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As Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

O processo produtivo abriga uma longa linha de atividades, incluindo aquisição de matérias-primas, utilização de recursos e a alocação para a produção do produto semiacabado. Ao longo da linha de produção você tem atividades e apresentações que trazem um certo valor no processo.

Quando se trata de gerenciar esse fluxo de trabalho, é preciso um pouco de trabalho duro e concentração e todo um novo plano de gestão para facilitar a função ave e, portanto, veio na necessidade de uma metodologia que permitisse ao gestor colocar as coisas na perspectiva e ordem certas. Essa metodologia é o Planejamento e Controle de Produção (PPC).

Neste capítulo você poderá explorar o básico e todos os aspectos que precisa saber sobre Planejamento e Controle de Produção (PPC) para empurrar a linha de produção para patamares mais novos e maiores.

Planejamento e Controle de Produção (PPC)

O início do planejamento e controle da produção é iniciado depois que você, o empreendedor, tomou a decisão em relação ao design e aos sistemas e processos de produção do produto. O planejamento e controle da produção analisa a eficiência e os benefícios econômicos da linha de produção e tem como objetivo tornar esses processos dignos de projeto e enxutos para a eficácia e a grande eficiência.

Pense no Planejamento e Controle de Produção (PPC) como a ação de afinar um violão. Para planejar, você precisa afinar o violão e os passos envolvidos: você precisa planejar qual seria a maneira correta de colocar o violão na postura certa, tendo a ajuda de um tubo de tom ou um sintonizador analógico/digital e girando os pinos do violão para mudar a tenacidade das cordas metálicas presas à frente do violão. Para controlar, você precisa ouvir a melodia de ambos os instrumentos e combiná-los o tempo todo para que o sintonizador ou o tubo emita o som certo e você replique o som para a corda necessária.

PPC

Da mesma forma, você tem o o projeto de sistema de gestão de produção para a a fase de planejamento de produção, onde você planeja o fluxo de trabalho, os recursos, o tempo, o esforço e o custo, e as medidas de controle de produção garantirão que todos eles sejam monitorados e verificados em todos os momentos, para ajustes e adesão. Uma linha de produção ave fluindo será a medida de sucesso e o produto com altos níveis de qualidade será o alvo alcançável.

O planejamento da produção responde às perguntas sobre "o quê", "como" e "quando" quando se trata de realizar uma determinada tarefa. Nesta etapa, como gerente, você precisa colocar no teste o tempo e as habilidades de tomada de decisão, pois está projetando o produto e o sistema de produção, que é uma combinação do processo de produção e das técnicas de planejamento e controle de produção (PPC). Nesta fase, você também estará olhando para o tipo de sistema de produção que você precisa para que o negócio seja bem-sucedido. Você pode escolher entre:

  • Produção da unidade
  • Produção contínua
  • Produção intermitente

Você precisa entender que durante o planejamento de produção, você está olhando para a visão de longo prazo deste sistema de produção dentro do negócio e, portanto, você precisa garantir que a parte de planejamento de produção contenha os objetivos de:

  • Disponibilidade de materiais nas quantidades certas e no momento certo, o tempo todo.
  • Utilização completa dos recursos e lançá-lo junto com a previsão de que você planejou.

Com isso, o planejamento de produção está cuidando:

  • Roteamento
  • Agendamento
  • Carregamento


Benefícios do Planejamento e Controle da Produção (PPC)

  • Alta produtividade de pessoal e máquinas à medida que os insumos e as saídas (de ponta a ponta) são atendidas.
  • O tempo ocioso é cortado ao mínimo e mais ênfase é permitida no fluxo de processo e o bom funcionamento
  • O desempenho pode ser monitorado e feedback eficaz pode ser dado aos funcionários ou máquinas podem ser atendidos
  • Utilização adequada de máquinas e a força de trabalho é incentivada e seguida
  • O trabalho entre os funcionários é regulado de modo a evitar a sobrecarga ou sobrecarga do trabalho
  • Os níveis ideais de coordenação são mantidos na linha de produção através da implementação do PPC (Production Planning and Control)
  • O custo é efetivamente controlado e gerenciado com planejamento sincero e controle de desperdício na linha de produção
  • A qualidade alcançada é do mais alto nível e é mantida em todo o fluxo de trabalho
Como estruturar o PPC?

Para começar, o gestor deve estabelecer uma previsão de demanda. Trata-se de uma estimativa de quanto a empresa venderá, além dos resultados esperados de curto e longo prazo. O objetivo é estabelecer uma base para inventário e investimentos.

Então temos os planos de capacidade de produção e o agregado. O primeiro deve indicar o quanto a empresa é capaz de produzir e se pode atender à demanda já conhecida. Já o planejamento agregado inclui as estratégias a serem adotadas: volume a ser produzido, contratações necessárias, cálculo de horas extras etc.

