ABERTURA DA MASSA
Um dos principais procedimentos que fazem parte da produção das pizzas consiste no ato de abrir massa de pizza, que deve ser feito com cautela para que ela adquira a consistência adequada e suporte os ingredientes da cobertura, bem como, seja assada no tempo apropriado sem queimar ou ficar crua. Para te ajudar neste processo, trouxemos dicas de como abrir massa de pizza.
Abertura da massa com rolo:
Uma das etapas mais tradicionais ao produzir o alimento é a abertura de massa de pizza, que é feita com o rolo. Este procedimento é comum tanto na confecção caseira quanto na comercial, já que o equipamento é simples e ao mesmo tempo muito eficaz para que o pizzaiolo consiga esticar e moldar a massa de acordo com a sua necessidade. O rolo para abrir massa de pizza pode ser encontrado em diferentes versões e com preços bastante acessíveis.
Alguns dos modelos mais comuns são os feitos em alumínio e os que têm uma composição de mármore, mais pesado, permitindo que a massa seja pressionada com maior força, além de ter uma superfície antiaderente, tornando mais fácil a higienização do produto. Estes equipamentos podem ser comprados por um preço médio de R$ 30 reais a R$ 85 reais.
Para abrir massa de pizza com um rolo, selecione uma mesa com superfície de mármore ou madeira, que deve estar devidamente higienizada.
Na sequência, pegue um pouco de farinha de trigo e espalhe por cima da mesa, deixando-a bem distribuída, pois isso é importante para que a massa não grude na superfície.
Inicie o procedimento sovando a massa com as mãos, fazendo força para empurrá-la para cima e para baixo, o que serve para amaciá-la e deixá-la na textura certa para usar o rolo.
Faça este processo por aproximadamente 10 minutos.
A partir daí, pegue o rolo, segure firme em cada extremidade e passe por cima da massa, movimentando-o para cima e para baixo várias vezes. Quanto mais fina você quiser deixar a massa de pizza, mais força deve ser empregada no rolo e mais vezes ele deve ser passado.
Quando a massa de pizza simples adquirir uma espessura fina e comprida, é recomendado parar de movimentar o rolo apenas para cima e para baixo, e passar a movimentá-lo para todas as direções, principalmente nas laterais, tendo como objetivo ir formando o formato de disco, característico da receita de pizza.
Repita este processo por 20 minutos, até deixar a massa bem redonda. Nesta etapa, você deve reduzir um pouco da força aplicada no processo para evitar que a massa fique muito fina, pois do contrário pode queimar facilmente no forno.
Assista o vídeo explicativo disponível no canal Mais Pizza Net: https://www.youtube.com/watch?v=d9vA7rNVTOA
Abertura da massa com as mãos
Algumas pizzarias mais tradicionais se diferenciam das demais pelo fato de usar procedimentos antigos e artesanais para abrir massa de pizza, mas que continuam sendo funcionais na produção. Geralmente, nestes estabelecimentos a abertura de massa da pizza é feita apenas com as mãos pelos pizzaiolos mais experientes. Mesmo que você não tenha prática na produção de pizza, saiba que é perfeitamente possível aprender a técnica manual de abertura de massa.
Este procedimento artesanal resiste até hoje pelo fato de permitir que o profissional tenha total controle da espessura e qualidade da massa. Algumas pizzarias afirmam que a utilização dos sistemas tradicionais de produção da pizza traz um “gosto” especial, um maior controle do sabor e torna o alimento melhor.
Para abrir a massa de pizza com as mãos pegue farinha de trigo e espalhe por cima da superfície de uma mesa, que deve ser lisa, estar seca e limpa.
Passe mais farinha nas duas mãos e comece a amassar a massa, sovando para baixo e para cima, como se estivesse dando socos no conteúdo, isto serve para amaciá-la e fazer o processo inicial de abertura de massa.
Cumpra esta etapa por aproximadamente 15 minutos até que a massa adquira uma consistência mais lisa e mole. Se a massa ficar muito pegajosa é recomendado jogar mais um pouco de farinha de trigo na mesa.
Depois de sovar e amassar a massa de pizza é necessário começar a abrir. Por isso, coloque uma das mãos em cima da massa para segurá-la, deixando-a bem firme para evitar que o conteúdo escape.
Enquanto isso, com a outra você deve ir esticando a massa para frente, empregue força no seu movimento, mas cuidado para não furá-la. Faça esta ação até que a massa fique mais fina e comprida.
Em seguida, use as mãos para esticar a massa em todas as direções, deixando-a com um formato redondo. Na sequência, pode-se fazer a finalização da massa, segure-a com as duas mãos, dando alguns “tapas” para que a sua textura fique mais lisa.
Feito isso, é só deixar a massa de pizza descansando na mesa por aproximadamente 10 minutos para aumentar a sua espessura.
Uma das formas de trabalhar com a venda de pizzas é como vendedor ambulante. O vendedor ambulante pode deslocar-se para todos os locais, inclusive em feiras e eventos, locais em que costuma obter excelentes rendimentos.
Assista este vídeo explicativo produzido pelo chef Guilherme Branzani: https://www.youtube.com/watch?v=4DjSG-QeOpk
Abertura da massa de pizza com borda
Nas pizzarias uma das opções mais pedidas pelos clientes é a pizza com borda, tanto crocante quanto recheada, que ressalta o sabor do alimento. Esta versão de pizza tem uma preparação um pouco diferenciada, visto que é necessário fazer o detalhe da borda com cuidado para que não se abra quando for levada ao forno para assar. Por isso, caso deseje fazer pizza com borda recheada, o ideal é que você preste muita atenção e siga exatamente os passos que serão dados. Procure não “inovar”, pelo menos até pegar a prática e conseguir fazer tranquilamente.
Para abrir massa de pizza com a borda espalhe a farinha de trigo em toda a superfície da mesa.
Na sequência, coloque a massa no local e sove-a inicialmente com as mãos, pressionando-a para cima e para baixo.
Nesta etapa você deve usar mais força para que o conteúdo seja amaciado e torne-se mais fácil de moldar posteriormente.
Pegue um rolo e vá abrindo a massa, movimentando-o por todas as direções até que ela vá adquirindo uma textura mais fina e formato arredondado.
No entanto, é recomendado tomar cuidado para não deixar a massa muito fina, pois do contrário haverá dificuldade para fazer a borda.
Jogue mais um pouco de farinha de trigo na mesa e coloque a massa em cima.
Agora, com uma das mãos, segure a pizza e coloque a outra mão bem no centro do disco e vá sovando, de modo que a massa seja empurrada para a borda, deixando-a grossa.
Para finalizar a produção da pizza com borda, basta colocar o recheio desejado no contorno da massa, depois é só dobrá-la com cuidado para não furar.
Com um garfo pode pressionar a borda no canto da massa para que fique bem grudada e não abra no forno.
Este artigo pertence ao Curso de Pizzaiolo
Faça o Curso completo grátis!!