Área do Aluno


ou



Zonas de Reflexoterapia Podal

As zonas de reflexoterapia são a região que ilustra sua interconexão com toda a parte do corpo.

A pressão aplicada nesta região ajudará órgãos específicos ou parte específica a aliviar a dor e os sintomas de uma doença.

Confira primeiro a relação do lado esquerdo das zonas de reflexoterapia podal com seus órgãos correspondentes:

  • Linha 1 Polegares esquerdos e dedões

Pituitária, pineal, cérebro, hipotálamo, tireóide, seios, laringe, nariz, traqueia, língua, esôfago, timo, coração, coluna, pâncreas, mama, intestino delgado e intestino grosso, próstata

  • Linha 2 Dedo indicador esquerdo e segundo dedo

Cérebro, olho, adenoides, pulmões, coração, estômago, baço, pâncreas, mama, intestino delgado e grosso

  • Linha 3 Dedo médio esquerdo e terceiro dedo

Cérebro, olho, pulmão, mama, estômago, baço, pâncreas, rim, glândula suprarrenal, intestino delgado e grosso

  • Linha 4 Dedo anelar esquerdo e quarto dedo

Cérebro, olho, pulmões, mama, intestino grosso, ovários

  • Linha 5 Dedo mindinho esquerdo e quinto dedo

Orelha

Veja agora a relação do lado direito da reflexologia podal com seus órgãos correspondentes:

  • Linha 1 Polegares direito e dedões

Pituitária, pineal, cérebro, hipotálamo, tireóide, seios, laringe, nariz, traqueia, língua, esôfago, timo, coração, coluna, pâncreas, mama, intestino delgado e intestino grosso, próstata

  • Linha 2 Dedo indicador direito e segundo dedo

Cérebro, olho, pulmão, mama, fígado, intestino delgado e grosso, adenoides

  • Linha 3 Dedo médio direito e terceiro dedo

Cérebro, olho, peito, fígado, vesícula biliar, rim, intestino delgado e grande, glândula suprarrenal

  • Linha 4 Dedo anelar direito e quarto dedo

Cérebro, olho, principal ducto linfático, mama, fígado, pulmão, intestino grosso, válvula ileocecal, apêndice

  • Linha 5 Dedo mindinho direito e quinto dedo

Orelha

Aplicando seu conhecimento

Na reflexologia ocidental tradicional, pontos e áreas podem ser trabalhados de algumas formas. São elas:

  • Caminhada do polegar – Pode ser usado na maioria dos reflexos, com exceção de pontos muito pequenos. A borda externa da ponta do polegar aplica a pressão. Com o primeiro dedo do polegar dobrado, mova o polegar ao redor do reflexo sendo trabalhado dando pequenos "passos" com o polegar.
  • Andar de dedo – É feito usando um dedo ou vários dedos em vez do polegar, mas com o mesmo tipo de processo que andar de polegar. É usado principalmente na parte superior e lateral dos pés.
  • Pivotação – É usado em pequenos pontos de reflexo para identificar a pressão. A ponta do polegar é girada lentamente no ponto reflexo.
  • Deslizamento – Pode ser usado para ajudar a quebrar depósitos, e é realizado deslizando o polegar sobre uma área enquanto mantém a pressão suave.
  • Golpes leves – São usados nos topos dos pés e sobre os tornozelos.
  • Atrito circular - Pode ser usado de forma semelhante à caminhada pelo polegar em muitas áreas de reflexo. É frequentemente usado na Reflexologia Oriental nas linhas dentro e fora das pernas inferiores. Os dedos ou polegar são movidos de forma circular ao longo de uma linha de reflexo.
  • Juntas – Pode ser usada para colocar mais pressão sobre áreas na parte inferior do pé, ou usada de forma semelhante ao pivotar com o polegar.
  • Ferramentas – Como varas de reflexologia são usadas para reduzir a tensão nas mãos do praticante. Eles podem ser usados como pivotação em pontos de reflexologia específicos ou podem ser usados para acariciar ou deslizar levemente. Deve-se tomar cuidado ao usar uma ferramenta para não exercer pressão excessiva.

Como começar?

Para iniciar a reflexologia podal, comece com os dedos dos pés. Você deve massagear com a técnica do polegar rotativo. Usando os polegares, pressione, gire, levante e depois mova o dedo, focando em cobrir apenas pequenas áreas do corpo de cada vez.

Comece massageando a parte inferior do dedão, então, mova-se lentamente para a ponta do dedo do pé. Em seguida, repita o processo com os dedões restantes.

Deslize os dedos indicadores e os polegares entre os dedos dos pés, massageando esta área primeiro.

Ao trabalhar em áreas específicas de reflexo, sinta-se por áreas que são apertadas ou sentem que têm pequenos nódulos duros neles. São áreas que têm congestionamentos que precisam ser quebradas. Trabalhe dentro de sua tolerância, e não use pressão excessiva.

Massageie o pé esquerdo

Depois de terminar de massagear os dedos dos pés em ambos os pés, concentre-se no pé esquerdo. Coloque a mão em volta do topo do pé. Usando os polegares, massageie o pé da esquerda para a direita em ambos os lados. Em seguida, massageie de cima para baixo em ambos os lados.

