APRESENTAÇÃO PESSOAL
1. Cuidado com o discurso automático
Após os primeiros processos seletivos, é comum construir um roteiro padrão para se apresentar. Então, cuidado para não cair no discurso automático! É comum que os candidatos façam uma reprodução automatizada do currículo, citando idade, curso, formação e as experiências profissionais. Porém, o que se espera do candidato é que ele vá além do senso comum e apresente ao recrutador os “frutos” de suas vivências. Permita-se criar narrativas diferentes e autênticas baseadas no real valor da sua história. A dica é criar um storytelling, que fuja dos clichês e seja capaz de “vender o seu peixe”.
2. Mostre quem você é por meio de suas experiências
Quais vivências te dão mais orgulho? O que essa experiência diz a seu respeito? Por que você escolheu o seu curso ou faculdade? Um exercício de sucesso é criar um mapa pessoal, que relacione:
Quais foram as suas experiências mais relevantes até aqui?
Quais foram os seus maiores aprendizados e conquistas?
Quais são as três ou quatro competências que você deseja transmitir?
Considere que se a sua apresentação pessoal for uma “receita de bolo”, esse mapa vai te ajudar a enxergar quais e quanto de cada ingrediente você deverá colocar!
3. Utilize as suas experiências na medida certa
Certamente, um dos desafios da apresentação pessoal é encontrar a medida certa de qual ou quais experiências estão mais relacionadas com a oportunidade. A dificuldade da maioria das pessoas encontra-se na administração do tempo versus a quantidade de informação. Algumas empresas pedem a apresentação pessoal em 5 minutos, enquanto outras pedem apenas em 1 minuto!
+ TEMPO = + INFORMAÇÃO (aqui você pode fazer escolhas do que contar)
– TEMPO = – INFORMAÇÃO e + FOCO (aqui você precisa fazer escolhas)
O tempo limitado não é um desafio sem propósito, mas sim uma forma de avaliar a objetividade do candidato e como você lida com a gestão do tempo! Portanto, tenha em mente qual o foco que você deseja transmitir!
4. Formato da apresentação pessoal
Enquanto algumas empresas dão liberdade para que o candidato construa a sua apresentação pessoal, outras pedem uma tarefa específica, como por exemplo, se apresentar a partir de um produto ou serviço. Esse último desafio pressupõe o conhecimento sobre a empresa e seus produtos. Existem alguns sites, como o Prezi e Powtoon, que te ajudam a criar apresentações criativas. Se ficar puxado aprender sobre essas ferramentas, volte ao básico. O norte-americano utiliza uma expressão comum para isso chamada “go back to basics”! Utilize o Powerpoint para criar slides. Aqui a dica principal é layout clean ou design alinhado com a cara da empresa, informações claras e objetivas, alinhado ao que você irá falar.
5. Sempre encontre maneiras de melhorar
Se a prática leva à perfeição, um caminho para treinar e melhorar a sua apresentação pessoal é seguir exemplos e dicas de quem entende do assunto.
Este artigo pertence ao Curso de Oratória e Apresentação em Público
Faça o Curso completo grátis!!