Área do Aluno


ou



Você: consumidor

Comprar é sem dúvidas uma das melhores sensações humanas, pois nos remete ao sentimento de poder e autoestima elevados, garantidos a gente pela atitude de consumo. Entretanto, a partir da sua reflexão sobre como está a sua relação com o dinheiro e o seu teste de perfil financeiro, você já parou para refletir como está sendo o cumprimento do seu papel enquanto consumidor(a)?

Toda pessoa que se dispõe a realizar uma mudança de vida relacionada ao gerenciamento pessoal financeiro, deve se questionar acerca do seu padrão de consumo comportamental. Isto acontece pois alguns desses padrões podem estar relacionados a uma doença denominada oniomania, ou em termos comuns, como consumismo compulsivo. É um transtorno psicológico que tem como característica as decisões voluntárias de se engajar em comportamentos prazerosos em resposta a uma urgência irresistível.

Ou seja, o ato de compra está atrelado a necessidade de suprir algo que para a mente é imprescindível. Para alguns, pode ter iniciado como uma fuga ao estresse, para outros como uma forma de se sentir valorizado socialmente, ou até mesmo como forma de adequação a um padrão de consumo social.

Entretanto, a partir do momento que o consumo exacerbado não consegue ser controlado, existe um problema psicológico que acarreta ainda na construção de dívidas exacerbadas. Além disso, por se tratar de um empecilho para liberdade de compras e de sonhos, as dívidas acabam gerando mais problemas internos à família.

É importante que ao identificar que o problema existe, realize primeiramente a busca de ajuda psicológica. Lembre-se que este é um problema psicossocial e que mesmo que ocorra o pagamento das dívidas, o mais importante é tratar as causas responsáveis pelo problema.

Além disso, é importante que o afetado possua ciência da sua doença e queira ajuda, pois o processo de conscientização é extremamente importante para o desenvolvimento do tratamento. Outro ponto importante é o apoio familiar, pois poderão existir recaídas e problemas durante o tratamento que precisarão ser encaradas em conjunto.

Por último, mas não menos importante, é necessário um profissional especializado, o psicólogo, para realizar este tipo de tratamento. Mesmo que ainda não tenha alcançado proporções drásticas, a compulsão por compras é um problema que deve ser levado a sério e necessita da atenção especial de quem estudou e conhece sobre o assunto.

Dessa forma, além de realizar todo o processo de conscientização acerca do seu perfil de consumo, você também precisará entender os principais artifícios para realizar o seu planejamento financeiro de forma saudável.

Cartões de crédito, cheques especiais e empréstimos não precisam ser um grande problema na vida de nenhum ser humano. Eles estão aqui para te auxiliar a conquistar os seus objetivos e metas de forma tranquila. Entretanto, para isso é necessário realizar uma boa educação financeira, aprendendo a importância do planejamento, orçamento, o que são créditos e como gerenciar as nossas dívidas.

Numa sociedade de mercado, o dinheiro é o que nos diferencia e nos confere a liberdade de nossas ações. É ele que nos permite comer, beber água e prover a assistência necessária à nossa família. Entretanto, percebemos através deste capítulo que quando utilizado de forma inconsequente, o dinheiro pode afetar diretamente a nossa saúde mental e as nossas relações familiares.

Logo, este curso foi desenvolvido para que você consiga entender como iniciar a sua trajetória rumo a saúde financeira plena, garantindo assim o bom funcionamento dos seus bens, a realização dos sonhos e o bom relacionamento entre você e a sua família.

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Finanças Pessoais

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados