padrão, isso é algo que você vai querer almejar, dado que devido à pandemia, 62,2% dos consumidores dizem que o distanciamento social é um dos principais fatores que os faz sentir mais confortáveis comprando na loja.

  • Melhor para lojas com muita mercadoria, especialmente quando os produtos são variados
  • Muita exposição a produtos, pois o layout incentiva os clientes a navegar em vários corredores
  • Familiar para os compradores
  • Fluxo de tráfego previsível significa que você pode colocar promoções onde você sabe que os clientes vão vê-los
  • Muitos fornecedores de infraestrutura, como prateleiras, estão disponíveis, pois este layout é usado tanto

Layout de loja Loop 

O layout da loja de loop, lead de corrida ou caminho forçado leva os fluxos de tráfego bastante previsíveis da rede um passo adiante e cria um loop fechado deliberado que leva os clientes da frente da loja, passando por cada pedaço de mercadoria e, em seguida, até o checkout. Os clientes são expostos à maior parte das mercadorias dessa forma, mas o caminho que eles tomam é controlado.

  • Exposição máxima do produto
  • Padrão de tráfego mais previsível; mais fácil de colocar promoções e ter maior garantia que eles serão vistos
  • Pode ser experiencial — pode trabalhar com varejo onde uma viagem faz sentido e o tempo gasto na loja não precisa ser breve

O loop não precisa ser frustrante, desde que seja cuidadosamente selecionado para o propósito apropriado.

Um layout de loop bem executado pode permitir que os varejistas contem uma história, embora dentro de parâmetros muito bem definidos.

Layout de loja de fluxo livre

A filosofia do layout de fluxo livre é quase uma rejeição dos outros. Com o fluxo livre, não há uma tentativa deliberada de forçar os clientes através de padrões de tráfego previsíveis: a perambulação é incentivada. Portanto, com o fluxo livre, há muito menos regras, mas isso não significa que não haja nenhuma — não se esqueça das semelhanças que são baseadas no comportamento humano natural.

Um layout de loja de fluxo livre de amostra abaixo demonstra que a sinalização externa, a exibição da janela e, provavelmente, o caminho de partida e a parede de energia ainda permanecem os mesmos. Mas além disso, é um layout muito criativo para trabalhar dentro.

Layout de fluxo livre

O fluxo livre tem sido chamado de layout de loja mais simples, porque não há um padrão definido, mas é isso que o torna o mais complexo. A forma como você organiza sua mercadoria em uma loja de fluxo livre é limitada apenas por sua metragem quadrada e sua imaginação.

Com tão poucas regras, é fácil errar. No entanto, o maior erro que você pode cometer se decidir ir com esse layout é pensar que não há melhores práticas — preferências humanas e comportamento ainda importam e precisam ser considerados para que este layout seja bem-sucedido para sua loja.

  • Ótimo para espaços pequenos
  • Também funciona dentro de áreas de loop e layouts de coluna (mais sobre isso abaixo)
  • Cria mais espaço entre produtos
  • Menos probabilidade de os clientes se chocarem
  • Mais adequado para lojas de alto padrão com menos mercadorias
  • O mais provável é criar um espaço de varejo experiencial

Layout da loja boutique

O layout da loja boutique, é um tipo comumente usado de layout de fluxo livre. A mercadoria é separada por marca ou categoria, incentivando os compradores a se envolverem com itens complementares em áreas designadas. Paredes, displays de produtos e luminárias dividem áreas e criam a sensação de pequenas lojas dentro de uma loja.

  • Desperta curiosidade nos compradores
  • Destaca diferentes marcas e categorias de produtos
  • Ajuda com merchandising cruzado cross-selling

Se você carrega várias marcas, esse tipo de layout de loja de varejo é uma ótima maneira de usar o design da loja para contar uma história sobre cada rótulo. Uma maneira de reduzir a probabilidade de os compradores não explorarem toda a loja é garantir que você não feche muito cada seção. Em vez de colocar uma parede, use prateleiras, mesas e racks para criar alcovas que as pessoas podem facilmente fluir dentro e fora.

Layout da loja reta (coluna vertebral)

O layout da loja reta, também conhecido como layout da coluna vertebral, é fácil de planejar, eficaz e cria espaço para os clientes explorarem sua loja. Um design reto básico pode ajudar a atrair os clientes até os fundos da loja, garantindo que todas as mercadorias em destaque sejam vistas. Isso é feito com sinalização, displays de produtos e mercadorias estrategicamente posicionadas para manter os clientes interessados e se deslocando pelo corredor principal da loja.