Vá para o pé direito

Depois de terminar com o pé esquerdo, repita o mesmo processo com o pé direito. Lembre-se de massagear com os polegares e massagear de cima para baixo e, em seguida, da esquerda para a direita em ambos os lados.

Massageie os topos e fundos dos pés

Mova-se para os topos e laterais de seus pés. É aqui que seu conhecimento sobre reflexologia podal é mais útil. Use os polegares para massagear a parte inferior dos pés e as pontas dos dedos nos altos dos pés e ao redor dos tornozelos.

Se você estiver tratando problemas abdominais, concentre-se no arco do pé, bem como na área acima da linha da cintura. Lembre-se, o estômago está localizado principalmente no pé esquerdo.

Se você estiver tratando problemas no fígado e bexiga, concentre-se principalmente no pé direito.

Por fim, se estiver tratando problemas com o rim, concentre-se nos tornozelos e calcanhar.

Tratamentos específicos

Os reflexologistas são procurados por pacientes com diferentes enfermidades, abaixo, estão os casos mais comuns e frequentes de queixas dos pacientes, com o tratamento correspondente:

Dor lombar e pontos de pressão de reflexologia ciática

Trabalhe na coluna lombar e áreas sacral. Estes são encontrados ao longo do interior do pé de aproximadamente meio-pé para o calcanhar. Use a caminhada do polegar, o atrito circular e/ou o deslizamento. Trabalhe a área do nervo ciático na parte inferior do calcanhar usando polegares, juntas e/ou uma ferramenta.

Outras áreas que podem ser afetadas e precisam de trabalho incluem os pontos do quadril e joelho na parte externa do pé perto de onde o calcanhar encontra as áreas musculares médias, reprodutivas e pélvicas na parte externa e dentro da área do calcanhar, grandes áreas do intestino na parte inferior do pé logo acima do calcanhar, e áreas linfáticas na parte superior do pé. 


Pontos de pressão reflexologia podal para dores de cabeça gerais e enxaquecas 

Trabalhe nas áreas do pé associadas à cabeça. Estes são encontrados no dedão do pé, da ponta do dedo do pé para a base.

Essas áreas podem ser trabalhadas com a caminhada do polegar, pivotação ou uma ferramenta. Trabalhe todo o reflexo espinhal da base do dedo do pé até o calcanhar na borda interna do pé.

Trabalhe os pontos sinuosos, que são encontrados em cada dedo do pé sobre o centro da almofada na parte inferior do dedo do pé. 

Você também pode trabalhar o sistema digestivo no meio da parte inferior do pé, e as áreas linfáticas na parte superior do pé. 

Enxaquecas são dores de cabeça intensas, geralmente concentradas em um lado da cabeça, e podem ser acompanhadas de náuseas, vômitos, aversão a luzes brilhantes e distúrbios visuais.

Pontos de pressão reflexologia podal para Alergias 

Para sintomas de alergia, trabalhe a cabeça (grande dedo do pé), a face (topo do dedão do pé) e o sistema linfático (topo do pé). Se há alergias alimentares envolvidas, também é bom trabalhar o sistema digestivo (no centro da superfície plantar do pé). Para problemas respiratórios e sinusite, trabalhe os pontos do peito nas almofadas dos dedos dos pés e nas áreas pulmonar e brônquica na barriga do pé). 

Pontos de pressão da reflexologia podal para tensão ou estresse ou ansiedade

Uma sessão de reflexologia geral é importante para pessoas com estresse crônico, pois pode resultar de muitas causas diferentes e afetar muitos sistemas diferentes.

Concentre-se no ponto plexo solar no centro do pé, logo abaixo da bola do pé; a área do coração na bola do pé esquerdo; as áreas pulmonares nas bolas de ambos os pés; e as glândulas suprarrenais perto do centro interno dos pés. Além disso, use uma massagem relaxante nos pés no final da sessão de reflexologia. 

Pontos de pressão reflexologia podal para insônia

Para pessoas que têm dificuldade para dormir, como aquelas com estresse ou tensão, recomenda-se focar nas áreas para relaxamento geral. Essas áreas incluem as áreas de cabeça e reflexo no dedão do pé; o ponto plexo solar no centro do pé, logo abaixo da bola do pé; e as glândulas suprarrenais perto do centro interno dos pés. Além disso, use uma massagem relaxante nos pés no final da sessão de reflexologia.

Pontos de pressão reflexologia podal para problemas na menopausa

A menopausa pode trazer sintomas como ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal, palpitações, dor nas articulações, tonturas, zumbidos nos ouvidos, ganho de peso, perda de memória de curto prazo, incontinência, falta de ar, dores de cabeça, olhos secos e fadiga, entre outros.

Os tratamentos reflexológicos para esses sintomas trabalham nas áreas do útero no interior do calcanhar logo abaixo do osso do tornozelo.

Use pressão circular nessas áreas. Também trabalhe o sistema endócrino, incluindo as áreas da glândula suprarrenal na parte inferior do pé perto do centro interno do arco, da tireoide e da área dos paratireoides abaixo do dedão do pé e entre os ossos do primeiro e segundo metatarsos, bem como no dedão do pé. 



Este artigo pertence ao Curso de Reflexologia Podal

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados