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Anamnese

Como foi dito no capítulo anterior, o procedimento denominado "Anamnese" deve preceder o processo de depilação. A palavra anamnese vem do grego (ana= trazer de novo, mnesis=memória), e é normalmente utilizada por profissionais de saúde, em sua maioria enfermeiros, para identificar através de perguntas o ponto inicial do diagnóstico do paciente.

Apesar de ser um termo normalmente utilizado para esse fim, a anamnese também pode ser associada à técnica de depilação, já que o profissional também terá que fazer uma série de perguntas para que seja possível chegar no melhor tipo de depilação para aquela pessoa.

Realizar a anamnese no âmbito da depilação não te dá a certeza de que o procedimento será realizado em seguida, esse também é o momento de decisão da pessoa em querer prosseguir ou não.

E para entender quais perguntas devem ser feitas e como lidar com o cliente/paciente nesse momento, basta seguir com a leitura e estudo neste capítulo!

Ambiente

O primeiro passo para receber o paciente é oferecer a ele um local reservado, para que você possa proporcionar uma conversa tranquila e sem interrupções.

A sala em que a anamnese deve ser feita deve ser diferente daquela onde o procedimento de depilação é realizado. Ambientes de depilação devem ser utilizados apenas para tal objetivo, isso auxilia a manutenção da higiene e passa uma visão de organização e profissionalismo.

Para profissionais que trabalham a domicílio, é interessante que se faça a entrevista através de uma chamada de vídeo. Muitos realizam todo esse procedimento da anamnese via mensagens de texto, utilizando o aplicativo WhatsApp, mas isso não é indicado, já que o ideal é o profissional realizar uma conversa franca e de forma presencial, porém na ausência de um local, é recomendado o uso de vídeo chamada.

Linguagem corporal

Na maioria das vezes nosso corpo fala mais que nossa boca, e a linguagem corporal pode impactar muito quem está ao nosso redor, e ela diz muito sobre você e seu trabalho. Esse fator é de grande importância para aquelas pessoas que se preocupam com todos os detalhes, querendo passar o máximo de informações não só na fala, mas também através do corpo.

Imagem Interna
a) “Olho no olho”

No momento da anamnese é importante deixar a vergonha ou timidez de lado, e para isso, estar a todo momento fazendo contato visual com seu(sua) cliente é essencial para passar segurança e confiança para ele.

Caso você, como profissional, tenha dificuldade nessa etapa, basta manter contato visual durante alguns segundos por vez, isso já eleva sua autoestima confiante, não comprometendo sua imagem.

b) Uniforme

Além de ações, a linguagem corporal também está atrelada com as vestimentas, o ideal é que se utilize uniforme de cor clara, principalmente para questões de padronização. Além de passar a visão de profissionalismo, o uniforme nessa tonalidade também influencia na higiene, além disso, cores claras remetem calmaria, tranquilidade e relaxamento – ideal para quem trabalha com estética.

c) Comprimento amigável

É importante receber a pessoa de forma mais simpática e amigável possível, seja cordial e deixe-a confortável e a vontade. Esse ponto é importante, mas não se esqueça de ser natural, não haja de forma forçada ou falsa.

d) Gestos

Ao longo da conversa é importante gesticular, isso irá te ajudar com o nervosismo que pode causar no primeiro contato com o cliente.

Apesar da expressão ser algo necessário, os gestos devem ser precisos e bem pensados, não deve usar os movimentos de forma exacerbada pois passa uma imagem de ansiedade.

e) Presença confiante

Sua postura deve estar sempre correta e utilizar de movimentos singelos, além da linguagem verbal coerente, é importante se posicionar como autoridade no assunto.

Manter os ombros abertos ocupando o máximo de espaço possível aumenta sua confiança, e o mais importante, passa segurança para o cliente.

Apesar de ser algo relevante, a presença confiante não pode ser utilizada de forma autoritária! Lembre-se de ser humilde e demonstrar gratidão.

#Dica: Pra você que não possui experiência, pode realizar o treinamento no espelho de casa!

f) Demonstre atenção

Não apenas demonstrar, mas de fato dar atenção para tudo que o cliente falar. Para pessoas que nunca tiveram contato com seu tipo de depilação, é normal que perguntas simples e dúvidas surjam, e você deve ser o profissional capacitado para saná-las.

g) Coloque em prática a técnica de rapport

Rapport é uma técnica e seu conceito vem da psicologia, ela é usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com a outra pessoa, fatores super relevantes quando você está no momento de conquistar o cliente e garantir a confiança dele.

Para alcançar isso, é indicado que você utilize de alguns movimentos comuns da outra pessoa, mas não com a intenção de imitá-la ou zombar dela, e sim para combinar a energia entre vocês.

Dessa forma, a pessoa irá perceber isso de forma inconsciente, e irá gostar e se identificar com você de um jeito que nem ela saberá explicar!

Perguntas

É nesse momento que as informações da anamnese são retiradas, em um esquema de pergunta e resposta para sanar todas as questões importantes do cliente para o profissional.

Esse momento de perguntas normalmente é feito através de um documento em que a pessoa marca ou escreve suas respostas, mas você pode realizar verbalmente também.

  • Pergunte todos os dados pessoais – Informações como o nome completo, idade, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail e redes sociais são os dados básicos para abrir a ficha no cliente.
  • Pergunte se houve indicação – É importante ter ciência de como aquela pessoa chegou até você, para que assim você possa investir nesse meio que mais possibilita a entrega do seu trabalho.
  • Pergunte se já realizou algum tipo de depilação – Documentar todo histórico da paciente, listando os métodos de depilação e a opinião dela acerca de cada procedimento.
  • Pergunte o objetivo dela/dele com a depilação – Remoção mais profunda? Remoção superficial dos fios? Hidratação e clareamento atrelados ao procedimento depilatório? Identifique qual é a vontade do(a) cliente.
  • Pergunte se possui vasos ou varizes – Explique que o calor da depilação por cera pode causar vasodilatação, mas que o fenômeno é temporário.
  • Pergunte se ela está grávida ou amamentando nos casos de clientes mulheres – Grávidas e lactantes podem apresentar maior sensibilidade aos processos depilatórios, por isso é importante estar ciente da condição das mulheres.
  • Pergunte se está fazendo algum tratamento dermatológico – Tratamentos utilizando ácidos, normalmente para acne, devem ser seguidos em um momento diferente da depilação, já que esse tipo de produto deixa a pele mais sensível e fina.
  • Pergunte se é comum nascer pelos encravados – O tratamento para pessoas com foliculite e pelos encravados deve ser mais específico, dando enfoque ao uso de esfoliação.

Após realizar todas essas perguntas, documentando em um sistema ou papel, é importante que você analise se é necessário algum outro esclarecimento voltado para seu serviço.

Após finalizar todo o processo, perceba se o cliente deseja de fato fechar o contrato, e se a resposta for positiva, peça que ele confira todas as informações e preencha e assine um termo de responsabilidade, com o intuito de assegurar que tudo que foi dito possui veracidade.

Ao final, agende a primeira sessão de acordo com os horários disponíveis tanto na sua agenda, como na do cliente. Caso você e ele tenham horário livre naquele momento pós-anamnese, e se o pelo estiver apto para ser depilado, o procedimento pode ser iniciado no mesmo dia.



Este artigo pertence ao Curso de Depilação

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