Este design de loja funciona para pequenos mercados, lojas de alimentos e lojas de departamento que usam a coluna como um corredor principal para conectar as várias seções em cada andar.

  • Os clientes são mais propensos a chegar aos fundos da loja
  • Os compradores têm espaço para olhar ao redor
  • Permite espaço para exibir mercadorias

Layout de loja diagonal

Exatamente como o nome sugere, o layout da loja diagonal incorpora corredores colocados em um ângulo para expor mais mercadorias aos clientes enquanto caminham pela loja. É uma variação do layout da grade e pode ajudar a guiar os compradores para o balcão de check out. Este design de loja é útil para o gerenciamento de espaços, tornando-o uma boa opção para lojas de varejo com espaço limitado. Também incentiva mais movimento, para que os clientes possam facilmente circular pela loja e ver todos os produtos que você vende.

  • Melhor circulação do cliente
  • Se o contador de checkout estiver localizado no centro da loja, o layout diagonal fornecerá melhor segurança — você poderá ver mais em toda a loja

Layout geométrico de loja

O layout geométrico da loja é uma ótima maneira de combinar criatividade e funcionalidade. É comumente usado por varejistas que vendem produtos voltados para millennials elegantes e Gen Z. Se sua loja tiver um interior único, incluindo colunas de suporte, ângulos de parede e design de teto, um layout geométrico pode melhorar o visual da sua loja.

Você pode combinar displays geométricos de produtos e luminárias em uma variedade de formas e tamanhos para fazer uma declaração e construir sua identidade de marca. Normalmente, as lojas de vestuário também usam estratégias de merchandising, como arte, música e perfumes combinados com um layout geométrico da loja para criar uma atmosfera que aumente a experiência do cliente.

  • Cria um design de loja único sem um alto custo
  • Ajuda a fazer uma declaração sobre os produtos

Você não precisa selecionar apenas um layout de loja. Alguns varejistas usam elementos de vários layouts para criar um design de loja flexível, também conhecido como layout misto. Uma mistura dinâmica de layouts de loja diagonal, reto e angular pode ajudá-lo a criar uma experiência atraente na loja onde os clientes fluem naturalmente de uma área para outra.

Você pode usar um tipo de layout como ponto de partida e construir a partir daí. Por exemplo, o layout de loop se presta a mais de uma opção — um loop na grade externa e grade ou fluxo livre no centro. Lojas de departamento de grande porte geralmente usam várias configurações conectadas por um único corredor de energia.

Humanos são altamente visuais. Na verdade, 65% das pessoas são aprendizes visuais e metade do cérebro humano é direta ou indiretamente dedicada ao processamento de informações visuais. Se você quiser obter e manter a atenção dos compradores, é vital criar um design visualmente atraente e estimulante da loja.

É aqui que você pode usar o merchandising de varejo e o design da loja para atrair clientes. É importante gastar tempo construindo uma estratégia de merchandising que melhore a experiência do cliente e aumente as vendas.

Design baseado no fluxo do cliente

Você vai querer que os compradores vejam o melhor e mais atraente produto ou exibição de produtos no momento em que entram em sua loja. Por essa razão, saber para onde as pessoas vão, ou se voltam depois de entrar em sua loja é fundamental. Eles geralmente fluem para a direita ou para a esquerda? Em que os olhos deles se concentram primeiro? Estas são apenas algumas das perguntas que você deve considerar quando você está trabalhando no design da sua loja.

Na maioria dos casos, os compradores entram e quase sempre se viram para a direita, andando no sentido anti-horário. Mas, também é importante considerar sua localização e o fluxo comum de tráfego. De fato, estudos têm demonstrado que o fluxo de tráfego na loja pode ser influenciado por padrões de tráfego na estrada. 

Também é importante notar que você não deve basear todas as decisões de design de sua loja em pesquisas externas. Fazer observações ajudará você a avaliar os padrões de tráfego dos clientes.

Você pode usar ferramentas de tráfego para avaliar como os compradores fluem através de sua loja, ou simplesmente prestar atenção e observar onde as pessoas vão e o que elas olham quando entram em sua loja.



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