A seguir, o planejamento mestre, que inclui todas essas informações, mas em um prazo de curto prazo. Neste caso, cada projeto deve ter o próprio.

Seguindo em frente, o agendamento detalhado da produção é o passo que inclui:

  • gestão de materiais;
  • sequenciamento das ordens de produção;
  • emissão de ordens de produção.
Por fim, temos o controle de produção, que inclui o monitoramento de processos para garantir que a empresa alcance o desempenho planejado.

Como garantir a excelência da produção?

Um PPC eficiente é aquele que depende de dados compartilhados confiáveis e atualizados. No cotidiano da empresa, todos os setores estarão envolvidos na produção, ainda que de diferentes formas. Para evitar falhas e gargalos, é essencial que todos eles lidem com as mesmas informações.

Portanto, a melhor maneira de alcançar a excelência na criação e execução do PCP é adotando um sistema de Gestão (ERP). Além de digitalizar esses dados, o ERP permite atualização constante, e garante que todos estejam trabalhando na linha, dentro e fora da empresa.

PCP - Previsão da Demanda

No mundo da manufatura, várias atividades, se não todas, baseiam-se na previsão de demandas futuras. Por essa razão, os fabricantes sempre trataram a previsão da demanda como um dos fundamentos mais importantes para uma produção precisa, oportuna e eficaz.

Para manter uma posição competitiva no mercado, os fabricantes devem se adaptar ao mundo em rápida mudança, bem como entregar continuamente produtos e serviços inovadores aos clientes. Portanto, eles precisam de previsão de demanda.

A previsão de demanda faz parte do sistema ERP (Enterprise Resource Planning, planejamento de recursos corporativos) para prever os requisitos de matéria-prima para a produção e prever futuros hábitos de compra do cliente para otimizar os níveis de estoque, atendendo às expectativas dos clientes. 

Permite que os engenheiros de manufatura antecipem situações futuras no planejamento de processos produtivos e tomem ações para melhor cumprir as metas organizacionais. As ações desenvolvidas têm a startup por meio de previsões, o que afeta diretamente o desempenho esperado do planejamento funcional organizacional e o controle de diversos processos e sistemas como produção, vendas, finanças, fornecimento e distribuição.

A previsão da demanda é a principal ferramenta para os fabricantes determinarem com precisão a taxa de oferta ideal e construírem recursos adequados de acordo, a partir de agora, minimizar as despesas. Além disso, permite a colaboração entre o processo de saída e de entrada do processo de fabricação, como vendas e produção.

Por exemplo, uma atividade importante para qualquer empresa de manufatura está relacionada ao planejamento de produção e estoque para demandas incertas do mercado. Os departamentos de produção sempre precisam de previsão precisa de vendas e marketing para produzir o suficiente para atender à demanda do mercado e, portanto, equilibrar a oferta e a demanda dos produtos.

Aqui estão os insumos típicos para previsão de demanda:

  • Tendências históricas de vendas: período de 2 a 5 anos é usado para analisar as atividades de vendas, normalmente.
  • Previsões do fornecedor: conheça as tendências dos fornecedores para se ajustar de forma flexível a qualquer situação.
  • Mudanças sazonais: existem algumas estações de que as vendas são maiores, ou menores do que em outros períodos do ano, portanto os fabricantes precisam dessas informações para desenvolver um plano de produção adequado. Além disso, outros fatores como o ciclo de vida das matérias-primas também devem ser incluídos na análise.

  • Restrições ou regras de negócios: reexaminar e determinar as restrições que impedem o processo de fabricação, como limitação de espaço de armazém para considerar qual o nível de produção mais adequado.

    A precisão das previsões dependerá principalmente da precisão dessas entradas – informações. Embora os fabricantes possam usar diferentes técnicas de previsão baseadas em métodos objetivos ou métodos subjetivos, há sempre uma variância entre o número previsto e o número real. Quanto maior a variância, mais imprecisas são as previsões.

Então, a pergunta é "Como melhorar a precisão da previsão?”

A chave para a previsão precisa da demanda é: melhorar a previsão colaborativa
Um processo colaborativo é adequado para criar uma previsão de demanda que considere múltiplos, e às vezes fatores concorrentes, como:

  •     Demanda histórica, incluindo tendências, produtos similares e sazonalidade
  • Tendências macro e microeconômicas
  • Promoções e publicidade
  • Novas atividades de introdução de produtos e concorrentes
  • Insight e julgamento exclusivos dos participantes da demanda e do planejamento da cadeia de suprimentos
Ao melhorar a colaboração entre departamentos, os funcionários serão fornecidos com dados relevantes listados acima, e através de discussões os fabricantes podem criar previsões para cada linha de produtos que você vender.


Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Produção

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